Manter estes produtos fora de lugares úmidos e quentes é uma dica fundamental para preservar a composição e o aspecto deles. Além disso, verifique qual é a melhor posição para guardá-los, já que isso pode influenciar na textura e na quantidade
Muita gente acredita que é desnecessário ter nécessaires e bolsas pequenas para guardar produtos cosméticos e perfumes. Contudo, esses acessórios são fundamentais para garantir a maior durabilidade dos itens.
Além de proteger perfumes e maquiagens da incidência da luz solar e da umidade, fatores que acabam alterando a cor, a textura e os odores, o que deteriora a qualidade dos produtos, esses acessórios são importantes para conservar as embalagens e evitar que aquelas feitas de vidro quebrem.
Para conservar esses produtos por mais tempo, é recomendado verificar a data de validade deles, usando nécessaires e maletas, pois, elas ajudam a organizá-los. Por isso, se você ainda deixa batons, lápis de olho e frascos de perfumes espalhados na mochila ou no banheiro, veja algumas razões para armazená-los de modo mais adequado.
Proteção contra umidade
A umidade é um fator que realmente deteriora perfumes e cosméticos. Por isso, esses produtos não devem ser deixados em lugares como o banheiro, que costuma ter mais umidade em comparação a outros cômodos, especialmente, devido ao uso do chuveiro.
Por isso, deixe esses produtos em armários fechados, onde não haja incidência de luz solar, que também pode oxidá-los e danificar a sua composição, reduzindo a sua durabilidade, provocando alergias e irritações na pele. A temperatura máxima indicada para o local onde esses produtos devem ser guardados é de 30°C.
Quando incide sobre maquiagem, a luz solar pode provocar a formação de crostas, que acabam craquelando. Itens como pó, sombra e blush perdem a coloração original quando atingidos pela radiação solar. A base e o batom deve ser guardados em pé para não endurecerem excessivamente ou descolarem.
Use água e um pouco de vinagre na hora de lavar itens utilizados para aplicar a maquiagem, como pincéis e esponjas. Lembre-se de que eles não devem ser mantidos úmidos após esse processo. Portanto, é fundamental deixá-los secar antes de guardá-los novamente.
Embalagens fechadas
Feche bem as embalagens dos produtos, especialmente, líquidos ou cremosos, como perfumes, shampoos e condicionadores. Mantê-los em acessórios fechados ajuda a evitar possíveis vazamentos. Ao chegar em casa, retire maquiagem e perfumes da bolsa, colocando-os em um local arejado.
Outro motivo importante para prestar atenção na hora em que for fechar o produto é que uma lacração correta evita a proliferação de bactérias e fungos, que ocorre em ambientes úmidos e pode provocar desde leves irritações até infecções mais graves ao serem aplicados sobre a pele.
Para perfumes, vale lembrar que deixar as embalagens abertas acaba contribuindo para vaporizar esses líquidos. Outra dica é guardá-los na posição vertical, para evitar qualquer orifício, por mais microscópico que seja, em que a fragrância possa escapar.
Validade dos produtos
O mais recomendado é guardar desodorantes e perfumes em caixas de papel ou acrílico, o que aumenta a sua durabilidade. No entanto, é importante lembrar que esses produtos devem ser utilizados entre 12 e 24 meses.
Acima desse período, os produtos podem adquirir uma textura mais oleosa, o que pode provocar vermelhidão e coceira na pele. Já itens como delineador e rímel devem ser utilizados entre três e seis meses. O lápis de olho tem vida útil entre 6 e 12 meses, enquanto blush, batons, sombras e bases podem durar até 24 meses. De toda forma, é importante prestar atenção ao aspecto de cada produto, como coloração, cheiro e textura, antes de utilizá-lo e verificar a data de validade frequentemente.