Manuseio de alimentos e manutenção correta podem evitar acidentes
O forno de micro-ondas é sinônimo de praticidade e eficiência e está presente em boa parte dos lares do mundo desde o ano de 1947, quando foi inventado nos EUA. Mais de sete décadas depois, seu design e seu interior passaram por algumas reformulações.
Modelos com travas de segurança infantis passaram a ser comercializados com a promessa de evitar acidentes e até incêndios. Apesar dessas precauções tomadas pelos fabricantes, sempre é bom atentar-se aos cuidados com o micro-ondas em casa para não colocar em risco sua segurança ou de seus familiares. Para isso, preparamos algumas dicas a seguir.
Instalação
Os micro-ondas devem ficar em uma altura facilmente alcançável, pois, se ficarem em locais muito altos, seu conteúdo pode cair e queimar quem está embaixo. Além disso, nunca é aconselhado deixar crianças manusearem sozinhas os aparelhos.
Outro fator que não pode ser esquecido durante sua instalação é a distância entre as paredes e móveis, uma vez que esses eletrodomésticos precisam de espaço para as saídas de ar. Verifique sempre o espaçamento mínimo no manual de instruções.
Manutenção
Fique sempre atento aos possíveis sinais de ferrugem, à vedação e à porta, verificando dobradiças e trincos. A radiação gerada na parte interna do micro-ondas é prejudicial à saúde humana e pode escapar se o aparelho estiver em mau estado. Nesse caso, recomenda-se interromper seu uso e levar um técnico especializado.
Cuidados ao usar o micro-ondas
A utilização do eletrodoméstico exige algumas recomendações específicas em relação ao preparo dos alimentos. Confira as principais:
Líquidos
Esteja sempre com a atenção redobrada ao aquecer líquidos no micro-ondas. Eles podem entrar em ebulição quando você for retirar e explodirem e sair do recipiente, com alto risco de queimaduras gravíssimas.
Isso acontece porque o aquecimento é feito de dentro para fora, criando vapor e pressão no interior do líquido e que ao entrar em contato com a temperatura externa causa uma reação explosiva. Se puder utilize recipientes fechados.
Fure os alimentos
Alguns alimentos que possuem membranas, casca ou pele, como a salsicha, não devem ser aquecidos no micro-ondas, já que retêm calor e vapor em seu interior, com risco de estourar posteriormente pela pressão e queimar alguém.
Para diminuir o perigo, caso o uso seja necessário, lembre-se de furar a comida com um garfo antes de colocar de ligar o aparelho.
Nada de plástico!
Com exceção dos plásticos preparados especificamente para irem ao micro-ondas, a maioria dos recipientes deste material podem liberar um composto orgânico chamado dioxina. Apesar de ser incolor e não apresentar cheiro, a solução é cancerígena.
Portanto, em pequenos aquecimentos utilize recipiente de vidro, cerâmica, porcelana e louças. Já em receitas mais elaboradas que pedem cozimento, o recomendado é usar refratários e cerâmicas vitrificadas.
Utilize luvas
As luvas de cozinha não servem apenas para evitar queimadura, mas também para ajudar a segurar com firmeza certos recipientes, como o vidro. Ao ser aquecido, o material pode ficar úmido e escorregadio, causando acidentes.
Metais, cobre e uvas são proibidos!
Em hipótese alguma coloque objetos e recipientes metálicos no micro-ondas, pois as ondas em contato com o metal irão gerar faíscas que podem estragar seu aparelho, provocar incêndios e até explosões!
Outros itens que podem pegar fogo incluem xícaras cromadas e frutas como a uva, uma vez que quando aquecida acaba por conduzir eletricidade e pegar fogo em seguida.
Distância segura
O micro-ondas é um aparelho que possui borrachas de vedação para impedir que a radiação escape. Contudo, com o passar dos anos, elas podem enfraquecer e algumas ondas podem vazar. Então, evite ficar próximo do aparelho, enquanto ele estiver em funcionamento.
Um teste rápido para verificar a vedação e a necessidade de uma eventual manutenção é colocar uma maçã perto da porta do eletrodoméstico. Ligue o aparelho por um ou dois minutos. Se a fruta cozinhar, é sinal que a radiação está escapando.
Limpeza
A higienização do aparelho também é fundamental para garantir seu bom funcionamento e evitar riscos à saúde. Veja como limpar seu micro-ondas adequadamente:
Parte externa
Como a geladeira e o fogão, os fornos micro-ondas também devem ser limpos frequentemente. Na parte externa, a limpeza é feita com um pano umedecido e um pouco de sabão. Nunca utilize palhas de aço ou detergente em pó. Para secar use um tecido ou papel-toalha seco.
No interior
Na limpeza interna, remova o prato de vidro com cuidado e lave separadamente em uma pia. Os mesmos itens usados para a parte externa também serão usados para limpar o micro-ondas por dentro.
Odor
Alguns odores podem impregnar o seu micro-ondas depois do uso. Um pequeno truque pode resolver com facilidade este problema: basta colocar uma tigela de vidro contendo água e um pouco de vinagre. Em seguida, ligue seu aparelho por um minuto. O interior do aparelho irá se encher do vapor que sai dessa mistura, removendo o odor. Depois é só secar com um pano seco ou papel toalha.