Na hora de decorar qualquer ambiente, seja ele um escritório ou a sua sala de estar, existem diversos elementos que podem trazer muito mais beleza e personalidade do que você pode imaginar.
Uma das opções que se tornou uma verdadeira febre é a chamada galery wall, ou galeria na parede. E não é para menos, já que esse tipo de decoração pode ser usado em todos os espaços de uma casa, seja atrás da cabeceira da cama ou da escrivaninha, no lavabo, na sala, na cozinha ou até mesmo na área de serviço.
Criar essa composição requer, principalmente, uma dose extra de criatividade e uma combinação de cores, elementos, formas e texturas que, mesmo completamente distintas, consigam conversar entre si.
Um pouco mais sobre galery wall
Quem nunca ouviu falar de galery wall pode ficar um pouco assustado, mas, na verdade, não há grandes segredos para se montar uma galeria de parede. Trata-se, em resumo, de uma junção de quadros, fotografias, posters e outras peças decorativas em uma mesma parede – uma referência às galerias de arte.
Um dos fatores mais interessantes de se criar uma galery wall é poder deixar o ambiente mais personalizado, já que as peças usadas devem refletir, de alguma forma, suas próprias crenças, ideias e gostos pessoais.
Não adianta criar uma galeria com quadros super modernos e destacados se você tem um estilo mais reservado; nem tampouco usar cores sóbrias quando se prefere tons mais iluminados e coloridos. A ideia de uma galery wall é exatamente revelar para todos um pouco da sua personalidade.
Claro que isso não impede que sua galeria seja composta por elementos completamente diferentes, como uma pintura e uma fotografia. Tudo vai depender do seu gosto e da forma como esses objetos vão ser dispostos na parede.
Como já foi dito, existem diversos espaços onde você pode criar a sua própria galeria. Contudo, a depender do local, vale a pena investir em aspectos relacionados àquele ambiente.
Se for criar uma composição para a cozinha, por exemplo, vale a pena investir em cores, formas e texturas que despertem sensações relacionadas ao paladar. No banheiro, uma opção é trazer sensações relacionadas ao relaxamento, a exemplo de elementos ligados ao mar, à água ou mesmo às flores.
No final das contas, não existe uma única forma ou uma forma certa de se montar uma galery wall. Tudo vai depender muito mais do seu gosto e personalidade, o que não deixa de garantir ainda mais originalidade ao ambiente.
Como montar sua galery wall
O primeiro passo é escolher quais quadros, telas e demais objetos serão usados. Definido isso, é preciso montar uma espécie de quebra-cabeça com o local onde cada peça será colocada.
A sua galeria não precisa ter elementos iguais, nem tampouco precisa haver uma simetria 100% na disposição das peças. Claro, se você optar por isso, deve tirar todas as medidas e fazer as marcações previamente, mas não é nada obrigatório.
Para facilitar a visualização de como vai ficar a sua galery wall, você pode recortar moldes das telas e objetos que serão pendurados com papel kraft e depois colar esses moldes na parede com fita crepe. Além de melhorar a visualização de como vai ficar, você também vai ter uma marcação prévia dos lugares onde pôr cada item.
Lembrando que as paredes devem estar previamente pintadas e limpas antes de montar a sua galeria. Quanto à fixação, você pode escolher entre o uso de pregos, fita dupla face com alta fixação ou ainda usar apoios em prateleiras, bancadas e estantes. Agora que você já sabe como montar a sua própria galeria na parede, dê asas à sua criatividade e se permita criar um formato que traduza seus próprios sentimentos, gostos e ideias, resultando em uma decoração super original e única.