Pensar quando um vestido será usado é fundamental para definir tecidos, decotes, cores, acessórios e calçados. Algumas dicas para montar looks sem medo.
O verão se aproxima e, com ele, uma temporada de roupas mais leves e geralmente mais coloridas. Vestidos, shorts e sandálias rasteiras costumam dar o tom da estação mais badalada do ano.
Os vestidos estampados ou não, são uma peça fundamental porque alia conforto, praticidade e estilo, podendo ser combinado com diferentes peças, calçados e acessórios. De calças jeans e meia arrastão até tênis, sandálias e sapatos de salto.
Casamentos, praia, churrasco de família, jantar romântico ou balada com os amigos: todo lugar e hora é boa para um bom vestido.
Se você adora vestidos ou deseja começar a usá-los mais, confira algumas estratégias para criar visuais despojados que tenha esse elemento como um de seus componentes.
Estilo Cottagecore
Essa é a tendência mais recente no que se refere a vestidos. O movimento cottagecore (ou “farmcore”) se baseia na romantização da vida do campo, valorizando a simplicidade e um contato maior, intenso e harmônico com a natureza.
A estética desse movimento é marcada por cores mais suaves, como o branco e o bege, além de tons amarelados, esverdeados e amarronzados. O vestido nesse estilo geralmente é feito de linho ou algodão, branco e pode apresentar mangas bufantes — que são ótimas para valorizar a região do colo.
Outro detalhe é uma silhueta mais marcada, sobretudo na cintura, já que essa era a moda mais popular no final do século XVIII. Referente às estampas, os bordados e florais dão o tom do cottagecore. Esse estilo comporta diferentes calçados, desde sandálias rasteiras a botas de cano curto — remetedo ao ambiente campestre.
Jeans e tênis
Para quem adora um look mais despojado que mantém o estilo, vale apostar na combinação vestido e calça jeans, sobretudo, se o clima está mais frio e você é mais sensível às temperaturas mais amenas.
Se o jeans não está entre os seus tecidos preferidos, deixe o calçado somente com o tênis. Essa mistura é super adequada para ocasiões mais informais que exigem algum charme — como a ida a um parque com amigos ou tomar um café da tarde.
Para quem adora fugir do tradicional, uma boa pedida são os vestidos com fendas na perna, deixando o visual mais refrescante e sensual. Para quem prefere um look mais romântico, mangas largas e a estampa de bolinhas (poá) são uma boa opção.
Decotes
Os decotes são importantes em qualquer roupa, principalmente nos vestidos e são marcantes para conferir um ar ao visual: despojado, romântico, clássico, sexy, assimétrico ou mais despojado.
Modelos tomara que caia deixam o corpo mais à mostra (o que pode não ser tão adequado em ambientes de trabalho, por exemplo), mas podem ser muito agradáveis se a ocasião for uma ida ao parque ou um encontro com amigos. Os decotes quadrados dão um ar mais vintage, especialmente nos modelos sem mangas e em tons pastel.
Agora, se a ocasião for mais formal ou permitir mais ousadia, aposte nos vestidos com botões frontais, que oferecem ainda mais elegância quando são combinados com um bom salto alto.
Essa opção costuma ser ótima para quem teve um dia mais corrido e não sobrou tempo de passar em casa para tomar banho e trocar de roupa para o próximo compromisso. Jogar um blazer ou terninho dá um ar fatal à produção.
Acessórios
Pulseiras, colares e brincos são indispensáveis para finalizar qualquer visual e são fundamentais para harmonizar as peças escolhidas.
Vestidos tomara que caia, geralmente, pedem colares menores — ou nenhum para quem quer destacar essa região à mostra. Para balancear, invista em brincos mais chamativos e maiores. Para looks mais simples, vale buscar modelos maiores e até coloridos, para quebrar o ar mais minimalista. Para ocasiões mais formais, é bom manter a paleta de cores mais clássicas ou complementares ao vestido. Em contextos mais informais, se você não tem medo de fugir do tradicional, uma boa é investir em cores contrastantes entre os acessórios e o vestido.