Lembrancinhas de viagens: como organizá-las

Souvenirs de viagens podem ser incorporados na decoração da casa e dar um toque especial ao lar

Viajar pelo Brasil é uma das melhores formas de conhecer a cultura tão diversa de nosso país. Cada vez mais, quem viaja pela nação tem optado pelo transporte terrestre como forma de conhecer o relevo das regiões visitadas. A tendência é forte, especialmente, para viagens de curta e média duração.

Curitiba, por exemplo, é um destino comum para moradores das cidades de São Paulo, Campinas, Londrina e Florianópolis. Para quem reside nessas localidades, o planejamento da viagem envolve várias etapas — desde a pesquisa do preço de passagem de ônibus para Curitiba até a reserva do hotel e a escolha dos pontos turísticos que se quer visitar.

A verdade é que todo mundo adora viajar. Conhecer a cultura de uma nova localidade, seja no Brasil ou no exterior, é sempre uma experiência imersiva, que transforma o viajante.

Na maioria das vezes, queremos levar um pedaço de cada lugar conosco. A boa notícia é que isso é possível, tanto pelas memórias registradas durante a viagem, quanto pelas lembrancinhas que podem ser adquiridas sempre que visitamos um lugar novo.

O que acontece, porém, é que muita gente tem dificuldade de incorporar os souvenirs adquiridos em uma viagem no espaço da casa. Não é raro encontrarmos pessoas que tenham uma gaveta cheia de lembrancinhas que nunca foram utilizadas ou expostas.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a organizar as lembrancinhas de viagem. Confira.

Utilize as lembrancinhas no seu cotidiano

Entre as lembrancinhas mais comuns, estão itens pequenos, como chaveiros, porta-retratos e ímãs de geladeira. Além de serem souvenirs que vão te ajudar a guardar na memória os bons momentos vividos na cidade visitada, eles são completamente funcionais, pequenos e fáceis de serem utilizados no dia a dia.

Para quem não tem uma grande quantidade deles, a maneira mais fácil de organizá-los é, de fato, utilizar os itens adquiridos com a função que eles desempenham. Troque o chaveiro do seu carro por aquele que você comprou na praia, decore sua geladeira com ímãs daquela cidadezinha gostosa do interior e traga um pedaço desses lugares para a sua rotina.

Faça um painel com todas as lembrancinhas pequenas

Essa dica é dedicada para quem tem uma quantidade grande de lembrancinhas pequenas acumuladas. Uma forma bastante prática de organizá-las é deixá-las a vista, decorando a casa, em um painel. Escolha uma moldura que faça contraste com a parede escolhida e coloque as lembrancinhas juntas em sua parte interna, uma a uma.

Trate o painel como uma obra de arte a parte e abuse da imaginação. Dá para organizá-la por cores, tamanhos, cidades visitadas, material utilizado e vários outros critérios. Experimente qual faz mais sentido para você e a sua casa.

Essa dica também é ideal para organizar todos os chaveiros, os ímãs de geladeira e as demais miudezas que você prefere não utilizar no dia a dia e manter como lembrança daquela viagem incrível.

Decore a casa com os itens grandes

Uma maneira simples de utilizar os souvenirs maiores é incorporá-los na casa como qualquer outro item de decoração. Muitas pessoas, inclusive, já compram as lembrancinhas pensando nisso.

Decorar qualquer ambiente do seu lar é uma maneira de imprimir um pouco da sua personalidade na casa. Assim, se você é uma pessoa que gosta de viajar, nada mais justo que levar um pouco dos lugares que visitou para o seu espaço. Almofadas, quadros artísticos, peças de artesanato e móveis inteiros podem ser incorporados ao seu lar de maneira bem simples. Pense nas cores, nas texturas e nos materiais utilizados na confecção do souvenir para planejar onde faz mais sentido que ele esteja em sua casa.