Planejamento deve levar em conta compra de passagens com antecedência, temporada e locais fora do circuito turístico
Tem quem considere viajar uma das maravilhas do mundo, ainda mais quando é possível gastar pouco conhecendo novos lugares. Garantir uma simulação de seguro-viagem antes mesmo de comprar passagens aéreas, rodoviárias ou mesmo marítimas é indicado para evitar contratempos.
O estilo de vida dos ‘mochileiros’ tem se tornado muito comum nos últimos anos, já que é possível viajar por diferentes lugares com um orçamento menor, dando preferência a destinos fora de rotas turísticas. Outro perfil de viajante que tem se tornado popular são os nômades digitais, especialmente onde o dólar oferece alto poder de consumo.
Mas será que é possível aproveitar outros tipos de viagens de forma econômica? A resposta é sim, e neste artigo vamos te mostrar alguns pontos que podem influenciar na escolha do seu próximo destino e até mesmo se tornar hábito para viabilizar mais viagens durante o ano.
Planejar a viagem com antecedência
Uma viagem em família exige mais organização do que uma viagem sozinho. Entretanto, planejar com o máximo de antecedência possível é uma das formas mais indicadas para quem quer economizar viajando dentro ou fora do país. Esse recurso permite encontrar passagens com preços menores, além de mais variedade de localidades para se hospedar.
Liberte-se de roteiros tradicionais
Muitas pessoas têm o sonho de viajar para destinos superfamosos, como Disney, Paris ou Foz do Iguaçu. Nada de errado com isso, mas estudar destinos menos inseridos nas rotas turísticas pode resultar em viagens igualmente incríveis e com orçamentos bem menores.
Especialmente em cidades mundialmente famosas, é possível agendar passeios gratuitos ou investir o mesmo valor de programas vendidos por agências para conhecer localidades mais interessantes. Por exemplo, viagens de trem entre países da Europa podem custar mais barato, com a vantagem de vistas incríveis no trajeto e o contato com culturas locais.
Reserve um tempo para cozinhar
Você não precisa abrir mão de comer em restaurantes e comércios de rua, mas comprar alimentos e bebidas em mercados locais para cozinhar por conta própria pode resultar em economia no orçamento. Outra vantagem é que você consegue controlar melhor a quantidade e o que é consumido, evitando passar mal por ingerir alimentos nem sempre aceitos pelo seu organismo.
Experimente viajar fora de temporada
Nem sempre é possível viajar fora do período comum de férias, mas destinos que não são tão óbvios fora de alta temporada podem ser escolhas econômicas. A dica vale tanto para destinos nacionais, como o litoral, quanto para viagens internacionais, como cidades turísticas em alta no inverno, por conta da neve.
Muitas vezes é possível aproveitar da mesma forma as belezas naturais oferecidas pelos lugares, mas pagando valores bem menores em função da baixa procura. Valores de passagens e hospedagens também ficam muito mais em conta fora de períodos de alta procura, então é indicado pesquisar nos meses entre uma temporada e outra quais as melhores ofertas.
Combine diferentes tipos de transporte
Em muitos lugares do mundo, é possível escolher como destino inicial uma cidade com passagem aérea mais barata e completar o trajeto por opções terrestres, como trem e ônibus. Além de aumentar o número de lugares pelos quais você pode passar, essa dica pode gerar mais economia, especialmente em passagens de avião.
Países como Alemanha e Austrália permitem que estrangeiros aluguem veículos para dirigir por lá e oferecem boa estrutura nas estradas. O aluguel de um carro ou van para viajar com a família pode ser uma alternativa em relação a passagens aéreas, além de agregar experiências conhecendo diferentes localidades de perto.