Existem diversos equívocos quando o assunto é o raio. Muitas pessoas têm ideias preconcebidas sobre o que é um raio, o que ele faz e como se proteger.
Porém, o quanto você sabe? Leia este artigo até o final e descubra quais são as mentiras e verdades a respeito desse fenômeno!
Raios nunca atingem duas vezes no mesmo lugar – mito
Os raios geralmente atingem o mesmo local repetidamente, especialmente se for um objeto alto, pontudo e isolado.
Por exemplo, o Empire State Building (nos EUA) já foi usado como “laboratório” de raios, porque é atingido quase 25 vezes por ano, e sabe-se que foi atingido uma dúzia de vezes durante uma única tempestade.
Para-raios não funcionam – mito
Quando instalados com os padrões nacionais de segurança e com toda a elaboração do projeto de spda feita por profissionais, os sistemas de proteção contra raios protegerão adequadamente um edifício para suportar uma multidão de descargas atmosféricas.
É por isso que grandes edifícios como o Empire State Building (citado anteriormente) sofre dezenas de descargas todos os anos e mesmo assim ainda está de pé!
Os pneus de borracha do carro protegem você dos raios – Mito
É verdade que estar em um carro provavelmente o protegerá. Mas a maioria dos veículos é realmente seguro porque o teto e as laterais de metal desviam o raio ao seu redor – os pneus de borracha têm pouco a ver com mantê-lo seguro.
Para-raios são destruídos a cada raio – mito
Os para-raios descarregam automaticamente os surtos de queda de raios no solo. E eles podem fazê-lo uma ou várias vezes.
Sua expectativa de vida é muito semelhante à vida útil de outros dispositivos de proteção, como disjuntores e dispositivos de corrente residual.
Devo desconectar os dispositivos elétricos durante tempestades – mito
Não, você não precisa, mesmo que muitas pessoas ainda o façam. Se você tem um dispositivo de proteção contra surtos (DPS) instalado em sua residência, não precisa desconectar nada durante uma tempestade.
Se você tocar em uma vítima de raio, será eletrocutado – mito
Este é um mito que muitas pessoas ainda acreditam! Mas saiba que o corpo de um ser humano não armazena eletricidade.
Portanto, é totalmente seguro tocar em uma pessoa que foi vítima de um raio para dar-lhe os primeiros socorros e ajuda. Não deixe de ajudar alguém achando que será eletrocutado também.
Para-raios atraem raios – mito
Definitivamente não! Um SPDA – sistema de proteção contra descargas atmosféricas, simplesmente intercepta um raio e fornece um caminho para o solo para descarregar a eletricidade perigosa.
Se não estiver chovendo, não há perigo de raios – mito
Os raios costumam cair fora de fortes chuvas e podem ocorrer a mais de 16 km de uma tempestade.
Se você ouvir trovões, saiba que você corre o risco de ser atingido por um raio e por isso deve se abrigar imediatamente. Permaneça protegido por pelo menos 30 minutos após o último trovão.
A proteção contra raios é muito cara – mito
A proteção contra raios é geralmente uma das melhorias domésticas menos caras que você pode pagar e oferece tranquilidade e proteção comprovada para sua família, casa e objetos de valor.
Se você mora em uma área propensa a raios, ter esse tipo de proteção oferece um grande retorno em um pequeno investimento.