Se você já ouviu falar sobre a técnica da barriga negativa, é exatamente a mesma coisa que Low Pressure Fitness (LPF).
Embora tenha surgido com o objetivo de recuperar e fortalecer a musculatura do abdômen e períneo após o parto, essa técnica é hoje usada para otimizar a performance esportiva, melhorar a estética, além de prevenir certas doenças.
Talvez por isso, mais e mais pessoas estão procurando saber o que fazer para ter uma barriga negativa, e se realmente funciona.
Portanto, vamos explicar em detalhes o que é LPF, como fazer e quais os benefícios para a saúde!
O que é Low Pressure Fitness?
A técnica do Low Pressure Fitness, também conhecida pelo nome de Ginástica Abdominal Hipopressiva ou Técnica da Barriga Negativa, foi desenvolvida pelos espanhóis Piti Pinsach e Tamara Rial.
No início, seu objetivo era para ajudar mulheres no período pós-parto, para tonificar a região do core abdominal, a qual é composta pela musculatura do abdômen, do quadril e da coluna lombar.
No entanto, tamanhos foram os resultados que a técnica passou a ser usada desde para prevenir determinadas doenças, passando pela parte estética, até para melhorar o desempenho físico.
Vale apenas lembrar que o objetivo do LPF não é promover a perda de peso e reduzir o porcentual de gordura, e sim a redução da circunferência abdominal, pois atua na musculatura profunda.
Como o Low Pressure Fitness funciona?
O LPF, ao buscar o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático, ajuda a reprogramar os músculos do core.
A aspiração do diafragma juntamente com determinadas posturas promove um desbloqueio na cavidade pélvica, enquanto solicita os músculos profundos do core.
Dessa maneira, ao fortalecer o core, que pode ser afetado por atividades do dia a dia, é possível potencializar o desempenho esportivo e a estética da faixa abdominal.
Como fazer Low Pressure Fitness
Em primeiro lugar, essa é uma técnica que deve ser feita com a supervisão de um profissional habilitado, a fim de ensinar como fazer o Low Pressure Fitness corretamente.
Em média, cada sessão dura cerca de 30 minutos, e a aplicação da técnica pode ser com a pessoa em pé, sentada ou de joelhos.
O LPF combina técnicas de respiração ritmada, posturas e conceito hipopressivo, visando trabalhar os músculos oblíquo interno e transverso-abdominal.
Os exercícios incluem:
- Apneia expiratória com abertura das costelas;
- Sucção abdominal;
- Elevação do diafragma.
Assim, há um levantamento dos órgãos internos por conta da tração do diafragma, por consequência, há a contração muscular, criando uma espécie de vácuo.
Com o tempo, é possível reduzir a circunferência abdominal, além de melhorar a postura.
Para obter os melhores resultados, a dica é usar roupas confortáveis e adaptadas, onde a selene possui uma linha de produtos para realizar os exercícios da maneira mais agradável possível!
Quais os benefícios do LPF para a saúde?
Além da Técnica da Barriga Negativa ajudar a diminuir a circunferência da região do abdômen, pode trazer muitos benefícios para a saúde:
- Melhora a postura, o que pode contribuir para prevenir hérnias de disco, abdominal, inguinal;
- Fortalecimento do assoalho pélvico;
- Ajuda na recuperação após o parto;
- Reduz o estresse;
- Alivia cólicas menstruais;
- Aumenta a capacidade cardiorespiratória;
- Atenua os sintomas de incontinência urinária;
- Prolapso.
O LPF também é benéfico para atletas de alto nível por promover o fortalecimento do assoalho pélvico.
Leia também: Rotina fitness: 5 acessórios para malhar em casa
Yoga, Pilates e Low Pressure Fitness
Yoga, Pilates e Fitness de baixa pressão têm um objetivo comum: recuperar o controle de seu corpo através da consciência.
Eles enfatizam o alinhamento corporal, a respiração e a aptidão postural. Alinhar a coluna vertebral, envolver o núcleo, inalar e exalar com controle são sugestões clássicas que encontraremos em todas as três disciplinas.
Como você sabe, nenhuma delas requer máquinas complexas ou um lugar específico, mas todas elas podem fazer uso de acessórios simples. A Low Pressure Fitness inclui certos adereços como bolas de massagem e rolos de madeira, Pilates usa a conhecida bola suíça, Yoga usa elásticos e blocos, e o alongamento envolve o uso de qualquer equipamento disponível.
A principal diferença entre a ioga e o Pilates e a Low Pressure Fitness é o componente espiritual da ioga. A ioga é geralmente mais estática do que o Pilates e a LPF.
As poses ou assanas de yoga são mantidas por tanto tempo quanto possível, exceto pelo movimento contínuo da vinyasa, uma seqüência contínua que conecta várias poses, como a saudação ao sol (surya namaskar).
O Pilates é geralmente feito em uma ordem específica, uma após a outra, e os nomes dos exercícios são semelhantes à ioga, com nomes coloridos como o cisne, faca de macaco ou cross-criss. Eles exigem precisão e força. É dada grande ênfase à técnica.
Principais diferenças
De fato, a conexão entre a Low Pressure Fitness e o Pilates é óbvia: ambos visam uma melhor gestão da pressão intra-abdominal. Pesquisas científicas mostram que um dos benefícios comuns da aptidão a baixa pressão e do Pilates é uma maior flexibilidade.
Tanto o Pilates quanto o Low Pressure Fitness abordam a consciência muscular local.
O Pilates se concentrará em áreas específicas do corpo, especialmente na contração voluntária dos músculos centrais. A Low Pressure Fitness também incluirá o valor agregado de exercícios respiratórios, ativando os músculos involuntários no assoalho pélvico.
Yoga e Pilates pertencem à categoria de exercícios úteis para equilibrar as tensões miofasciais, realinhar a postura e melhorar a respiração.
Os exercícios também são sequenciados de simples a complexos, com foco nos músculos centrais, no assoalho pélvico e na respiração.
Nos exercícios de Low Pressure Fitness, você experimentará a mesma atitude paciente e focada como na Yoga e no Pilates, mas com uma característica distintiva: foco permanente na diminuição da pressão na área pélvica.
Low Pressure Fitness: quais as contraindicações?
Em primeiro lugar, essa é uma técnica que deve ser feita sob a supervisão de um profissional treinado e experiente.
Caso contrário, ao invés de fortalecer a musculatura do core, pode acabar enfraquecendo.
Além disso, em função dos exercícios de respiração que têm por finalidade alcançar o vácuo, se forem feitos de forma incorreta, também podem causar prejuízos.
Quanto às contraindicações, gestantes, pessoas com pressão alta e doenças intestinais, não podem fazer o LPF.
Fora isso, é indicado para todas as faixas etárias, desde crianças à idosos.
O ideal é tentar aliar suas atividades físicas regulares com a técnica Low Pressure Fitness, pois permite potencializar seus resultados.
Conclusão
Este foi nosso artigo sobre Low Pressure Fitness (ou também conhecida como técnica da barriga negativa). Como você viu, trata-se de uma técnica indicada para todas as faixas etárias, incluindo idosos e crianças.
Sem dúvida, trata-se de um excelente método para trabalhar com os músculos do core.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Caso tenha gostado, aproveite e compartilhe em suas redes sociais favoritas. Isso também ajudará o nosso site a continuar crescendo!