Entenda como um profissional mais experiente pode te ajudar e quais são os benefícios desse tipo de orientação
Quer mudar de emprego ou área, mas não sabe que rumo seguir? Está estagnado e quer crescer na carreira? Não sabe que rumo seguir naquele novo projeto? Precisa conquistar novos clientes e ganhar escala com o seu negócio? Sua marca vive um momento de crise e você não tem ideia de como sair dela?
A resposta para essas e várias outras perguntas que quase todo mundo vai se fazer em algum momento da vida pode estar em um curso de mentoria. Não sabe do que se trata ou ainda tem dúvidas sobre como funciona? Continue lendo.
Afinal, o que é mentoria?
A mentoria é um processo prático de orientação profissional que, de maneira personalizada, te ajuda a enxergar caminhos para a sua carreira e/ou para um problema específico que esteja enfrentando naquele momento. Como? Com a ajuda de alguém que entende daquela área.
Como funciona, na prática?
As sessões de mentoria são como um bate-papo entre mentor-mentorado. O mentor é um especialista em determinada área, com um bom tempo de carreira e conhecimentos práticos sobre gestão de crises. O mentorado é a pessoa que precisa de conselhos profissionais.
Durante as sessões de conversa, você deve ser sincero sobre suas inquietações, dúvidas e objetivos, além de contar sobre a sua trajetória e onde pretende chegar. Depois de te ouvir, o mentor pode te dar um feedback honesto, além de conselhos que te ajudem a desenhar um plano para chegar mais rápido onde almeja.
Se você não tem ideia de onde quer chegar, a conversa com o mentor também pode te ajudar a visualizar um caminho que esteja alinhado com os seus objetivos pessoais e profissionais. Esse rumo não precisa ser engessado, mas é importante ter um norte para dar qualquer primeiro passo. A mentoria te ajuda a sair da inércia.
Quais os benefícios?
Além do benefício óbvio de te ajudar a enxergar um caminho para seguir, a mentoria oferece uma série de outras vantagens, entre elas a de aliar o crescimento profissional com o pessoal. Para isso, você deve contar para o mentor também sobre o seu momento de vida.
A mentoria também pode ser uma boa oportunidade de networking, pois, por ser um profissional reconhecido no mercado, o mentor também pode te apresentar pessoas que te ajudem, direta ou indiretamente, a conquistar os seus objetivos. No entanto, isso depende do profissional e também da relação que vocês construírem.
Por conta da experiência, a mentoria também te ajuda a chegar a soluções mais assertivas e realistas, que levem em conta não apenas os seus objetivos, mas também o atual momento do mercado. Por melhor que seja um plano, ele não tem como dar certo se não estiver alinhado com o contexto.
Tudo isso vai te ajudar a agir com mais autoconfiança, que é uma característica muito valorizada no ambiente profissional. Afinal, é importante vender bem, seja você mesmo ou a sua marca. A imagem que você passa importa e, para isso, você precisa conhecê-la e confiar nela.
Não é coaching?
A mentoria se diferencia de outras práticas de orientação profissional, como cursos e treinamentos de coaching principalmente por ser um processo personalizado, sem conteúdos teóricos que, por melhores que sejam, podem não se aplicar ao seu contexto específico.
No processo de coaching, por exemplo, o foco é bastante voltado para a motivação, em que o psicológico da pessoa é estimulado para que ela possa se comportar de maneira pró-ativa. Na mentoria, não necessariamente. Essa postura pode até ser conquistada após o processo, mas nem sempre é o foco.
Da mesma maneira, a mentoria se diferencia de uma consultoria comum, também por seu atendimento individualizado, com uma visão menos generalista e mais voltada para cada caso em específico. Nem sempre o objetivo é crescer naquele ramo, às vezes pode ser mudar de área.