6 dicas incríveis para viajar pelo Brasil

Pesquisar os tipos de passagens de ônibus, comprar as entradas de passeios com antecedência e dividir os gastos com os amigos são algumas dicas importantes

O Brasil é um país internacionalmente famoso por sua biodiversidade e pela variedade de lugares incríveis em seu território: praias, ilhas paradisíacas, rios, cachoeiras, dunas, serras, mangues e chapadas.

Com o quinto maior território do mundo, o país permite aos viajantes (nacionais e estrangeiros) realizarem diferentes propósitos de viagens: sozinhos ou acompanhados por amigos, para conhecer a vida cultural de grandes centros urbanos ou para descansar num contato maior com a natureza.

Nos últimos anos o  turismo interno cresceu, mas ainda parece que o Brasil é mais conhecido por estrangeiros do que pelos próprios brasileiros. Por isso, se você deseja conhecer mais o país, mas ainda não sabe qual o melhor jeito de viajar, confira dicas incríveis antes de comprar sua passagem na Viação União.

Tipos de passagem

viajar pelo Brasil

Para quem tem aquele grupo de amigos que adora uma aventura, uma boa dica é pesquisar com antecedência os gêneros e horários das passagens de ônibus. Priorize as viagens noturnas porque, além de não perder tempo que pode ser destinado aos passeios, a turma ainda economiza na diária de hotéis ou pousadas.

Na hora de comprar as passagens, lembre-se de que os ônibus convencionais são os mais básicos e baratos. Para quem precisar de mais espaço, vale investir em um ônibus executivo. Se o deslocamento é mais duradouro, vale pesquisar um ônibus semi-leito ou leito, que oferece mais conforto.

Mochilão com amigos

Viajar com outras pessoas exige alguma sintonia, mas também liberdade. Por isso, antes de viajar, veja quais são os interesses comuns da turma e o que você quer conhecer sozinho (ou ainda encontrar outras pessoas fora do grupo para compartilhar essa experiência).

Se o grupo está com pouca grana e precisa economizar, é melhor não ficar em pousadas que oferecem café da manhã e dividir os gastos com comida entre os integrantes.

Para quem gosta de fazer mochilão com os amigos, a cidade do Rio de Janeiro é um ótimo lugar, pois, além das inúmeras praias e trilhas, a capital carioca possui museus e centros culturais incríveis, além de uma ótima vida noturna.

Tranquilidade com a família

O Brasil também possui inúmeros lugares ótimos para quem deseja viajar tranquilamente com a família. Via de regra, lugares localizados no interior dos estados possuem um ritmo mais calmo.

Um exemplo disso é Ribeirão Preto, a cidade mais visitada no interior de São Paulo, onde há parques e jardins, onde é possível se conectar com a  natureza e realizar atividades ao ar livre.

Nesse tipo de viagem, é bom pesquisar com antecedência entradas para os passeios, já que as cidades são menores e pode haver bastante disputa por lugares. Um exemplo disso é o passeio de trem saindo de Curitiba e indo até Morretes.

Priorize baixa temporada

Essa é uma dica valiosa não só por conta dos gastos mais altos nas temporadas de férias. Viajar em baixa temporada também é uma boa pedida para quem evita aglomerações e prefere realizar viagens mais tranquilas, sem filas nem correria.

Antes de escolher o seu destino, é bom pesquisar qual é a época mais movimentada para o turismo na região. O verão é a alta temporada para regiões litorâneas e com cachoeiras, mas isso muda quando se trata de serras. Além disso, viajar durante a semana é mais tranquilo do que nos finais e feriados.

Crie roteiros

O Brasil é um país enorme. Por isso, calcular o tempo de deslocamento é fundamental para não perder muito tempo pegando passagens de última hora nem esperando o próximo ônibus sair.

Um jeito de não desperdiçar tempo é planejar um roteiro com a sequência dos lugares a serem visitados. Se você está em Goiânia e deseja conhecer a Chapada dos Veadeiros, faça um roteiro que passe por Brasília — principal ponto de saída para quem vai conhecer essa região.

Seja flexível

Viajar é, antes de tudo, aprender a ser flexível, lidar com imprevistos e diferenças de pensamento, hábitos e culturas, o que exige abertura para conhecer novos lugares, comidas e outras atividades.

Ao escolher um destino, claro que já temos alguns lugares em mente que desejamos conhecer. Mas manter a flexibilidade — inclusive para conhecer lugares fora do trivial — é fundamental para viajar de um jeito mais descontraído, sem muitas cobranças nem estresse.