Descubra como alcançar o tão sonhado inglês avançado e abrir novas oportunidades
Aprender uma nova língua pode ser desafiador. Associar a sua língua mãe com uma estrangeira, lembrar de todas as palavras, montar frases, entender o que uma pessoa fala e falar com outra pessoa de forma compreensível.
Seja para viajar, trabalhar, lazer ou até para assistir aquele filme sem legenda, entender completamente um novo idioma é difícil. Ainda mais falando do inglês, idioma considerado oficial mundialmente, com regras semânticas diferentes do português.
No entanto, há algumas técnicas para aperfeiçoar seu conhecimento no idioma, além de uma aula de inglês avançado. Separamos algumas bem fáceis de colocar em prática, a fim de que você insira a língua inglesa naturalmente no seu cotidiano, expandindo seu vocabulário e alcançando o tão sonhado inglês avançado.
Aprenda cinco palavras novas por dia
Uma das formas de inserir o inglês no seu cotidiano é aprendendo, no mínimo, cinco palavras em inglês no dia. Procure palavras que façam parte do seu cotidiano, e não ao contrário. Por exemplo, se você pega o transporte público todo dia, aprenda como se fala transporte ou ônibus, metrô, trem, seja o que você utiliza. Ou se você cozinha regularmente, aprenda o nome dos ingredientes, dos utensílios de cozinha e dos eletrodomésticos que você utiliza.
Não se esqueça de repassar de tempos em tempos e formar frases com esses objetos. Assim, você estimula seu cérebro a pensar em inglês também, além de aumentar seu vocabulário.
Assista séries e filmes legendados
Muitas pessoas aprendem uma nova língua por meio do entretenimento, assistindo filmes e séries legendados. Assim, seu cérebro vai associando a pronúncia e fixando no cérebro. Depois que assistir legendado em português, você pode fazer o exercício de assistir com as legendas em inglês, para treinar a gramática e, depois, porque não assistir sem legendas com o idioma em inglês, para treinar seu ouvido?
É recomendado que esse exercício seja realizado com séries curtas como sitcoms (séries de comédia), principalmente se você for iniciante. Se você se sentir confiante, pode fazer isso com vídeos do YouTube ou até com podcasts, livros, audiobooks, entre outros meios de informação.
Coloque seu celular em inglês
Diversas pessoas usam aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, computador, para diversas funções. Seja para lazer, trabalho ou para conversar com uma pessoa querida, os eletrônicos estão presentes na nossa vida quase 24 horas.
Então, por que não colocar as configurações do seu celular ou de seu computador em inglês? É uma forma de aprender palavras novas e inseri-las no cotidiano sem alterar sua rotina. Além disso, poderá aprender palavras que estão fora da sua zona de conforto ou palavras do mercado tecnológico, que cresce cada vez mais.
Treine sua conversação
Uma das maiores dificuldades das pessoas que aprendem outro idioma é a pronúncia e conversação. Consumindo conteúdos de áudio em inglês, você pode melhorar sua pronúncia e fixá-la na mente. No entanto, é necessário que você treine sua conversação com outras pessoas, a fim de que você esteja hábil para manter uma conversa e se comunique de forma clara com outras pessoas.
Se você faz um curso, pergunte ao seu professor se tem aulas de conversação, muitas pessoas não sabem que é uma possibilidade. Outra opção é chamar um amigo para treinar com você, lembre-se que a vergonha não deve ser um empecilho nessa hora. Assim, você insere palavras do cotidiano no seu vocabulário e pode treinar sua pronúncia, ao mesmo tempo, além de achar sinônimos para algumas palavras.
Baixe aplicativos para conversar com gringos
Conversar com pessoas nativas na língua que você deseja aprender pode ser de muita ajuda. Afinal, nem só de teoria se sustenta o estudo do inglês. Conversando com uma pessoa gringa, você pode aprender gírias e expressões que os livros muitas vezes não ensinam.
Existem aplicativos específicos que a pessoa ensina um idioma para você enquanto aprende seu idioma, como uma troca. Assim, você pode ajudar outras pessoas enquanto aprende mais sobre aquele idioma. Além disso, alguns aplicativos de relacionamentos possuem a opção de falar com nativos de outro país.