Transporte de animais: 5 dicas para uma viagem segura

Vai viajar com seu pet? Veja aqui 5 dicas para que você e seu bichinho de estimação tenham um passeio seguro

Muitos donos de pet sofrem com seus bichinhos de estimação na hora de sair com eles em algum meio de transporte. A maioria tem medo de levá-los numa viagem longa de ônibus ou de avião, e alguns não sabem nem mesmo como se preparar para um passeio de carro.

cachorro, passeio, passageiro

Escrevemos o texto abaixo para que você saiba como se preparar na hora de sair de carro com seu pet, como fazer ele se comportar e também algumas dicas, inclusive sobre qual o melhor aplicativo de motorista particular na hora de sair de casa com seu cachorro ou gato.

Andar de carro com pet é seguro?

É comum as pessoas terem medo de levar seus pets em passeios de carro, principalmente quando estão sozinhas e não tem ninguém para segurar o bichinho no colo. 

No entanto, algumas vezes é necessário fazer isso, como em idas ao veterinário, quando a família inteira vai viajar, e também quando vamos levá-lo para o banho e tosa.

São para essas situações que foram criadas algumas normas de segurança para o transporte de pets em automóveis,  nas quais falaremos mais adiante.

Como fazer meu pet ter uma viagem tranquila dentro do carro?

A maioria dos cachorros adora um passeio de carro, muitos deles ficam saltando e abanando o rabinho quando percebem que estão indo para dentro do automóvel.

Os gatos, por sua vez, como são mais tranquilos, costumam ficar mais relaxados durante um passeio de carro.

No entanto, também existem os casos de pets que sentem muito medo, e isso normalmente acontece durante os primeiros passeios ou quando o bichinho ainda é um pequeno filhote.

Nessas situações de medo, nós devemos focar inicialmente em passeios mais curtos e tranquilos, para que o seu cachorro ou gato se acostume com aquela situação.  Portanto, evite viagens longas enquanto seu pet ainda tem medo de andar de carro.

Outra situação que devemos ter muita atenção é o calor dentro do carro, que pode resultar na desidratação do seu pet.

Infelizmente, todos os anos acontecem muitos casos em que donos esquecem seus animais dentro do carro com vidros fechados, acarretando a morte deles.

Lembre-se, caso você precise sair rápido, não tem problema em deixar seu pet dentro do carro, mas você precisa parar em alguma sombra e também deixar alguma fresta aberta para ocorrer a circulação de ar.

Quando acontecer casos de desidratação e hipertermia do pet você precisa verificar se ele está consciente. Outros sinais são a baba e também a mucosa que pode estar mais escura que o normal.

Se esses sinais aparecerem, você precisa levar o seu pet imediatamente para atendimento. 

5 dicas para levar seu pet numa viagem

1- Habitue seu pet a andar de carro

Como mencionamos acima, o primeiro passo para você e o seu cachorro ou gato terem um passeio, ou uma viagem tranquila é fazer com que eles se acostumem a passear de carro.

Alguns animais, principalmente quando filhotes, vão ter bastante medo ao andar de carro. A situação desconhecida vai deixá-lo bem assustado, por isso inicialmente o indicado é fazer passeios mais curtos.

Uma vez que o seu bichinho de estimação já está bem resolvido com isso, você poderá ter uma viagem tranquila. Inclusive alguns pets adoram passear de carro.

2- Não dirija com seu pet solto no carro

transporte, pitbulls, felizes

Essa atitude, além de ser extremamente arriscada, pode causar multa por estar infringindo algumas regras de trânsito.

Por exemplo, todos nós gostamos de ver um cachorro com a cara na janela pegando um vento gostoso, porém, isso é proibido.

O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe pessoas ou animais de ficarem nas partes externas do carro. Essa infração pode causar uma multa de R$195 e perda de 5 pontos na carteira.

Além disso, os pets também não podem ficar no colo dos motoristas durante a condução do veículo. Essa infração causa 4 pontos na carteira e uma multa de R$130.

3- Use o cinto de segurança no seu pet

Com o intuito de evitar as infrações que mostramos acima e também de transportar o seu bichinho de estimação de uma forma segura, você deve adquirir o cinto de segurança pet.

Caso o seu animal seja de pequeno porte, o mais indicado é levá-lo dentro da caixa, porém, caso não seja possível, você pode recorrer ao cinto de segurança apropriado.

Esse cinto de segurança prende o animal pelo peitoral, evitando que ele seja arremessado para  frente numa situação de freada brusca ou até mesmo que ele fique se movimentando pelo carro em movimento.

4- Faça paradas regulares

Essa quarta dica vai para as famílias que estão fazendo viagens mais longas que podem ter horas de duração. 

O mais indicado para levar seu cachorro ou gato numa viagem dessas é alimentá-lo cerca de 3 horas antes da viagem e dar água para ele 1 hora antes.

Isso é feito para evitar enjoos durante a viagem de carro, pois se os pets se alimentarem pouco antes de entrar no carro, é provável que acabem vomitando.

Caso a sua viagem tenha várias horas de duração, procure fazer paradas estratégicas a cada 1 hora e meia para que o seu bichinho possa beber água e fazer suas necessidades.

carro, border collie, direção

5- Mantenha a temperatura amena

Assim como falamos mais acima, muitos pets sofrem com o calor durante uma viagem de carro, por isso devemos estar atentos ao seu comportamento e os sinais que ele dá.

Caso esteja muito quente no dia da sua viagem, procure ligar o ar-condicionado do carro, mas nada de colocar na temperatura mínima.

Se o pet começar a dar alguns sinais graves de hipertermia como babar, respiração ofegante e inconsciência, você deve levá-lo imediatamente para o veterinário.