5 Mudanças no Estilo de Vida Para Aumentar Sua Imunidade

Ser saudável é o sonho de muitas pessoas e uma “obrigação” para manter nossas gerações avançando com sucesso.

E quando se trata de saúde, nosso sistema imunológico desempenha o papel mais importante.

Vida saudável e o aumento da imunidade

Ninguém gosta de ficar doente ou de ter doenças, mas devido ao nosso estilo de vida, corrido e ocupado, involuntariamente, transformamos nosso corpo em um hospedeiro para as doenças prosperarem.

E mesmo se não tivermos um mau hábito que enfraqueça a nossa imunidade, devemos trabalhar continuamente para tornar o sistema imunológico cada vez mais forte.

Por quê? Porque nosso corpo deve ser forte o suficiente para suportar pequenas doenças, mas também deve ser forte o suficiente para suportar epidemias e pandemias como estamos vivendo agora com o coronavírus (covid-19).

A situação exige isso. Enquanto é preciso ser forte mentalmente e manter os “espíritos lutadores” elevados contra doenças, fisicamente, a resistência do corpo também precisa de cuidados.

Mas como melhorar a resistência do corpo e o sistema imunológico? Existem várias maneiras de fazer isso, mas reunimos neste artigo as cinco principais (e mais fáceis) para revigorar seu estilo de vida.

1)   Dieta equilibrada

Faça uma dieta equilibrada que inclua frutas, legumes, nozes, sementes, legumes, com uma combinação adequada de gorduras, como os ácidos graxos ômega-3.

Uma dieta equilibrada deve ser rica em todas as vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes essenciais.

Torne fácil uma refeição fresca e equilibrada em casa. Porém, certifique-se sempre de consumir frutas e legumes limpos e sem germes , caso contrário, o mesmo pode ser prejudicial à sua saúde.

2)   Exercícios moderados – por apenas 20 minutos

Diversos estudos indicam que exercícios moderados podem fortalecer seu sistema imunológico.

Cerca de 150 minutos de exercício moderado por semana podem ajudar a regenerar suas células imunológicas.

Isso significa que se exercitar por apenas 20 minutos por dia já pode fazer uma enorme diferença em sua saúde.

3)   Hidratação

Água, água e um pouco mais de água. Manter-se hidratado mantém os órgãos internos do corpo funcionando sem problemas e gera uma série de benefícios à saúde.

Deve-se começar o dia com um copo de água ou mais. Um adulto saudável médio deve beber pelo menos entre 2-4 litros de água diariamente.

Sempre que sentir necessidade de comer algo, beba água. Geralmente, o desejo de mastigar surge da falta de fluxo de oxigênio no cérebro.

Por isso, use bebedouros ou purificadores de água todos os dias para ter uma imunidade forte.

Além disso, se beber muita água parecer entediante ou nada saboroso, você pode adicionar frutas à sua dieta de hidratação e assim dar um outro gosto à bebida.

4)   Dormir bem – o “remédio” clássico de 8 horas

A primeira e mais importante maneira de se livrar de qualquer tipo de problema físico ou mental em sua vida é descansar a quantidade certa.

Dormir direito é uma das soluções mais subestimadas para os problemas de saúde. Dormir adequadamente também está intimamente ligado à imunidade.

Observa-se que pessoas com menos de 6 horas de sono são mais propensas a pegar tosse e resfriado em comparação com pessoas que dormem por mais tempo.

Obtendo o suficiente sono pode reparar o seu sistema imunológico.

Um adulto médio deve dormir no mínimo 7 horas, enquanto os adolescentes precisam de 8 a 10 horas de sono e as crianças e bebês precisam de 14 horas de sono.

E, para ter um sono profundo, evite usar o celular quando estiver em sua cama. Faça sua última refeição pelo menos uma hora antes de dormir e mantenha os olhos fechados para cochilar lentamente.

5)   Inspiração e expiração

Estresse e ansiedade são extremamente perigosos para o sistema imunológico e a saúde geral.

O estresse prolongado pode suprimir os níveis de imunidade e também pode resultar em inflamação, várias dores relacionadas ao estresse e até ossos quebradiços.

Os níveis de estresse também influenciam diretamente os hábitos alimentares. Quando estamos estressados, geralmente nos inclinamos mais para comer “besteiras”, o que não é saudável.

O estresse também pode nos levar a hábitos de fumar e consumir álcool, que novamente são hábitos prejudiciais à saúde que podem afetar negativamente sua imunidade.

A melhor maneira de gerenciar rapidamente o estresse ou a ansiedade é parar o que estiver fazendo, sentar e respirar lentamente e expirar entre 5 a 10 minutos.

Tal ação afasta os impulsos repentinos e a negatividade e nos ajuda a relaxar. Sessões adequadas de meditação e aconselhamento também podem ajudar a diminuir os níveis de estresse. Dessa forma, seguindo esses 5 pontos, a sua imunidade estará muito mais fortalecida e saudável.