Apego aos pais: preparo emocional para a chegada de um irmão

Saiba como fazer com que o seu filho fique tranquilo emocionalmente para a chegada do irmão mais novo

Uma dúvida muito comum na maioria das famílias é como preparar o filho mais velho para a chegada do caçula, como fazer com que o ciúme não seja a primeira reação da criança e evitar outras inseguranças em relação ao irmão mais novo. Nem todas as crianças são iguais, e essa reação é extremamente genuína. Eles sabem que agora terão que dividir a atenção da família com outra pessoa que depende ainda mais dos pais.  

Foto: Freepik

Além disso, esse comportamento pode ser evitado com alguns poucos detalhes que vão fazer com que o filho mais velho não se sinta deslocado no meio do que está acontecendo. Isso varia de acordo com a idade da criança. Se estamos falando de uma que ainda está na faixa dos cinco anos de idade, uma ideia é comprar uma boneca reborn para ela, assim os pais conseguem explicar como funciona um bebê e como a criança deve tratá-lo. 

Quando as crianças já estão em outra faixa de idade, o mais recomendado é uma conversa para que ela entenda que não está sendo deixada de lado pelos pais. Abaixo você confere outros preparos emocionais que podem ajudar na hora de preparar a criança para a chegada do irmão mais novo.

Deixe a criança mais velha participar 

Além de explicar para a criança que agora ele vai ter um irmão ou irmã, faça com que ele se sinta parte daquele momento, não o exclua. Deixe a criança ajudar em tudo que envolve preparar as coisas para a chegada do caçula, como decorar o quarto, arrumar as roupinhas ou escolher um brinquedo. A criança mais velha vai se sentir importante, como se tivesse um dever fundamental nesse momento.

Mantenha a rotina de sempre 

Outra dica que ajuda na hora de preparar a criança para a chegada do irmão mais novo é manter os hábitos de sempre, a rotina ainda é algo superimportante. Um exemplo simples: se a criança tem o costume de ouvir uma história antes de dormir, não mude esse hábito por causa do filho mais novo. Isso pode fazer com que o mais velho se sinta deslocado e acabe culpando o irmão mais novo. 

Não compare as duas crianças 

Não faça comparações entre as crianças, isso não ajuda no relacionamento delas como família, e o ciúmes pode acabar aparecendo. Cada filho tem a sua própria personalidade, e isso é superimportante. Não deixe que uma criança se sinta menos importante que a outra, principalmente se estamos falando de um bebê. O irmão mais velho não precisa estar em um ambiente de competição.

Não julgue a criança mais velha 

É muito comum que as crianças se sintam ameaçadas pela chegada de um novo membro na família. Esse é um instinto natural do corpo, como se a criança estivesse se preparando para se tornar o menos importante. O ciúme e outras inseguranças são supercomuns. Por isso, é importante deixar claro que o filho mais velho é muito amado e que nunca vai ser menos importante. Evite julgar a criança, ela deve se sentir confiante para contar como está se sentindo.

Dedique horários exclusivos ao mais velho

Essa dica está atrelada a não deixar com que a criança se sinta excluída. Às vezes o que ela precisa é de um tempo exclusivo com os pais, e isso é supernormal e ainda ajuda no relacionamento com o irmão mais novo. Tire um momento para brincar ou praticar algum esporte com o mais velho, ou até mesmo tire um momento do dia para fazer algo que não envolva o caçula da família.