Ter eficiência energética significa simplesmente usar menos energia para fazer as mesmas coisas que você normalmente faz, como aquecer e resfriar, acender as luzes ou cozinhar e refrigerar seus alimentos. Mas por que isso é tão importante? A economia de energia ajuda a reduzir a quantidade de desperdício de energia que você produz, o que traz muitos benefícios.
Tornar-se consciente sobre o consumo de energia tem vários benefícios ambientais. Você pode não acreditar, mas mesmo a menor mudança pode ter um grande impacto nas emissões de gases de efeito estufa e outros tipos de poluentes. Isso, por sua vez, pode levar a uma queda no uso de água. Mas, você também verá a alteração ao ver 2ª via da conta de luz Enel e notar a redução dos valores.
Isso porque as inovações com eficiência energética são muito mais baratas de usar. Como essas ferramentas requerem muito menos energia para serem usadas, a demanda e o uso de serviços públicos diminuem, colocando mais dinheiro no bolso.
Então, quanto você gasta todos os meses em suas contas de serviços públicos? Se você está gastando muito dinheiro para manter as luzes acesas e a água funcionando, talvez seja hora de procurar maneiras diferentes de ajudá-lo a economizar.
Dependendo do seu orçamento, você tem muitas opções para cortar custos de energia à sua disposição – de pequenos ajustes a grandes reformas residenciais. Em vez de continuar jogando dinheiro nas empresas de serviços públicos, considere estas maneiras de reduzir suas contas.
Ideias de design de casa com baixo consumo de energia
Substituir acessórios
As luminárias e os eletrodomésticos da cozinha consomem muita energia, por isso é natural que sejam o primeiro ponto de partida. Considere a substituição das lâmpadas por suas alternativas de CFL e LED para aumentar a eficiência.
As lâmpadas LED e CFL duram mais e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Elas queimam com a menos intensidade e não emitem tanto calor nem fazem barulho quando ligados. Essa também é a opção mais barata da lista, então definitivamente faz sentido.
A cozinha é uma das divisões mais utilizadas em casa, por isso, sua eficiência deve ser otimizada. Se você tiver orçamento, substitua seus eletrodomésticos por alternativas de energia eficiente.
Ventiladores de teto pendurados
Os ventiladores de teto ajudam a reduzir os custos com energia, atuando como uma alternativa ao seu sistema HVAC. Embora o funcionamento do ventilador ainda exija eletricidade, é muito mais barato do que usar um sistema de aquecimento ou resfriamento.
Os ventiladores são mais econômicos e usam quase a mesma quantidade de energia que uma lâmpada. Eles empurram todo o ar quente para o teto no verão e se você alterar a rotação no inverno, todo o ar frio vai para o teto enquanto o ar quente é empurrado para baixo.
Isso pode ajudá-lo a economizar cerca de 40% em sua conta de energia no verão e cerca de 10% em seus custos de aquecimento no inverno.
Paisagismo inteligente
Você também pode economizar energia com um paisagismo inteligente. Isso envolve técnicas para dar ao seu quintal uma ótima aparência e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a economizar dinheiro. Considerar:
Plantar plantas nativas de baixa manutenção que você não precisa regar em excesso
Plantar árvores no lado de sua casa que fica de frente para o sol, a fim de aumentar a sombra e ventilação, diminuindo o calor e a necessidade de refrigeração.
Verifique o isolamento da residência
O isolamento adequado é essencial para manter a temperatura da sua casa durante o verão e o inverno, quando o sistema HVAC está funcionando. Se o isolamento do sótão ou da parede for inadequado, tiver furos ou estiver ausente, você deve substituí-lo.
Existem vários tipos de isolamento disponíveis para reter o ar e evitar que ele vaze. O tipo certo para a sua casa depende do seu orçamento. Você precisará consultar um empreiteiro de isolamento para fazer a instalação, já que alguns tipos de isolamento – isolamento injetado em particular – podem ser prejudiciais aos pulmões.
Instalar novo piso
O revestimento também ajuda a manter a temperatura da sua casa e a reduzir os custos de energia. Carpetes e tapetes retêm o calor e mantêm sua casa aquecida durante o inverno. Consulte um profissional de piso que pode ajudá-lo a escolher opções para reduzir seus custos de energia.
Adicionar uma claraboia
As claraboias são um ótimo ponto focal para qualquer casa. Mas também há um benefício econômico ao adicionar um. Eles aumentam a eficiência da sua casa, melhoram o aquecimento, a iluminação interior e a ventilação do ar.
Mas as claraboias não são para todos. Você terá que se certificar de que o design existente da sua casa pode acomodar um. Consulte um profissional antes de pensar em cortar um pedaço do teto e colocar uma nova janela.
Instale um telhado frio
Isso não significa que você terá o telhado mais falado do quarteirão. Um telhado frio reflete mais luz solar, permitindo que menos calor seja absorvido do que um telhado normal. Eles funcionam da mesma forma que as roupas – se você usar roupas mais escuras, vai absorver mais luz, o que o deixa mais quente. Usar roupas mais claras desvia mais luz e pode mantê-lo muito mais fresco.
Este princípio ajuda a manter a temperatura do telhado baixa, o que diminui a temperatura geral da sua casa. Portanto, você pode manter o ar condicionado baixo também. Você também poderá resfriar as áreas de sua casa que tendem a ficar quentes, como a garagem.
Os fabricantes geralmente projetam e constroem materiais com tinta altamente reflexiva. Alternativamente, esses telhados também podem ser fabricados com uma cobertura de telha ou folha muito reflexiva. Os instaladores de telhados usam certos tipos de materiais ao instalar um telhado frio. Essas são algumas das dicas decorativas que auxiliam na economia de energia e ajudam a reduzir o valor de sua fatura. Mesmo que pareça um gasto a mais, na verdade, é um investimento, pois você melhora o design de sua residência e ainda economiza em longo prazo.