Como descongelar alimentos no micro-ondas?

Domine os segredos desse eletrodoméstico e degele alimentos com rapidez e segurança

Descongelar alimentos é um processo que exige cautela. Há quem prefira deixar que isso aconteça naturalmente, baixando do freezer para a geladeira e esperando até que fique na temperatura ideal para cozinhar.

No entanto, nem sempre você tem todo esse tempo para esperar e pode contar com a ajuda do micro-ondas para acelerar o processo. Afinal, como funciona o descongelamento com o uso do eletrodoméstico?

Utilize a potência mínima

Nos modelos mais antigos, é preciso baixar a potência do aparelho, por não contar com a opção de degelar. A ideia é apenas deixar o alimento pronto para ir para a panela ou ao forno e não começar a cozinhar, então coloque na potência mínima.

O tempo muda conforme a quantidade e o tipo do alimento, mas no máximo 2 minutos já são suficientes para conseguir descongelar.

Use o botão descongelar

O botão descongelar é prático porque você pode colocar a quantidade (em gramas) de alimento a ser degelado. A função é usada para carnes e alguns aparelhos permitem até especificar o tipo de carne.

Após selecionar a quantidade, é só ligar e se atentar ao aparelho. No meio do processo ele vai apitar, indicando que você deve abrir e virar a carne. Faça isso, feche a porta, clique em ligar e espere a conclusão do processo.

50% da potência para pratos prontos

Como o botão descongelar foi pensado exclusivamente para carnes, você pode usar 50% da potência em pratos prontos guardados no freezer. O primeiro passo é transferir para um recipiente que pode ir no aparelho.

Em seguida, baixe a potência para 50% e aperte 2 minutos. Abra a porta do micro-ondas e observe se já degelou. Caso isso não tenha acontecido, programe mais tempo, de 30 segundos a 1 minuto.

Arrume os alimentos em forma de anel

Vai descongelar um prato pronto ou outro alimento diferente de carne? Quando for acomodar no recipiente, antes de levar ao eletrodoméstico, coloque a comida em formato de anel, para facilitar o descongelamento.

A ideia é garantir que tudo seja descongelado por igual, sem que o meio permaneça congelado.

Coloque um copo com água dentro do micro-ondas

Quando o prato a ser descongelado é pequeno e não ocupa muito espaço no aparelho, um truque pode ajudar no processo e evitar que o alimento comece a cozinhar é colocar um copo com água ao lado do prato. Depois disso é só apertar o botão ligar.

Isso faz com que a potência do aparelho, mesmo mais baixa, fique focada na água e não tanto no alimento. 

Carne pede mais cuidado

A carne é um alimento que exige mais cuidado na hora de degelar. Se você tem o botão próprio para essa função, selecione certinho a quantidade e nunca coloque mais de 900 gramas no aparelho.

Caso use o método manual, o aparelho precisa estar em 30% da potência e você tem que cuidar do tempo. Quanto menos carne, menos tempo. 2 minutos, por exemplo, é para uma quantidade grande, próxima dos 900 gramas.

Vegetais podem ir direto para o cozimento

Quem tem vegetais congelados já pode aproveitar o micro-ondas para fazer o preparo, principalmente se for em pequena quantidade. Nesse caso, o processo de descongelar e cozinhar é feito junto e você deve colocar um pouco de água.

½ xícara de água é suficiente para cozinhar entre 1 e 2 kg de vegetais. Para alguns deles, é indicado primeiro furar a casca, para que o vapor possa sair mais facilmente.

Descongele sempre porções pequenas

Para carnes, o limite do aparelho é de 900 gramas, porém, para pratos prontos e outros alimentos, é permitido um pouco mais. Vai depender do espaço que a comida ocupa no aparelho.

No entanto, o limite recomendado para quem pretende descongelar usando o eletrodoméstico é de até 2 kg de alimentos. Assim, é válido já congelar em porções menores para facilitar essa missão.