Além de economizar, você tem a chance de conhecer mais sobre a gastronomia local fugindo dos roteiros clássicos
Viajar, a trabalho ou lazer, exige um bom planejamento. Tudo começa com a escolha do destino, a compra das passagens e a seleção dos melhores hotéis em SP ou outra cidade para a qual você deseja ir.
Depois, é hora de analisar as finanças e delimitar um orçamento a ser gasto enquanto você estiver fora. Almoçar e jantar nos restaurantes mais famosos pode ser interessante, mas e se você pudesse fazer sua própria comida?
Uma dica que muitas pessoas deixam passar é a possibilidade de visitar os mercados e as feiras locais enquanto está viajando, algo que, além de evitar que você fuja da dieta, dá uma folga para sua carteira!
Reserve um dia para ir ao mercado
Antes de viajar, você pode dar uma pesquisada no Google Maps para ver os mercados nas proximidades do hotel escolhido. Não deu tempo de fazer isso ou esqueceu? Pergunte na recepção do hotel e vá às compras.
Nesse caso, é indicado pensar na parte mais saudável da sua alimentação. Compre frutas, água, torradas, sucos, saladas e até iogurte. Afinal, o frigobar do quarto está ali para ser aproveitado.
Esses alimentos podem ser seus lanches da tarde ou levados para curtir durante os passeios. Quem gosta de algo bem leve, como saladas, pode até jantar no quarto em uma das noites em que estiver muito cansado. Só pedir no hotel um pouco de azeite, sal e outros temperos.
Conheça o mercadão da região
Outra opção que promete ser divertida e interessante durante a viagem, ainda mais aqui no Brasil, é conhecer o mercadão da cidade. Esses espaços costumam ter um ar histórico e contam com várias barraquinhas de vendas de comidas locais e outras opções mais conhecidas.
É onde as pessoas vão para comprar peixes, chocolates ou experimentar alguma comida típica. Também vale marcar um happy hour ou sair com os amigos para tomar um chopp e comer uma porção.
O mercadão costuma fechar cedo em determinadas cidades, em torno de sete horas da noite, então, precisa ser um passeio mais para o começo do fim da tarde. Ainda, tirando a opção de tomar um chopp, é um passeio focado em comida que também combina com o turno da manhã.
Como são espaços bastante conhecidos e turísticos, basta uma busca rápida no Google para descobrir se você está perto do mercadão municipal ou regional. E mesmo se não estiver, dê um jeitinho de ir com a ajuda do transporte coletivo, aplicativos ou táxi.
Visite as feirinhas de alimentos e artesanato
As feirinhas de alimentos e de artesanato também são atrações turísticas tanto para quem vive na cidade quanto para quem está a passeio. Você pode comer um bom pastel, daqueles bem recheados, comprar alguma compota e até ver roupas para levar para casa.
Quem tem um lado mais místico pode querer dar uma parada nas barraquinhas com colares e pulseiras de pedras, levar um incenso para casa e até algum item religioso.
É um passeio que costuma acontecer pela manhã e começo da tarde, então, já separe seu tênis preferido e se prepare para caminhar sem pressa, olhando tudo com muito carinho e atenção.
Muitas das feirinhas contam com as duas opções: comida e artesanato. Por isso, vale tomar o café da manhã por ali ou — se você não abre mão do café do hotel — fazer um lanche no meio da manhã. Depois, é só passear em cada barraquinha e admirar os trabalhos.
É certo que você não vai conseguir provar tudo ou levar itens de toda a feira para casa, mas vai encontrar muitas lembrancinhas para entregar para familiares e amigos. Assim, para descobrir mais sobre essas feirinhas, não deixe de perguntar na recepção do hotel onde elas costumam acontecer e em quais dias.