Como fazer um deck na varanda?

A varanda é um espaço associado a momentos de relaxamento e lazer. Fazer uma leitura tranquila, tomar aquele cafezinho antes de voltar ao serviço ou mesmo praticar um alongamento após o treino são alguns exemplos de atividade no local.

Quando se pensa em revestimento para esse tipo de ambiente, uma possibilidade é aplicar um deck, espécie de plataforma de tábuas paralelas que trará um charme especial à sua varanda.

Para ter um deck, porém, é preciso tomar alguns cuidados, relacionados à escolha do material e ao melhor custo benefício para as suas necessidades pessoais. Confira, a seguir, como fazer um deck na varanda.

Escolhendo o tipo de deck ideal

Quando se trata de escolhas na vida, a ideal será aquela que melhor atende às suas necessidades, aos seus anseios e desejos. Com a escolha do deck, isso não poderia ser diferente.

Por isso, o tipo usado deverá considerar fatores como custo de compra das peças, montagem, manutenção, fatores externos (como exposição ao sol, contato com água, peso suportado, quantidade de transeuntes, estilo de vida, etc.) e o tamanho da sua varanda — de modo que as peças se encaixem perfeitamente.

Os materiais poderão ser naturais ou sintéticos. No caso dos naturais, madeiras de árvores como o ipê, cumaru, eucalipto e roxinho são algumas das mais utilizadas e têm como principal benefício a maior durabilidade. Quanto aos sintéticos, teremos fibra de coco e compostos de PVC.

A fixação também é outro aspecto importante na hora de montar o deck. Ela pode ser feita com materiais como cola, parafusos, pregos e até mesmo por um sistema de clique. Tal escolha vai influenciar, por exemplo, a maior ou menor frequência de manutenção do suporte.

No caso do formato, distingue-se o deck como modular ou usando réguas de madeira. O primeiro, como o próprio nome já revela, é aplicado em módulos, que podem ter diferentes desenhos. Já o segundo é formado pela união de ripas corridas colocadas lado a lado, tendo menos emendas.

Vale dizer que você tem a opção de cobrir todo o espaço da varanda com o deck ou fazer isso em uma parte do espaço, deixando o restante “pelado” ou mesmo com outra cobertura (a exemplo de grama, plantas, pedras, etc.).

Montando o seu deck

Feitas todas as escolhas quanto ao tipo de deck, formato, material de fixação e tamanho de cobertura, o próximo passo é partir para a aplicação. De modo geral, o mais recomendado é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, pois este será feito com profissionais.

Caso você prefira colocar a “mão na massa”, será necessário, em primeiro lugar, tirar as medidas tanto do espaço quanto do deck. Em muitos casos, você vai precisar cortar a madeira para deixá-la no formato desejado. Use uma serra elétrica específica para esse tipo de corte.

A seguir, você deverá lixar todas as peças, deixando-as com o relevo o mais uniforme possível. Depois, será preciso pintar as peças com selador e verniz, dando o tempo necessário de secagem entre cada demão. Lembre-se de usar uma máscara de proteção para evitar problemas respiratórios e alérgicos.

O último passo é a montagem e isso vai depender do tipo de fixação e do formato do seu deck. Todo esse processo deve ser realizado cuidadosamente, evitando possíveis desníveis e deixando o piso o mais alinhado possível.

Invista na decoração da varanda

Além do deck propriamente, você também pode deixar a sua varanda ainda mais bonita investindo em elementos decorativos. Vasos de plantas e flores podem trazer um ar de natureza ao ambiente; juntamente com cadeiras de vime e palha.

Se o espaço for coberto, vale a pena acrescentar alguns móveis como um sofá, poltronas e almofadas, além de uma mesa com cadeiras. Opte, preferencialmente, por aqueles mais acolchoados e confortáveis. Outra ideia é pendurar uma rede de balanço, dando um quê de sossego ao espaço. Você pode criar ainda um espaço gourmet para saborear pratos fáceis de fazer com quem você ama ou ainda tomar um chocolate quente nos dias mais frios. Tudo vai depender do seu estilo. Com todas essas dicas, você terá um deck na varanda muito mais aconchegante, funcional e, o melhor de tudo, com a sua cara.