Gatos: esses bichanos fofinhos, carinhosos e espertos que são amados por muitas pessoas. Mas, é claro, assim como todo ser vivo, eles têm curiosidades peculiares que vão desde o daltonismo até as especificidades da ração de gato. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira.
Eles não conseguem sentir os sabores doces
Isso mesmo, os gatos não possuem detectores de açúcar na língua. É uma característica evolutiva dos felinos, já que as papilas deles servem apenas para limpar e alisar os pelos.
Eles só sentem os sabores pelas glândulas receptoras de sabor, nas laterais da língua, mas elas não conseguem detectar o gosto doce dos alimentos.
Impressões digitais não são dos dedos
Os gatinhos possuem, sim, impressões digitais. Assim como as nossas, elas são o que diferencia um do outro, mas não ficam nos dedos, como nos seres humanos. As impressões digitais deles ficam no nariz, que é a única parte do corpo que é diferente de um para o outro.
Bigodes não são acessório estético
Os seres humanos utilizam o bigode como um senso de estética porque acham bonito ou estiloso. Mas nos gatos não é só isso! Eles são parte vital do animal. É por meio do bigode que eles conseguem detectar o tamanho dos espaços por onde passam e absorvem as informações sobre o que eles encostam.
Isso porque os bigodes possuem conexões que ficam ligadas às células nervosas dos gatinhos.
Daltônicos?
A visão dos felinos pode ser comparada à visão dos humanos que possuem daltonismo. Eles veem apenas tons de azul e verde, e as cores vermelho e rosa, por exemplo, podem ser confusas para eles.
Mas a visão deles é melhor do que a dos cachorros, por exemplo, que só enxergam em tons de cinza, como afirmam as pesquisas.
Brincar de atacar
Uma curiosidade bem inusitada é que os gatos se divertem brincando de atacar. Pode até parecer agressividade, mas não é. Eles fazem isso para chamar atenção e brincar com os donos, o que faz parte do instinto animal deles.
Se o seu gatinho está querendo “brigar” com você, aproveite para se divertir com ele. Só tome cuidado com os possíveis arranhões.
Como o gato se comunica conosco?
A forma de comunicação entre os bichanos e o ser humano é pelo miado e pelo contato, se esfregando.
Os sons mostram que eles estão tentando nos dizer algo. Muitos não miam, mas emitem outros sons, como o ronronar. Eles se esfregam nos humanos como forma de carinho, pois possuem glândulas odoríferas nas bochechas e nas patas. Dessa forma, estão passando o cheiro deles para nós.
Gatos pretos dão azar?
Essa é uma lenda antiga e está associada à cultura da época da inquisição. Os gatos de coloração preta eram ligados às bruxas e feiticeiras, que tinham muitos destes animais.
Mas não, eles não dão azar! Pelo contrário, dão muito amor e carinho como qualquer outro. Só é necessário oferecer a mesma atenção em troca.
Saltos gigantes
Os felinos são conhecidos pelas habilidades com saltos. Sim, eles conseguem pular, em média, até sete vezes a altura deles. Por isso, muitas vezes têm facilidades em fugir, subir em janelas e árvores, por exemplo.
Suor pelas patas
As glândulas sudoríparas dos felinos ficam localizadas nas patinhas, mais precisamente naquela parte “almofadada”, que toca o solo.
Por isso, é comum enxergar as marcas das patas por onde eles andam. Além disso, para se refrescar, os gatos costumam lamber as patinhas.
Curiosidades sobre gatos: Assassinos em série?
Apesar de serem fofos, os gatos ainda têm instintos silvestres, entre eles o de caça. Estudos afirmam que eles têm o costume de matar animais menores, como aves e insetos, e não para se tornar alimento, mas como diversão ou até mesmo para ser um “troféu”. No entanto, não fique preocupado se seu gatinho levar um bichinho morto para você, isso é sinal de carinho e amor, como se fosse um presente que ele caçou para você.