O turismo motivado por compras movimenta a economia de diferentes regiões em diferentes países. Miami é frequentada por gente do mundo inteiro que deseja comprar itens mais baratos em comparação aos preços em seus países (como eletroeletrônicos, produtos cosméticos e enxoval). E a 25 de Março é a rua comercial mais conhecida do Brasil e da América Latina.
Quem pensa em morar em São Paulo sabe que a cidade é uma referência internacional quando o assunto é comércio. Veja alguns lugares, dentro e fora de São Paulo, onde você pode comprar simplesmente de tudo!
25 de Março (SP)
Essa é a rua mais famosa rua do país quando o assunto é comprar. Você consegue encontrar de tudo na 25 de Março: roupas, acessórios para celulares, bijuterias, calçados, bolsas, games, papelarias, entre outros exemplos.
Contudo, a 25 de Março é também uma região, conhecida nacional e internacionalmente por sua grande variedade e preços baixos. Fica bem perto do Mercadão de São Paulo e pode ser acessada por metrôs (estação São Bento, na linha azul, e estação Pedro II, na linha vermelha).
Realmente, o melhor modo de chegar até a região é através do metrô, já que a lotação das ruas dificulta muito (e, especialmente nos fins de semana, até impossibilita) a circulação de carros.
Fique atento sobre o preço dos estacionamentos: quanto mais perto da multidão (e das lojas) mais caro (e mais difícil para sair posteriormente). Por fim, a última dica é: não compre na primeira loja em que encontrar o que você deseja.
É interessante pesquisar em lojas próximas e verificar não só preço, mas também a qualidade dos produtos, condições de pagamento, se há possibilidade de troca e devolução.
Algumas das lojas mais famosas da 25 de Março são Camicado e Armarinhos Fernandes (que vendem itens para casa, materiais escolares e brinquedos). Para bijuterias e artigos para festa, aposte na Ladeira Porto Geral.
Saara (RJ)
O polo Saara é o mais famoso do Rio de Janeiro e fica perto da estação de metrô Uruguaiana. Esse centro de compras se divide em três ruas importantes (Buenos Aires, Alfândega e Senhor dos Passos).
Essa área carioca possui inúmeras lojas e tendas com os mais diversos produtos – acessórios, roupas, eletrônicos, calçados, comidas, entre outros. Leve uma boa garrafa de água para aguentar caminhar sob o sol carioca, especialmente no verão! Muitas lojas fazem preços diferenciados para varejo e atacado – fique esperto na hora de verificar os preços para não comprar algo pensando no preço da outra opção.
José Paulino (SP)
Essa é outra rua famosa quando o assunto é comprar roupas. Localizada no bairro do Bom Retiro, a José Paulino tem opções de ótima qualidade (como lojas para festas chiques, social completo) e com preços mais baixos do que shoppings.
Por isso, se você precisa de roupa para um baile de formatura ou casamento, não deixe de passar na José Paulino. Lá, é possível comprar e alugar trajes sofisticados. Desça na estação Luz (linha azul do metrô) e caminhe até a rua. Se optar por ir de carro, é preciso deixar o automóvel no estacionamento ou na rua (mediante pagamento da Zona Azul).
Dicas
Ao sair para comprar nesses lugares, é importante seguir algumas dicas básicas. A principal delas é: vá preparado para andar muito, priorizando calçados confortáveis e fechados, bolsas leves e pequenas.
Além disso, fique atento sobre pertences, especialmente bolsas, celulares e carteiras. Carregue a bolsa sempre na parte da frente do corpo (e não nas costas). Outra dica para tentar evitar lotação e filas é chegar cedo ao lugar de compra. E leve dinheiro em espécie, já que existem lojas que não aceitam cartão.