Olá, tudo bom? Nesse vídeo de hoje eu vou falar para você sobre o tomate O tomate engorda ou emagrece? Será que o tomate é low carb? E o molho de tomate, aquele que a gente compra pronto, de caixinha ou de saquinho? O ketchup? Aquele molho barbecue? Como é que eles estão na nossa dieta? São tranquilos da gente colocar? São low carb? É uma boa opção? Então fica comigo até o final que eu vou te dar várias dicas de como colocar o tomate na sua alimentação de forma que você consiga emagrecer com ele.
Antes de mais nada, se você é novo por aqui, aproveita e se inscreve no canal, ativa o sininho porque aqui tem vídeo novo todo dia e eu sei que você não vai querer perder. Vamos começar, então, essa engorda/emagrece com as calorias do tomate, que eu acho que é uma boa da gente começar para se situar um pouquinho, com relação a entender melhor o tomate Em 100 gramas de tomate, gente, a gente tem mais ou menos umas 18 calorias, então você vê que o tomate tem super pouca caloria: em 100 gramas, só 18, em média Dessas 18 calorias, mais ou menos 3 e meia vêm dos carboidratos, e desses 3 e meio de carboidratos, 1 grama de fibra, em média Então, o tomate realmente é low carb porque tem muito pouca quantidade de carboidrato por 100 gramas de produto.
E, mais ou menos 1 grama de proteína e 02 de gordura Então, você vê que ele realmente é fonte de carboidrato, né, que é o nutriente que está em maior proporção. Como ele é low carb, ele pode ser utilizado por várias variedades diferentes de pessoas que estão começando a emagrecer, tanto as pessoas que fazem reeducação alimentar, mas as pessoas que fazem o low carb também se beneficiam muito com o consumo do tomate.
Claro que essas informações nutricionais que eu passei, são do tomate cru, in natura, que você compra lá da quitanda, no mercado, enfim, um tomatinho, né, vermelho Agora, um detalhe interessante é que o tomate, a maioria das pessoas sabem que é super rico em licopeno, que é um potente antioxidante, super bom até para a questão de evitar câncer, evitar o aparecimento e a piora dos quadros de algumas pessoas que têm câncer, muitas pessoas buscam consumir mais licopeno no dia a dia e falam: “ah, vou consumir tomate.
” Mas, tem um pulo do gato aí porque o licopeno, na verdade, ele é lipossolúvel, ele é solúvel em gordura, então a melhor forma para você conseguir esse licopeno que está presente no tomate, é justamente utilizando o tomate com alguma gordura junto dele. Então, por isso, muitas pessoas optam por usar o tomate com azeite, por exemplo, porque é uma gordura maravilhosa, fonte de ômega 9, super saudável, e é um bom casamento: você colocar o tomate com azeite.
Aí você me fala: “ah Patrícia, então será que é uma boa opção eu usar aqueles molhos industrializados porque eles já vêm prontos, é mais prático para eu utilizar no dia a dia?” Assim: se você for analisar, o mais interessante é que você tente buscar um molho industrializado, se você for optar por usar o industrializado, com um menor quantidade de ingredientes possível: com menos corante, com menos conservante, com menos flavorizante e, principalmente, com menos açúcar. Como o tomate é, naturalmente, mais ácido, muitas empresas botam muito açúcar para neutralizar aquele sabor, às vezes o molho fica até um pouquinho adocicado mesmo, né, de tanto açúcar que eles colocam Então, esse é o primeiro ponto
O mais interessante é se você conseguir fazer o seu próprio molho de tomate em casa Eu sempre faço isso e é super prático. Separa um dia para fazer uma quantidade, e congela, já pronto, porque aí você vai ter sempre à mão. Você pode botar um pouquinho de azeite no fundo da frigideira, bota um pouquinho de alho, se for o caso, normalmente o meu molho é assim, com azeite, um pouquinho de alho, aí eu coloco os tomates. Muitas vezes eu uso o tomate já descascado, sem aquela pele né, que chama de tomate pelado, e aí eu deixo ele cozinhar ali, dar uma reduzida, né, e dar uma equilibrada, acerto o sal, pimenta do reino, e aí eu congelo essa base, porque, dependendo do que eu for fazer de preparação, por exemplo, se for para fazer alguma massa, alguma coisa do gênero, eu boto um orégano, um manjericão.
Se for para usar com frango, às vezes eu boto só com o próprio frango, com salsinha Então, dependendo do que eu for utilizar, eu vou ajustando o restante do tempero Mas essa base eu já deixo já pronta, congelada, quando você congelar, você fecha bem, né, o potinho de vidro, e escreve no vidro mesmo, na tampinha, a data que você fez para você ter um controle, para não ficar muito tempo congelado É sempre importante que você guarde esse molho pronto no freezer, diretamente depois que ele chegar, né, dá um choque térmico nele para ele resfriar, testa e bota no freezer porque o tomate ele estraga muito fácil, se você deixar ele na geladeira, esse molho pronto muito tempo, ele vai dar bolor, vai ficar contaminado e aí é até perigoso o consumo Então, o ideal mesmo é você congelar em pequenas porções, para você ir tirando do freezer conforme você precisar, e não ter mais desperdício com relação a isso.
