Essa é uma técnica científica que você consegue diminuir o apetite e emagrecer sem tomar remédio. Barata. falei barata? Barata também!
Pra você conseguir emagrecer, diminuir o apetite e não sofrer com fome, com vontade de comer, uma coisa que você não pode (porque a dieta não deixa), é controlar o índice glicêmico dos alimentos. E o índice glicêmico é a velocidade com que o açúcar – o carboidrato daquele alimento que você acabou de comer – foi para o teu sangue.
Então, se você fizer uma alimentação com índice glicêmico baixo ou mais baixo possível, você vai ter menos fome. E, no final das contas, você vai comendo cada vez menos as refeições e você vai conseguir emagrecer.
Alimentos com índices glicêmicos menores de 55 (que é o índice glicêmico baixo):
- Lentilha;
- Feijão;
- Ameixa;
- Maçã;
- Aveia (principalmente o farelo de aveia, que além de ter um índice glicêmico baixo também tem poucas calorias).
Isso te vai ajudar a sentir menos fome a longo prazo. O ideal é você olhar para uma tabela. Veja essa tabela aqui, pra você conferir em quais são os alimentos com menor índice glicêmico. Quais são os carboidratos, frutas e legumes com menor índice glicêmico.
Como identificar os melhores alimentos
Em geral, quanto mais cru, mais verde e menos processado, menos cozido, mais baixo o índice glicêmico, que é isso que você quer. Mas não existe assim uma regra muito fechada, não é sempre assim, por isso tem sempre que dar uma olhadinha na tabela. Isso é especialmente importante para os diabéticos, porque ajuda a controlar a glicemia, então, quanto mais alimentos com baixo índice glicêmico consumir, mais controlada vai estar a glicemia.
Só que aplicando para quem quer emagrecer e fazer dieta e não sentir fome, isso significa que vou sentir fome muito mais tarde. E esse é o segredo, comer alimentos com baixo índice glicêmico. Se você consumir alimentos com alto índice glicêmico, você vai ficar com fome. Vamos pegar aqui uma coisa para ensinar.
Alto X Baixo Índice Glicêmico
Imagina que você comeu um pãozinho branco. Um pãozinho branco tem um alto índice glicêmico. De repente ele está no teu sangue todo. O que acontece é que o seu corpo vai produzir tanta insulina, pra fazer com que esse açúcar entre para a sua célula e te forneça energia, que na verdade, no susto, muita glicemia, muito açúcar no seu sangue. Você vai fazer um pico de insulina pra baixo. Isso é hipoglicemia. E você vai ficar exausto, cansado, morrendo de fome, você vai comer outro pãozinho e vai fazer exatamente a mesma história.
Aí você fala: “Mas acabei de comer e estou com fome de novo!”. Isso acontece quando os alimentos têm um alto índice glicêmico, é ruim para a dieta. Imagina que você comeu um pãozinho, não foi um pãozinho branco foi um pãozinho integral. O que acontece com um alimento com menor índice glicêmico, é assim: Você comeu! Espera aí que está difícil aqui. Então imagina, você está comendo pãozinho e, em vez de fazer um pico assim, em dez minutos você está morrendo de fome de novo, o que vai fazer é isso: vai durar um tempão aquele açúcar.
Quais alimentos escolher
Vai indo, vai sendo digerido aos poucos. Tem aveia, tem fibras, segurou o índice glicêmico. E, chegando aqui, você fala “tenho fome”, mas não é uma fome maluca. Você já teve esse tempo todo pra pensar na refeição. Não vai ficar morrendo de fome no susto. E isso ajuda em qualquer dieta. Ninguém merece ficar passando fome. Pra você diminuir o índice glicêmico de qualquer alimento, do feijão, do molho, do strogonoff, do molho de tomate, da panqueca, da sopa… Você vai usar biomassa de banana verde, quer ver como faz: super fácil, aqui! E dura muito tempo no freezer.
Agora um ótimo lanchinho com baixo índice glicêmico, pra você comer assim no dia-a-dia quando não tiver a biomassa de banana verde à mão: um iogurte com chia e um pãozinho integral com queijo com sementes. Além de ter um baixo índice glicêmico, te confere mais nutrientes pra você ficar com a pele mais bonita, cabelo, unhas, tudo! Você emagrece e fica mais bonita ainda! Não porque você emagreceu, mas porque está com o corpo nutrido. Pão integral com ovo é outra estratégia legal.
ARTIGO RELACIONADO: PNL para Emagrecer – Como Começar a Aplicar Hoje?
Se você quiser um ovinho cozido, pode ser um ovinho cozido com alface, tomate, no meio da tarde. Um pãozinho integral, um ovinho cozido às fatias, alface, tomate… Perfeito! E para o jantar, por exemplo, se você não gostar de arroz integral, você pode usar tomate cru, misture uma coisa crua na sua refeição. Você pode acrescentar farelo de aveia se você gostar.
Brócolis também é uma coisa legal para diminuir o índice glicêmico. Quanto menos cozido, menos molenga, mais crocante, menor o índice glicêmico, melhor para você. De qualquer forma, mesmo os alimentos com baixo índice glicêmico, que te ajudam a segurar a fome pra emagrecer, você precisa consumir em pequena quantidade, porque eles têm calorias, que é o outro fator que ajuda a engordar, não é só o índice glicêmico. As calorias também contam, também não é só calorias, os nutrientes também contam, mas é só para você ficar com isso em mente. Tudo o que você for consumir controlado, não é para comer até se entupir, entende?