Não ser tão duro consigo mesmo é um dos passos para construir uma autoestima melhor.
Sentir-se bem consigo mesmo é um dos segredos para ter uma vida mais feliz e leve. Entretanto, em uma sociedade que é cada vez mais competitiva, o cultivo da autoestima torna-se bem difícil, o que culmina na diminuição da confiança.
Por isso, é fundamental procurar adotar hábitos que possam melhorar a autoestima. Cuidar da aparência, utilizando boas marcas de camisetas masculinas, por exemplo, é uma dessas formas. Mas a autoestima masculina também enfrenta desafios que dificultam ela ser cultivada.
Em muitos casos, o homem tem dificuldade de aumentar a sua autoestima por causa das pressões sociais e dos padrões estabelecidos pela sociedade. São várias ideias e concepções que acabam criando inseguranças para pessoas que não se enquadram nelas, como ter um corpo atlético, seguir um padrão de beleza e vestimentas, apresentar um bom desempenho sexual e ser o provedor da casa.
Como aumentar a autoestima masculina de forma saudável?
Esses desafios destacam a importância de cultivar a autoestima masculina de forma saudável, respeitando a si mesmo. Mas como fazer isso? Os passos abaixo podem ajudar a alcançar esse objetivo.
Cuide da sua saúde
A autoestima e o autocuidado andam juntos. Se você quer ter uma maior autoestima, precisa entender a importância de cuidar de si mesmo: corpo e mente. Portanto, deve procurar adotar hábitos saudáveis e que beneficiem o bem-estar geral do corpo.
Uma das boas formas de alcançar esse objetivo é por meio das atividades físicas. Existem estudos que mostram que realizar essas práticas ajudam a aumentar a disposição e a autoestima, além de contribuir para a saúde mental. Fazer musculação, natação, caminhada, corrida, pedalada ou outra atividade ajuda a prevenir uma série de doenças, como as cardiovasculares. Se essa rotina for ligada a outras práticas saudáveis, como sono regulado e alimentação saudável, os benefícios são ainda maiores.
Cerque-se de pessoas positivas
Em muitos casos, a autoestima masculina não consegue se desenvolver pelo fato do homem estar cercado por pessoas que o criticam o tempo todo. Essa situação acaba minando a confiança do homem, que passa a duvidar de si mesmo e duvidar de sua capacidade.
Por isso, a melhor forma de reverter esse cenário é trocar suas companhias e ficar próximo de pessoas que sejam mais positivas e apoiadoras. A boa energia e a visão de mundo mais positiva que elas compartilham irão refletir o seu estado de espírito.
Faça coisas que você gosta
A autoestima também está muito ligada à paixão e a satisfação de hábitos que você cultiva em sua vida. Assim, é importante exercitar os seus gostos frequentemente, pois isso o deixará mais feliz e irá ajudá-lo a enfrentar situações mais difíceis, como alguma dificuldade no trabalho ou em algum relacionamento.
Com isso, o ideal é encontrar alguma atividade que você gosta e realizá-la com frequência. Pode ser alguma atividade ligada ao seu emprego ou ligada aos seus amigos, e família, um hobby relaxante ou ainda algo em que você aprende uma nova habilidade.
Não seja tão duro consigo mesmo
É preciso lembrar que as pessoas não são perfeitas – e isso inclui você. Uma das formas de melhorar a autoestima é estar ciente dos seus defeitos, e que eles precisam ser trabalhados, mas também reconhecer as suas qualidades. Saiba quais são os seus pontos fortes e procure mostrá-los para os outros.
Também é importante lembrar de não ser muito duro consigo mesmo e com os seus erros. Reconhecê-los é importante para que você saiba o que precisa ser melhorado, mas não há motivo para ter vergonha dos seus erros, sobretudo daqueles que você deu o melhor de si. O ideal é aprender com as lições ensinadas pelas suas experiências.