E o que tem mais açúcar ainda é o ketchup e aquele molho barbecue que a gente, normalmente, já compra pronto Alguns são mais apimentados, alguns são mais agridoces, mas todos eles, no geral, levam uma quantidade, uma proporção maior de açúcar Então, tem que ficar ligado nisso E sem contar que são alimentos super processados, né, do tomate mesmo ali tem muito pouco porque tem muito corante, muito flavorizante, muito agente regulador de acidez, tem muitos agentes químicos dentro daquele potinho.
Então, vale a pena você parar e refletir: será que faz tanta diferença, assim, você utilizar esse molho na sua alimentação ou é melhor você fazer um molho em casa de tomate, como eu te ensinei, usar outros condimentos, outros temperos para dar mais sabor na sua alimentação, de uma forma mais natural e mais saudável? Então, voltando para o tomate, né, que é o principal do nosso vídeo, você quer introduzir mais tomate na sua alimentação? Você sabe que é saudável, sabe que é pouco calórico, que pode te ajudar a dar mais saciedade porque ele ocupa um volume grande né, o tomate tem muita água na composição, então ele acaba ocupando um espaço interessante no estômago, evitando que você coma coisas mais calóricas, mas você só consegue pensar na salada de alface/tomate/cebola
Vou te dar algumas dicas do que você pode fazer para melhorar o tomate, ele ficar mais apelativo para você: uma opção legal é você pegar o tomate, o tomate inteiro mesmo, e assar ele no forno com um pouquinho de azeite, sal e pimenta, levem ele no forno, na temperatura mais baixa para assar, ele vai meio que desidratar, fica muito gostoso, super bom Você pode pegar o tomate e usar ele como a base de uma salada Eu gosto muito de uma salada com grão de bico, bastante tomate e um pouquinho só de cebola, pimentão, azeite, vinagre, sal e pimenta, fica como se fosse um molho vinagrete, só que com muito mais tomate, com o grão de bico e os outros, as outras hortaliças, né, só para dar uma temperado mesmo, a cebola e o pimentão, fica muito bom Você pode pegar o tomate, abrir a tampinha dele, né, cavucar, tirar aquela semente, e rechear com o que você quiser, e fazer ele assado também Pode rechear de frango já desfiado, pode rechear de atum, pode rechear de queijo ricota temperada, o que você quiser
Você pode usar o tomate picadinho e botar dentro do sanduíche, dentro da omelete, botar ele de recheio do seu pão low carb Você pode fazer espetinhos de queijo, tomate e botar por cima azeite, manjericão, que também fica super gostoso Algumas pessoas gostam de usar o tomate seco O tomate seco, na verdade, ele é um tomate desidratado, e que ele depois, eles deixam o tomate em óleo, em azeite, então normalmente é um tomate que tem uma quantidade muito maior de gordura porque ele ficou curtindo também, em imersão ali no azeite Às vezes bota ervas, bota alho para dar mais um temperinho maior
O tomate seco, por ter mais gordura adicionada, vai ser mais calórico que o seu tomate normal, então presta atenção na quantidade que você for consumir, se você está fazendo reeducação alimentar e conta calorias, porque isso pode dar uma impactada no cômputo geral do seu dia. E, sempre lembrando que o molho de tomate feito em casa é o melhor acompanhamento para um macarrão, para uma massa, de referência integral, se você conseguir uma low carb, um macarrão de abobrinha, um macarrão de cenoura, é uma opção interessante também, e você fazer um molho caseiro de tomate com uma porção de proteína: com um frango ou com uma carne moída magra, feito em casa é uma melhor opção, principalmente se você estiver usando o macarrão integral ou o macarrão branco que você estiver usando.
O tomate ele não vai acrescentar muito mais caloria, como um molho branco ou um molho de queijo, mas a presença da carne, da proteína do frango vai ajudar a diminuir o índice glicêmico desse carboidrato, lentificando a absorção dele, sendo assim uma melhor opção do que você comer um macarrão com molho branco, gratinado com queijo, lotado de gordura.
E, como o tomate tem essa capacidade de dar mais saciedade porque ele ocupa muito espaço no nosso estômago, faz com que você coma menos de coisas, às vezes, que seriam menos saudáveis para você, sempre que você tiver possibilidade, acrescenta tomate na sua sala, no seu sanduíche, por cima do frango já pronto, picadinho, em cubinhos, com um pouquinho de orégano, fica super gostoso, enfim, sempre que você for botar, fazer uma pizza de frigideira em casa, mesmo que seja uma pizza ou marmita low carb, tenta colocar tomate porque, como eu te falei, ele tem muito pouca caloria e ele tem muito pouco carboidrato, e ele ocupa um espaço muito grande, então é uma ótima adição para o seu dia a dia.
E você agora, agora conta para mim aqui nos comentários: você costuma comer tomate? Tem alguma receita fit, legal e saudável de tomate? Compartilha com a gente que eu vou adorar ver a sua receita, se você tiver uma receita de molho também, eu vou adorar Adoro essas trocas que a gente faz aqui, aprendo muito com vocês também, receitas diferentes, coisas novas, ideias legais para o dia a dia.
Me conta, compartilha aqui comigo Aproveita e, se você é novo por aqui, se inscreve no canal, ativa o sininho porque aqui tem vídeo novo todo dia do que engorda, do que emagrece, benefícios dos alimentos, sucos, chás, e deixe a sua curtida, está bom, que isso é muito importante para mim Até a próxima, tchau, tchau.