Como saber se uma campanha no Google ads está dando lucro?

Como você pode saber se uma campanha no Google Ads é lucrativa?
Você acha que gastar R$10 na conversão é bom? Ou R$20? Isso varia muito, é claro, de cada anúncio tanto para produto quanto para serviço.
Entretanto, a  resposta é: não importa exatamente o que você pensa, o que mais importa é o que os números dizem a respeito de cada campanha do Google Ads.
Uma campanha só é lucrativa se o valor de vida de um cliente (valor de um cliente ao longo do tempo) for maior do que o custo de aquisição desse cliente. E aqui falamos principalmente sobre a recorrência do cliente. Mas o que é recorrência de cliente?
Calcular o valor de vida do cliente é fácil
Vamos calcular por ano… Você somente tem que tomar o valor do produto ou serviço vendido e multiplicar por quantas vezes o cliente compraria ele no período de um ano. Se for varejo então e sua empresa fizer um ótimo trabalho, certamente boa parte dos clientes que compraram via Google Ads retornarão ao longo do ano. Não há porquê não ser assim. Outra vez temos que levar em consideração o tipo de produto ou serviço que você vende para fazer uma análise de quantas vezes o cliente pode retornar à sua empresa.

Então se por exemplo você tem um Atelier de Costuras em Sp onde faz ajustes de roupas e só atende o cliente final, o varejo, é natural que o cliente que gostar dos ajustes de roupas venha com muito mais frequência do que por exemplo um cliente que comprou o serviço de pintura de casa, pois esse cliente de pintura provavelmente só retorne de ano em ano, ou a cada dois anos para novamente pintar a casa.

Contudo, quanto menor for a prestação de serviços geralmente mais vezes o cliente retornará. E óbvio, quanto maior o valor do produto ou serviço menos vezes o cliente irá retornar.
Se o valor de vida do cliente é maior do que você está gastando por conversão então você tem uma campanha que está indo pelo caminho certo. Mas tome cuidado pois embora o Google Ads seja um ótimo investimento de vendas e também de Branding, a fatura do cartão de crédito irá chegar e sua empresa terá de pagar pelos anúncios.  Portanto faça um belo planejamento (a médio e longo prazo) para depois anunciar no Google Ads.

Quer um exemplo mais claro se vale a pena ou não anunciar no Google Ads?

Contratando uma empresa especializada em Campanhas de Google Ads ela vai estruturar juntamente com algum profissional da empresa as melhores palavras chaves para os anúncios, negativará diversas palavras chaves que você não quer pagar para ser encontrado, e quando as campanhas começarem a rodar você irá monitorá-las.

Digamos que sua empresa pagará em média 2 reais por clique, e 10 reais para conversão.  Suponhamos que gaste aí 100 reais por dia, uma média de 2500 reais no Google Ads ao mês. Se 1 único cliente vier por dia e comprar 500 reais e seu lucro for aí de 150 reais você pode pensar:

“Ah, fiz todo um trabalho para ter apenas 50 reais de lucro por dia”?  É um pensamento comum, que deve sim ser levado em conta, mas tem outros detalhes extremamente importantes, tais como:

Ao longo do tempo suas campanhas ganharão a Inteligência Artificial necessária e os cliques tendem a serem mais baratos, e as conversões aumentarem um pouco mais e seu lucro subir, mas lembra da Recorrência de Clientes?

É na Recorrência de clientes que você mais ganhará

como anunciar de forma efetiva no google ads

Recorrência de cliente é quando o cliente continua comprando da sua empresa. No caso do varejo, voltando a falar sobre Costureira em Spque ajusta roupas, digamos que a empresa consiga 30 clientes por mês através do Google ads, o que é um número até baixo. ao longo de 3 meses a empresa terá atendido 90 clientes através do Google ads. Digamos que desses 90 clientes pelo menos uns 3 sejam clientes recorrentes. É nesse retorno dos clientes que a empresa terá um ótimo lucro uma vez que não gastará mais verba de marketing para esses clientes recorrentes.  É a velha história de vender mais para o mesmo cliente. 

Além disso, o bom e velho ” boca a boca” sempre valerá. No caso do Google ads é o cliente boca a boca digital, onde cada cliente poderá falar bem da sua empresa para os amigos, e se você pedir avaliações no Google Meu Negócio então, as suas vendas vão aumentar e muito.
Podemos afirmar que 80% das pessoas que contratam Google Ads através de um profissional capacitado não se arrepende pois como falamos anteriormente, o Google Ads é vendas e também Branding, fortalecimento de marca.

Sem falar, é claro, que as 3 ou 4 primeiras posições do Google sempre serão para quem anuncia no Google Ads e as demais posições para quem faz um ótimo trabalho de SEO em site.

Então se a sua empresa não tiver nas 3 ou 4 primeiras posições certamente seu concorrente estará. E de verdade, são as posições que alcançam pelo menos 70% de cliques destinados a quem de fato quer comprar, podendo localizar a sua empresa que quer VENDER.

No entanto, não deixe de investir em SEO pois é praticamente certo que um bom site otimizado acaba tendo os cliques do Google ads pagando menos. Então se você precisa vender com “ urgência” invista no Google Ads, mas em contra partida invista a médio e longo prazo em SEO para obter ótimas posições orgânicas em seu site, principalmente com frases de cauda longa onde o Google ads não costuma aceitar.

Portanto mãos à obra e Campanhas no Google.