Do veterinário ao adestrador: explorando carreiras no mundo animal

É por meio do amor aos animais que surgiu o desejo de cuidar deles  

No mundo animal, é possível trabalhar em diferentes áreas. Com certeza, essa é uma jornada repleta de paixão, desafios e, sem dúvidas, recompensas. 

Seja como veterinário, que se dedica à saúde e bem-estar, conhece os tipos de medicamentos e as vitaminas para cachorro que ajudam na nutrição e no fortalecimento da saúde dos nossos companheiros de quatro patas, seja como adestrador, que ajuda a moldar comportamentos e melhorar a convivência entre pet e tutor, cada carreira tem sua relevância e contribui para a vida dos animais. Inclusive, diversas delas surgiram da união entre o amor pelos animais e a aptidão para o cuidado, que se transformou em profissão.

O amor pelos animais transformado em profissão

O amor é fundamental para quem deseja seguir uma carreira no mundo animal. Esse sentimento é a base que motiva muitas pessoas a escolherem profissões como veterinário, adestrador, tosador ou cuidador de animais silvestres. Quando você tem um carinho genuíno pelos bichos, o trabalho deixa de ser apenas uma obrigação e se transforma em uma missão de vida.

Desde a infância, muitos já demonstram um interesse especial por cuidar e entender os bichos. Essa conexão emocional fortalece o compromisso e a dedicação necessária para enfrentar os desafios diários dessas profissões.

O reflexo da paixão resulta no cuidado com a saúde, com aplicação do treinamento adequado e a proteção dos habitats naturais dos pets. É por essa causa que os profissionais são motivados a buscar sempre o melhor para seus pacientes e clientes, contribuindo significativamente para o bem-estar e a felicidade dos bichos e dos pais de pets.

Dessa forma, podemos afirmar que o amor pelo animal não só impulsiona a escolha da profissão, mas também garante um trabalho realizado com ética, paixão e excelência.

Profissões para quem deseja trabalhar com animal

Há diversas profissões relacionadas aos animais que são igualmente importantes e gratificantes quanto ser veterinário e adestrador. Conheça algumas opções.

Tosadores

Esses profissionais são essenciais para os cuidados estéticos e higienização dos pets. Imagina se não existisse esse profissional, os pets não teriam um dia de beleza, não ficariam tão cheirosos e limpos para seus donos. 

Logo, eles são indispensáveis para realizar tosas específicas para cada raça, banhos terapêuticos, limpeza de orelhas, corte de unhas, entre outros serviços. A formação não exige graduação. A certificação pode ser obtida por meio de cursos técnicos e práticos, que ensinam técnicas de manejo e bem-estar animal. 

Talvez um dos maiores desafios para seguir essa carreira seja ter que lidar com animais ansiosos e agressivos, mas as recompensas são visíveis na satisfação dos donos e no conforto dos pets.

Biólogos

Com foco no estudo e na conservação de animais em ambientes naturais, os biólogos ajudam na proteção da biodiversidade. Eles realizam pesquisas de campo, monitoram populações de espécies e desenvolvem projetos de conservação. 

Para ter essa formação, é necessário cursar uma graduação em Biologia, fazer  especializações em áreas como zoologia, ecologia e conservação e construir maiores níveis de conhecimento teórico e prático. Os desafios enfrentados por essa área envolvem trabalhar em condições adversas e necessitar de financiamento para pesquisas. No entanto, a participação desses profissionais na preservação da natureza é inestimável.

Cuidadores de animais silvestres

Esses profissionais trabalham em reservas e santuários, dedicando-se ao cuidado de animais que não podem retornar à natureza, seja por questões de saúde, seja por terem sido criados em cativeiro. É de responsabilidade deles a:

  • alimentação;
  • limpeza dos recintos;
  • observação do comportamento;
  • administração de cuidados veterinários básicos. 

A formação pode variar e inclui desde cursos técnicos até graduações em áreas como Medicina Veterinária ou Biologia. Assim, trabalhar com animais de grande porte e situações de resgate é um desafio e tanto, mas as recompensas vêm na forma mais sutil possível, contribuindo para a reabilitação e o bem-estar desses animais.

Veterinária

Os veterinários enfrentam longas horas de trabalho, emergências inesperadas e situações emocionais difíceis ao lidar com doenças terminais, bem como decisões duras como a eutanásia. Além disso, assim como os médicos, há sempre a constante necessidade de estarem se atualizando, já que a medicina veterinária está em constante evolução.

Mas, certamente, acompanhar a recuperação de um animal após um tratamento ou cirurgia bem-sucedida é extremamente gratificante, além da incrível relação de confiança e gratidão construída com os donos dos pets, que também é uma recompensa valiosa.

Adestrador

Para se tornar adestrador, é preciso buscar uma certificação técnica, ter foco no comportamento do animalzinho e saber aplicar técnicas que ajudem a melhorar a convivência entre eles e os humanos. Apesar das longas horas de trabalho, situações emocionantes e, às vezes, estressantes, as recompensas são igualmente gratificantes ao ver um animal se recuperar ou aprender um novo truque.