Saiba o que deve ser levado em consideração na hora de escolher um sofá.
O sofá costuma ser um dos móveis preferidos de todos da casa. Isso porque ele praticamente assume o protagonismo do ambiente, desempenhando funções que vão desde acomodar a família e as visitas ou até ser o local perfeito para descansar e assistir a uma boa programação na TV.
No entanto, escolhê-lo não é uma tarefa muito simples, pois é preciso analisar alguns fatores, como o tamanho e a decoração da sala, além de ficar por dentro das tendências da moda. Se o ambiente tiver um tom mais neutro, por exemplo, um sofá macio e liso pode ser o mais recomendado.
Errar na escolha do sofá pode causar uma série de problemas, como deixar o ambiente mais cansativo e com aspecto menor ou até gerar dificuldades de manutenção. Portanto, para evitar arrependimentos e garantir que o espaço fique mais aconchegante, confira, a seguir, quatro dicas que irão te ajudar a escolher o sofá perfeito para a sua sala.
Leve em conta o estilo da sua decoração
Para deixar o espaço mais bonito e apresentável, é extremamente importante garantir a harmonia entre o sofá e o ambiente. Isso porque, devido ao seu tamanho, o sofá é um item que se destaca naturalmente no cômodo, sendo imprescindível avaliar o impacto visual que ele irá causar.
Por exemplo, se você está começando a montar a sua sala agora e tem preferência por peças vintages, o sofá deve seguir essa mesma linha. Caso o seu cômodo já esteja pronto, e falte apenas o sofá, tente escolher um modelo que combine com a decoração, pois, caso contrário, você pode acabar comprometendo o equilíbrio e a beleza de todo o ambiente.
Defina o tamanho ideal do sofá
O tamanho do sofá deve ser escolhido de acordo com o espaço disponível em seu ambiente. Portanto, o melhor a fazer é medir todo o cômodo e elaborar uma espécie de planta com todos os móveis que você pretende colocar ali.
Uma boa dica é deixar, pelo menos, 30 cm livre de cada lado do sofá, além de garantir um espaço de circulação entre os outros móveis, como mesas de canto e poltronas, por exemplo.
Sofás com profundidade maior que 100 cm não são indicados para ambientes pequenos. Nesse caso, o melhor a fazer é optar por móveis com pés aparentes, pois eles transmitem uma sensação de leveza, que funciona muito bem nesse local.
Além disso, é importante medir a largura das portas, das escadas e de outras passagens, para garantir que o móvel seja entregue com maior facilidade.
Atente-se ao tecido e à espuma do estofado
Na hora de escolher um sofá, é fundamental não se deixar levar apenas pela beleza do tecido, porque um móvel bom também precisa ter uma estrutura firme e espuma de qualidade. O tecido de revestimento é o que vai dar a aparência e o charme para o item, determinando o estilo dele em relação à decoração do cômodo.
No caso da espuma, é importante considerar o peso de quem vai utilizar o sofá com frequência. Isso porque a densidade do material é definida pela letra D, acrescida de um número, que indica quantas gramas por cm³ a estrutura é capaz de suportar.
Quanto maior o número, mais resistente e menos macio será o sofá. Normalmente, a espuma D33 costuma ser a mais recomendada, pois ela suporta entre 70 kg e 100 kg, oferecendo maior firmeza e conforto.
Escolha o modelo adequado
Entre os critérios que devem ser utilizados no processo de escolha de um sofá, estão os diferentes modelos. Nesse momento, é importante levar em consideração o hábito das pessoas da casa e a decoração do ambiente, para decidir qual item irá se encaixar melhor. Veja, abaixo, as características e as funcionalidades de alguns dos principais tipos.
Sofá tradicional
Este modelo é o mais popular, possuindo dois ou três lugares. Normalmente, as pessoas optam pela combinação de um móvel com três assentos e outro com dois.
Sofá com chaise
Os sofás com chaise são conhecidos pelo conforto e versatilidade, pois possuem uma extensão do assento. Você pode utilizá-la para esticar as pernas e descansar melhor. No entanto, se a sua sala for pequena, esse tipo de móvel não é o mais recomendado, já que ele ocupa um espaço maior.
Sofá-cama
Este modelo é ideal para quem costuma receber visitas com certa frequência e não possui um quarto de hóspedes. O diferencial dele está no conforto, uma vez que é confeccionado com materiais mais macios e aconchegantes.