Viajar dentro do país se tornou uma opção barata e divertida para muitos brasileiros. Confira sugestões.
Arrumar as malas e viajar passou a ter um significado diferente este ano. Mais do que relaxar e conhecer novas paisagens, o hobby se tornou um sinônimo de liberdade e relaxamento.
Para quem gosta do clima mais ameno, Porto Alegre, na região Sul do país, é uma das melhores pedidas. Sem contar que a capital ainda é próxima de cidades pitorescas, que agradam em cheio quem busca por descanso e segurança.
Quem não dirige ou não quer usar o carro pode utilizar a Viação Penha, que atende Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, uma opção segura e confortável para viajar a turismo ou a trabalho, por um fim de semana ou períodos mais prolongados.
Há opções para todos os gostos e bolsos: cidades que combinam passeios para famílias com crianças pequenas ou casais em busca de romance, passando por jovens que querem um pouco mais de agito ou turistas que buscam só descanso.
Se você já está com saudade de cair na estrada, confira, a seguir, algumas sugestões de passeios. Prepare as malas e embarque para construir novas histórias!
1. Gramado
Distância de Porto Alegre: 125 km.
Vale a visita porque: se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros para passar férias e feriados.
É bom para: casais que desejam uma rota romântica, diversos passeios e, principalmente, restaurantes. Lago Negro, Rua Coberta e visitas às vinícolas estão entre os locais queridinhos dos visitantes.
Contudo, quem tem criança pequena vai se divertir com o Snowland, parque destinado aos esportes e às brincadeiras na neve artificial, o Mini Mundo e o Gramado Zoo.
A cidade ainda sedia eventos temáticos. Em agosto, ocorre o festival de cinema que atrai os amantes da sétima arte; em setembro, o festival internacional de cultura e gastronomia faz a alegria de quem gosta da boa culinária; em dezembro, o Natal Luz faz brilhar os olhos de adultos e crianças.
2. Canela
Distância de Porto Alegre: 132 km
Vale a visita porque: vizinha de Gramado, a cidade também tem atraído a atenção dos visitantes de todos os cantos do país.
É bom para: aqueles que buscam introspecção e passeios com contato com a natureza. Uma das opções é a trilha de 200 km, que une a cidade a Farroupilha. Inspirada no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, a trilha Caminhos de Caravaggio passa por morros, rios, capelas e cenários deslumbrantes.
O Parque Caracol também é um convite para quem quer se deleitar com trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego. A cidade ainda é servida por diversas agências de agroturismo.
3. Bento Gonçalves
Distância de Porto Alegre: 121 km
Vale a visita porque: tem atrações turísticas para todas as idades e os gostos. Considerada a capital nacional do vinho, a cidade tem grande influência da imigração italiana, sendo um deleite para os olhos e o paladar.
É bom para: os amantes do vinho, que se deliciam com visitas guiadas em diferentes vinícolas, mas a cidade também é ideal para quem quer conhecer mais sobre a cultura e a imigração italiana.
Há passeios de trem, parque temático e diversos restaurantes, que fazem turistas de todas as idades se sentirem um pouquinho na Toscana.
4. Três Coroas
Distância de Porto Alegre: 92 km.
Vale a visita porque: é uma cidade tranquila e cercada por montanhas, que aproveita a natureza para atrair turistas de todos os perfis.
É bom para: aqueles que buscam descanso e religiosidade, já que aproveitam para visitar o templo budista tibetano Chagdud Gonpa Khadro Ling. Em contrapartida, quem gosta de turismo de aventura pode se divertir com três parques destinados ao tema.
O parque municipal Laranjeiras também é considerado o maior centro de turismo de aventura do país, com boa infraestrutura, que prática de tirolesa, arvorismo, mountain bike, rapel, canoagem e rafting.
Outra opção para quem gosta de atividades radicais, o Raft Adventure Park conta com slackline, quadras esportivas, rafting, paintball, arco e flecha, arvorismo e trilhas. Já o Brasil Raft Park conta com 8 km de rafting, tirolesa, canopy, paintball, passeios de quadriciclo, rapel, caiaque, arco e flecha, além de muita adrenalina. Casais em busca de romance adoram as atrações do centro da cidade, como a Rua Coberta e o chafariz da praça Affonso Saul, que conta com lindo paisagismo e estilo colonial.