É fato que cada vez mais as pessoas estão migrando de casas para apartamentos. Isso ocorre por diversos fatores, como segurança, preços relativamente menores, possibilidade de ter áreas como piscina e academia, sem sair de casa, localização, entre outros. Os apartamentos, possibilitaram a liberdade que muitos desejavam, mas não conseguiam atingir.
Além disso, outro facilitador que surgiu foi o financiamento, proporcionando ainda mais facilidade para sair da casa dos pais, se livrar do aluguel, morar mais perto do trabalho, entre outros. A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras mais utilizadas para o financiamento, visto que seus juros são menores e o processo de aprovação é mais simples. Se você quer financiar um apartamento pela Caixa, mas está um pouco perdido, veja agora mesmo o passo a passo.
O que é e como funciona o financiamento?
Independente se você deseja comprar um imóvel novo ou usado, o pagamento pode ser financiado. Ou seja, o financiamento é realizado pelo banco, que paga ao vendedor do imóvel a quantia complementar necessária, sendo ressarcido posteriormente pelo comprador com juros e de forma parcelada. Durante esse período, o apartamento, nesse caso, fica ligado ao comprador, não podendo ser negociado enquanto a dívida não for paga.
Como financiar um apartamento?
Veja abaixo alguns passos fundamentais para que você possa realizar o financiamento de seu apartamento.
1. Decida qual imóvel quer
Não necessariamente, esse será o imóvel que você vai comprar, mas é importante realizar uma análise de apartamentos para ter noção da média de valores. Isso porque, ter essa ideia de preço facilita prever os gastos e analisar se é possível assumir o compromisso, de acordo com sua realidade financeira.
Como são diversos fatores a serem considerados, o ideal é encontrar uma imobiliária de confiança. Isso porque, como possui conhecimento de mercado e experiência, ela irá encontrar imóveis que atendam suas necessidades, gostos e orçamento. O financiamento pode ser um processo difícil, e ter uma empresa de qualidade irá facilitar o seu dia a dia.
2. Realize a simulação
No site da Caixa é possível realizar uma simulação de como será o parcelamento da quantia, possibilitando a visualização do valor das parcelas, entrada e taxas incluídas. Assim, é ainda mais fácil avaliar sua saúde financeira e analisar a possibilidade de continuar com o financiamento ou se é preciso escolher um novo apartamento.
Uma dica interessante é começar a avaliar futuras despesas, como impostos, documentação com cartório, taxas de condomínio, IPTU, contas de água, energia, etc. Principalmente se você está saindo da casa de seus pais, ter essa ideia de valores pode clarear sua mente e evitar dívidas futuras.
3. Separe todos os documentos
O apartamento que você queria está dentro de seu orçamento? Ótimo! Agora é hora de separar os documentos para apresentar à Caixa e realizar seu cadastro para iniciar o processo do financiamento. Aliás, caso tenha saldo no FGTS é possível utilizá-lo como parte da entrada e quanto maior for o valor, menor serão as parcelas. Os documentos exigidos pela Caixa Econômica Federal são:
- Documento de identidade (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de rendimentos;
- Extrato do Fundo de Garantia;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Carteira de trabalho.
A comprovação de renda será de acordo com sua colocação profissional. Por exemplo, caso tenha carteira assinada, é preciso apresentar os últimos holerites junto com a carteira de trabalho. Já para empresários, o documento é o pró-labore. Por fim, caso seja autônomo o recomendado é apresentar extratos bancários para comprovar movimentação financeira.
4. Aguarde a pré-aprovação
Essa etapa pode gerar muita ansiedade e costuma demorar 5 dias, no mínimo. Caso seu financiamento seja aprovado, você irá receber todos os detalhes, como prazo de pagamento, valor de entrada e juros. Realize novamente a conferência para confirmar se irá conseguir pagar todos os custos.
5. Avaliação
Aqui, os profissionais da CEF irão avaliar o imóvel em que você está interessado, analisando documentos do vendedor e se a propriedade atende as exigências da Caixa.
Como acelerar o processo de aprovação?
Se você tem um pouco mais de pressa e quer acelerar o processo, siga essas dicas:
Mantenha o nome limpo: Dificilmente o crédito será aprovado se o seu nome estiver sujo e presente nos serviços como SPC e Serasa. Portanto, se tem alguma dívida que não está quitada, realize o pagamento antes de iniciar o processo.
Tenha um profissional para contar: Imobiliárias possuem muita experiência no mercado e poder contar com essa ajuda facilita todo o processo. Além disso, elas sabem exatamente quais são os documentos necessários, como obtê-los e os trâmites para acelerar a aprovação.
Organize os documentos antecipadamente: Manter seus documentos atualizados é uma forma de agilizar o processo. Isso porque, a Caixa pode solicitar documentos a mais e caso não estejam atualizados, o processo se torna ainda mais demorado.
Ofereça um bom valor de entrada: Quanto maior for o valor de entrada, melhores serão as condições oferecidas pela Caixa, além de a aprovação ser liberada de forma mais rápida. E aí, gostou? Seguindo todas essas dicas conquistar seu apartamento será muito mais fácil!