As melhores práticas incluem a escolha de produtos adequados e a leitura da etiqueta de cada peça
Roupas brancas e claras fazem parte do guarda-roupa da maioria das pessoas. Neutras e versáteis, as peças são bem-vindas em diversas ocasiões, tanto formais quanto informais. Contudo, as tonalidades claras exigem cuidados específicos para evitar que fiquem amareladas ou encardidas.
Para garantir que suas roupas mantenham a aparência clara e limpa, alguns cuidados são fundamentais. Saber utilizar as funcionalidades da sua máquina de lavar, escolher os produtos adequados e se atentar às orientações da etiqueta anexada à peça são alguns deles. Confira outras dicas!
Invista em uma boa máquina de lavar
Antes de saber como lavar roupas brancas ou claras, é importante que faça um investimento em uma boa máquina de lavar. Além de economizar tempo e facilitar o processo de lavagem, os modelos atuais de lavadoras de roupa incluem funcionalidades específicas para roupas claras, ajudando a conservar a cor.
Entre as principais funções destinadas às roupas claras estão os compartimentos para alvejantes e produtos clareadores e as diferentes opções de molho, que variam em relação ao tempo.
Separe as roupas brancas
As peças brancas exigem mais cuidados na lavagem, e o principal deles é a separação em relação às outras peças claras e principalmente às vestimentas coloridas e escuras. O ideal é lavá-las sem contato com itens de outras colorações.
Tons claros como amarelo e cinza podem tornar as peças amareladas ou encardidas, deixando-as com aspecto envelhecido. Já as roupas coloridas e escuras podem transferir uma ou mais cores para o branco e manchar as peças claras completamente.
Faça uso consciente dos produtos
Não pense que acrescentar maior quantidade de sabão em pó na máquina de lavar vai deixar suas roupas brancas impecáveis. O uso excessivo de produtos como o sabão em pó ou amaciante, por exemplo, pode desgastar ou até mesmo manchar as peças.
Portanto, despeje apenas a quantidade indicada na embalagem do produto ou na máquina de lavar utilizada. Atente-se também à qualidade dos produtos, optando por sabões líquidos ou em pó de procedência e preferencialmente indicados para itens brancos.
Atente-se à etiqueta
A etiqueta costurada na peça tem uma função evidente: orientar o consumidor a respeito dos processos de lavagem e conservação da roupa. Nela há informações sobre a permissão de uso de produtos, a utilização de ferro quente, a possibilidade de exposição ao sol e até mesmo a advertência sobre lavagem em máquinas.
Por isso, é fundamental seguir todas as orientações escritas nos pequenos pedaços de tecido costurados. Leia atentamente as recomendações antes da primeira lavagem e procure analisar também os símbolos presentes. Caso não entenda o significado dos ícones, é possível encontrá-lo em sites especializados em moda e cuidados domésticos.
Cuide das manchas antes da lavagem
As manchas presentes em peças brancas devem ser removidas antes da lavagem em máquina. Isso porque o processo de limpeza do eletrodoméstico pode dificultar ainda mais a remoção.
Por isso, verifique peça por peça e, caso encontre uma mancha, lave a região com o produto adequado para a remoção daquela substância. Cada tipo de mancha deve ser removido de uma forma diferente, de acordo com a cor da roupa, o tecido e o material que provocou a mancha.
Evite cloro
Na maioria das peças brancas, as etiquetas indicam a proibição no uso de alvejantes. Isso ocorre porque, embora remova as manchas, a substância pode amarelar as roupas e desgastar o tecido com o tempo. Neste caso, opte por produtos oxigenados.
Secar ao sol x secar à sombra
O hábito de secar roupas claras ao sol é bastante comum no Brasil. No entanto, a intensidade da luz e do calor pode enfraquecer a fibra do tecido com o tempo. O melhor indicador para definir se as roupas devem secar ao sol ou à sombra é o tecido.
Peças claras feitas em poliéster geralmente apresentam mais resistência à luz solar, por isso podem ser colocadas para secar diretamente ao sol. Já os itens feitos em algodão, modal, nylon, linho e viscose devem ser mantidos na sombra para que seja preservada a intensidade do branco.
Caso opte por deixar as roupas secando ao sol, é importante se atentar à remoção completa do produto e à coloração do sabão escolhido. Produtos na cor azul devem ser retirados do tecido com atenção para que não ocorram manchas no tecido.
Dicas caseiras
O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para diversas soluções caseiras de limpeza, inclusive para tirar manchas de roupas brancas. Seu uso é indicado até mesmo para diluir as gorduras que ficam grudadas no tecido, um dos tipos de mancha mais difíceis de remover.
Neste caso, a recomendação é utilizá-lo com água morna ou quente para facilitar a remoção das manchas com o sabão. O calor e a umidade amolecem as fibras do tecido, fazendo com que a sujeira saia mais rápido. Outra dica é utilizar o vinagre de maçã para clarear as peças brancas, amaciar e tirar os odores impregnados no tecido.