6 Dicas Infalíveis para tratar a queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema que incomoda muitas pessoas, além de ser um incômodo ter cabelo espalhado por toda a casa, este problema também pode desencadear problemas sérios com a autoestima. Se você é uma das pessoas que sofre com a queda de cabelo, fique tranquilo pois trouxemos 6 dicas para tratar a queda capilar.

Os fatores que levam a queda excessiva dos fios podem ser várias e embora seja comum perder cerca de 100 fios por dia, principalmente no outono e no inverno, quando a quantidade aumenta, pode ser necessário consultar um dermatologista para descobrir o que está causando a queda capilar. 

Além da época do ano, outro fator que interfere diretamente na queda de cabelo é a idade, conforme ficamos mais velhos, a tendência é que nossos fios capilares fiquem mais finos e podem cair com mais frequência.

Não só a idade é um fator importante que influencia diretamente na queda de cabelo. A genética é uma das razões mais populares que causam a queda de cabelo. A calvície que atinge principalmente os homens de 17 aos 40 anos, é um dos principais motivos da queda de cabelo.

Apesar de ser um problema muito comum e com muitas causas, hoje em dia existem diversos tratamentos para melhorar a queda capilar. Mas antes de falar dos tratamentos, é importante sabermos o que pode estar causando a queda capilar.

Principais causas

É importante lembrar que a causa para queda de cabelo pode ter motivo diferente para cada pessoa, por isso, é importante consultar um dermatologista para descobrir o que está causando a queda dos seus fios.

Estresse

O estresse é o principal responsável por causar diversos problemas para nosso corpo, organismo e para os fios capilares. Por isso, é importante que você saiba como cuidar e tratar tanto do estresse físico como do estresse mental.

A principal dica que recebemos quando procuramos formas de diminuir o estresse, é reduzir a carga horária de trabalho. Entretanto, existem outras formas que podem te ajudar a diminuir o estresse.

Ter uma dieta balanceada com os principais nutrientes que o organismo precisa, criar uma rotina de exercícios diários e tirar um tempo de lazer, podem ser ótimas formas de diminuir o estresse diário.

Colocando essas dicas em prática, seu estresse pode diminuir significamente junto com sua queda de cabelo.

Anemia

A anemia é uma condição que atinge principalmente crianças, gestantes e lactantes. A principal causa para esse problema é a falta de nutrientes e oxigênio no organismo. Essa carência, faz com que os fios fiquem cada vez mais fracos e tendem a cair com mais frequência.

Além da queda de capilar, a anemia também causa diversos outros tipos de problema no organismo, tais como: palidez, tontura, perda de peso, falta de apetite, fadiga, apatia e muitos outros. Por isso é tão importante que você tenha uma dieta que abranja todos os nutrientes que o organismo precisa.

Problemas hormonais

Alterações hormonais são outros fatores que levam a queda de cabelo contínua. Elas podem acontecer naturalmente em várias épocas da vida, mas ocorrem principalmente durante a gravidez e a adolescência.

Nas mulheres, elas ainda podem acontecer por tomar pílulas anticoncepcionais e até mesmo outros métodos. Lembre-se de consultar sua ginecologista se algum método anticoncepcional esteja causando queda capilar.

Calvície

Como já falamos anteriormente, a calvície é um dos principais responsáveis pela queda de cabelo e embora atinja majoritariamente homens, esse também pode ser um problema em mulheres.

A causa da calvície também são várias e podem ser decorrentes de genética, má alimentação, falta de nutrientes e pouco cuidado com o couro cabeludo.

Embora existam diversos motivos que causam a queda dos cabelos, você pode ficar tranquilo pois temos diversos métodos de tratar esse problema, e é disso que vamos falar agora..

Tratamentos para queda de cabelo

Hoje em dia existem tanto tratamentos caseiros quanto tratamentos químicos e com uso de fitoterápicos para você escolher com qual deles vai tratar a queda dos seus fios.

Alimentação

É importante, não só para a saúde dos fios mas também para a saúde do organismo,que você tenha uma alimentação balanceada e com todas as vitaminas necessárias, como a B, B3, B5 e B12, para que seus cabelos permaneçam saudáveis e que caiam cada vez menos.

Alimentos com ferro, betacaroteno, ômega 3 e fibras também são essenciais para manter um cabelo bonito, hidratado e saudável.

Minoxidil

O minoxidil já é um produto muito conhecido por estimular principalmente, o crescimento da barba mas o que muitos não sabem é que ele também estimula os fios capilares. Esse produto aumenta o volume de pelos e proporciona um couro cabeludo sem falhas.

Para garantir a estimulação de novos folícuxlos, crescimento dos pelos e combate da queda capilar, é recomendado que o uso do Minoxidil seja feito por pelo menos 3 meses.

Babosa

A babosa é um planta muito popular que já faz parte da rotina de muitas mulheres em tratamentos de skincare. Porém, essa planta também pode ser utilizada para garantir mais saúde dos fios capilares.

A babosa é uma planta rica em aloe vera, que possui grandes benefícios para manter a hidratação do cabelo, impedindo a queda capilar e promovendo a fortificação dos fios.

Para que a hidratação com babosa seja ainda mais eficiente, é recomendado misturar uma folha de babosa com pelo menos um copo e meio de água e deixar agir no cabelo por mais ou menos 15 minutos.

Fazendo isso semanalmente, você garante fios mais bonitos e fortes o tempo todo.

Antifúngicos

Algumas vezes a queda de cabelo pode estar ligada com a presença de fungos no couro cabeludo. Resolver o problema da queda dos fios quando relacionada à essa causa é bem simples e não tem muito segredo.

Com a indicação de um dermatologista, faça o uso de algum antifúngico recomendado para seu tipo de pele e cabelo. Tem algum outro truque infalível para combater a queda dos fios? Deixe aqui nos comentários! E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para receber mais dicas de beleza e bem estar.