Nossa passagem pela Terra, é por um período curto de tempo, e saber aproveitar esse tempo de forma que a vida venha a valer a pena é o que pouca gente tem sabido fazer, você é daqueles que nunca termina o que começa, ue vê o dia passar num piscar de olhos e reclama todo ano final de ano que nunca consegue fazer o que queria? Esse vídeo é especialmente para você.
1 – Redes Sociais x Trabalho
Redes sociais são os shoppings da internet, elas são pensadas e construídas pra segurar sua atenção o máximo de tempo possível, em um dia onde você não tem nada pra fazer pode ser uma boa opção, mas em um ambiente onde você é constantemente avaliado pelo desempenho e rendimento, não conseguir focar no trabalho pode fazer com que tenham uma imagem ruim de você, então é bom se distanciar disso, e se você acha que é difícil lidar com isso tente se afastar do seu celular.
2 – Parar de pensar que tudo é contigo
Pensar que todo mundo está falando ou culpando você pode ser um problema bem sério e, com o tempo, te transforma em uma pessoa extremamente negativa, ansiosa e angustiada. A longo prazo, isso pode afetar tanto sua vida social como profissional. Por isso, é importante saber identificar e lidar com essa situação.
Lute contra essa negatividade e tente ver o lado bom das coisas. Acha difícil ser positivo? Então tente o seguinte: ao final de seus dias, escreva em um caderno ou numa nota do celular, 3 coisas boas que aconteceram no seu dia e que te deixou feliz. Não precisa ser nada mirabolante, vai desde uma receita da hora ou até uma mensagem do crush que você tava ou não esperando. Essa lição de casa pode parecer fútil, mas a verdade é que ela é BEM PODEROSA, por que?
Nosso cérebro, por instinto, é projetado pra dar mais atenção as coisas negativas e, fazendo isso, você reforça a ideia de que coisas boas também acontecem e com uma frequência. De 30 a 60 dias você quebra esse ciclo de negatividade passando a ver as coisas com outros olhos.
3 – Fazer mil coisas ao mesmo tempo
Pesquisas mostram que apenas 2% das pessoas conseguem ser verdadeiramente multitarefas, logo se você vive se atrapalhando e perdendo a atenção quando faz várias coisas ao mesmo tempo você claramente está fora desses 2%, então foque em uma coisa só por vez, começando pela mais importante, assim você se torna mais eficaz e evita o cansaço excessivo e um possível esgotamento.
4 – Nunca se compare
Comparar sua situação financeira, fisiológica e psicológica com outras pessoas é certamente a receita de fracasso. Pode parecer que a grama do vizinho sempre é mais verde, mas você vê apenas o que querem que vejam. A verdade é que todos colecionam problemas, conquistas e fracassos. Cada um tem sua luta e sua história, se compare apenas com você mesmo no passado e foque sempre em evoluir.
5 – Viver reclamando
Aqui entra o que eu falei no item 2, mas focando na consequência social disso. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas, logo acabam se afastando e você vai acabar sozinho, e reclamando…
6 – Não fique perto de gente negativa
Da mesma forma que pessoas podem se afastar de você por ser nevativo, você também deve se afastar de pessoas negativas, pois além de deixarem um clima desagradável pessoas negativas tem a tendência de jogar as pessoas pra baixo, e pessoas tristes dificilmente conquistam muitas coisas.
7 – Aprenda a dizer “não”
Essa é uma das coisas mais importantes desse vídeo, dizer não nem sempre é agradável, MAS É NECESSÁRIO dessa forma você evita perder seu tempo e dinheiro com coisas que não te agradam e impõem limites saudáveis em suas relações, lembre-se de pensar primeiro em você e não no outro!
8 – Tente não ficar muito tempo sentado
Se você trabalha sentado, levante de hora em hora e de uma volta. E, quando tiver um tempo livre, se movimente, tudo é válido, dançar, caminhar, correr, andar de bike.
9 – Não se contente com pouco
Muita gente hoje vive com o mínimo do mínimo, pelo simples motivo de terem medo de se arriscar e fracassar. Lembre-se que quem vive bem hoje um dia teve que se arriscar, e isso vale pra tudo na vida, afinal… quantas pessoas vivem infelizes em suas relações apenas por comodismo, desperdiçando o maior bem que elas tem e que não pode ser recuperado: o tempo…
Então aproveite seu tempo vivendo a experiência que você sonha, se não conseguir realizar seus sonhos pelo menos viveu tentando!
10 – Não comemore antes do tempo
Nunca conte com algo que ainda não aconteceu, isso faz teu cérebro interpretar que já aconteceu e você de alguma pode acabar perdendo o foco e começar a agir de maneira desleixada, e isso em uma situação onde o resultado final dependa do seu foco e desempenho pode ser bastante prejudicial.
11 – Sem desculpas
Esse é um péssimo hábito e extremamente comum na vida das pessoas. Frequentemente arrumamos desculpas para atrasos em compromissos e tarefas que nos foram atribuídas, mas isso só nos tornam más pessoas e ao final descobrimos que estamos enganando a nós mesmos.
Então só use essa desculpa caso você realmente precise, por exemplo quando está doente, caso contrário corra atrás e chega de procrastinar!
12 – Evite acompanhar a vida de famosos
Viver a vida de celebridades é um entretenimento vazio, porque não soma nada a sua vida, foque em conteúdo que te faça uma pessoa melhor e não a vida dessas outras pessoas.
13 – Abandone o perfeccionismo
Ninguém é perfeito! Buscar perfeição em tudo é viver insatisfeito na certa, e acho que o propósito é o contrário disso né? Então nada de reclamar do que não saiu como você esperava, as vezes é nesses deslizes que as coisas mais surpreendentes da vida acontecem.
14 – Aprecie o caminho
Você tá lá dando trabalhando duro pra pagar seus estudos e estudando horrores pra terminar a sua faculdade. Devido a isso você se isola e deixa de viver, e depois de formado você começa tudo de novo. Afinal, você quer evoluir profissionalmente, pra um dia ter segurança e conforto na vida.
Na teoria essa ideia é maravilhosa, mas só aí você perde ou perdeu de 10 a 20 anos da sua vida sem ter vivenciado muitas experiências, apesar de eu citar 20 anos a maioria nunca param com esse ciclo. Na verdade até param. Mas aí já é tarde. Então corra atrás dos seus objetivos, mas faça do caminho algo o mais agradável possível, se socialize, sorria com o processo e aproveite os pequenos momentos de felicidade. É deles que você vai lembrar quando estiver velhinho relembrando os melhores momentos da sua vida. E isso vale pra tudo viu? Eu mesmo, das viagens que fiz pra lugares onde sempre sonhei, tenho mais lembranças de coisas pequenas que vivi durante o trajeto que o lugar em si. As pequenas e simples coisas da vida é que tornam as grandes coisas extraordinárias!
E você? O que te faz feliz? Comenta com a gente!