Como manter seu pet tranquilo enquanto você trabalha ou estuda

Manter hábitos e separar pequenos intervalos para interagir com eles são algumas das estratégias possíveis.

Quem passou a trabalhar ou estudar em casa em 2020 pode ter se deparado com uma dificuldade inesperada: manter a concentração com o seu pet por perto. Eles perceberam a nova rotina e enxergam nela uma boa oportunidade para passar mais tempo brincando com você, o que nem sempre é possível.

Essa nova realidade de quem tem pets em casa pode ser desafiadora. Contudo, é possível, sim, conciliar as obrigações diárias com o tempo para cuidar e interagir com seu animal. A adoção de algumas medidas é o suficiente para construir essa nova rotina de forma agradável.

Quem não quer ter o rendimento comprometido e ainda deseja manter uma relação saudável com o animal, pode recorrer a algumas estratégias. Conheça-as abaixo.

Mantenha velhos hábitos

Com o objetivo de não causar desequilíbrios psicológicos e físicos nos animais, é recomendável que você mantenha alguns velhos hábitos. Por exemplo: se você costumava brincar e sair para passear com seu animal antes de ir trabalhar, mantenha essas atividades antes de iniciar o seu turno no home office.

Uma vez que sair às ruas não é o recomendável no momento, uma boa alternativa é criar um circuito de atividades dentro de casa. Esse tipo de tática é indicada, sobretudo, para cães que têm uma maior necessidade de serem estimulados fisicamente para queimarem a energia acumulada.

Uma vantagem de propor essas atividades logo cedo é que o animal pratica exercícios físicos e logo fica cansado. Assim, ele opta por descansar no restante do dia, o que faz com que não fique chamando sua atenção.

O mesmo vale para outros momentos que vocês compartilhavam juntos. Se o banho era dado na sexta-feira, por exemplo, mantenha o dia mesmo nessa nova rotina. Se vocês jantavam juntos, programe-se para que esse momento de união continue ocorrendo.

Deixe o pet em um cômodo separado

O animal, certamente, vai perceber que o dono passa mais tempo em casa. Isso vai despertar nele a vontade de brincar e chamar a atenção a todo momento. O ideal é que, quando você for o estudar ou trabalhar, deixe ele em um cômodo separado. Isso evita interrupções desnecessárias e, logo, o animal irá se adaptar a nova rotina.

Defina intervalos para interação

Uma forma de você ter pequenos momentos de relaxamento enquanto trabalha é definir intervalos curtos para sair da frente do computador e esticar as pernas. Nessa hora, você pode ter algumas interações com seu pet, afagando o pelo dele ou brincando com ele.

Dessa maneira, você consegue descansar um pouco ao mesmo tempo que dá atenção ao seu animal. No entanto, é preciso ter cuidado para não prejudicar sua produtividade e concentração. Esses intervalos não devem durar mais que dez minutos e não podem ser tão frequentes.

Preste atenção nos filhotes

Cães e gatos filhotes em casa podem ser um problema extra. Eles estão mais propensos a causarem mais irritações, pois tendem a latir e miar de forma excessiva, destruindo brinquedos e móveis da casa, além de ingerirem e comerem objetos, como sapatos e meias.

Para evitar esse tipo de problema, a brincadeira logo cedo é uma forma de gastar a energia e deixá-los mais quietos. Você também pode criar brincadeiras que o deixarão ocupados. Uma delas é o jogo de aromas, em que você esconde uma guloseima, como um petisco, e ele precisa encontrá-lo. Procurar por brinquedos automatizados também é uma boa forma de mantê-los distraídos, sem atrapalhar você. Lembre-se de não recompensar o mau comportamento deles: ignore-os se estiverem fazendo barulho para chamar a sua atenção, por exemplo. Prefira dar um petisco quando eles estiverem calmos e em silêncio.