Confira os cuidados diários necessários para manter o piso limpo e com brilho por mais tempo.
Conservar os pisos de um ambiente é essencial para mantê-los com a aparência de limpos, com brilho e, principalmente, para aumentar sua vida útil. Esses revestimentos costumam não ser baratos, sendo assim, saber como cuidar corretamente deles pode garantir maior durabilidade e menos gastos.
Além disso, quem costuma limpar a casa sabe como é ruim quando nada tira as manchas e sujeiras impregnadas do chão. A sensação é como se todo o trabalho de limpeza não fosse suficiente para manter o lugar limpo.
Para evitar isso, veja a seguir como conservar diferentes tipos de pisos. Confira quais são os equipamentos e produtos corretos para proteger o chão da sua casa, empresa ou trabalho.
Pisos de madeira
Os pisos de madeira têm um estilo único e, ao contrário dos outros materiais, são muito resistentes e duram anos quando bem-cuidados. Apesar de alguns modelos serem considerados antigos, eles garantem uma decoração rústica, clássica e aconchegante.
Eles podem ser de madeira maciça, de demolição, taco e parquet. Os famosos pisos laminados não são de madeira. Apesar de serem muito parecidos, eles apenas possuem uma camada de revestimento muito similar ao material.
A primeira dica para as pessoas que têm piso de madeira é identificar o tipo do material. Depois, evitar deixar o chão molhado e siga os cuidados necessários na hora da limpeza. Leia mais dicas a seguir.
Dicas de limpeza para pisos de madeira
- antes de passar qualquer produto, varra o chão com uma vassoura de cerdas macias. Aspirador de pó ou vassouras elétricas também são bastantes práticas;
- depois de tirar o excesso da sujeira, passe um pano úmido. Pode-se utilizar apenas água e, pelo menos uma vez por semana, usar desinfetante para remover germes e bactérias;
- para evitar que a umidade estrague o piso, sempre passe mais um pano seco e de microfibra para secar o chão;
- evite produtos à base de silicone, pois eles podem criar uma camada difícil de remover.
- passe cera somente se o seu piso aceitar o produto.
- evite lavar o chão com água corrente e utilizar produtos como água sanitária, esponja de aço e saponáceos.
- detergente neutro é uma ótima opção para remover manchas;
- para recuperar a beleza natural da madeira, utilize verniz natural.
Mármore e granito
O granito e o mármore são bastantes parecidos, no entanto, algumas características os diferenciam na hora de escolher a pedra ideal para determinado ambiente.
O granito, por exemplo, é mais resistente e indicado para cozinhas e áreas de serviço. Ele é composto pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Já o mármore é mais suave, delicado e menos recomendado para locais úmidos.
Dicas de limpeza para mármore e granito
- se o seu piso estiver em um local muito úmido, é recomendado utilizar produtos que selam os poros para evitar a absorção de líquidos. Esses produtos podem ser encontrados em lojas de limpeza;
- use sabão e detergente neutro para limpar;
- evite o excesso de umidade para a pedra não ficar manchada;
- evite produtos multiuso com butiglicol, pois eles também podem manchar;
- cloros podem desgastar a superfície, além de aumentarem a porosidade.
Porcelanato, cerâmica e ladrilhos
Esses são os modelos mais encontrados no mercado e são muito fáceis de limpar. A indicação para todos é varrer o chão com uma vassoura com cerdas macias antes de passar um pano úmido.
Dicas de limpeza para porcelanato, cerâmica e ladrilhos
- utilize uma colher de sopa de detergente neutro para cada cinco litros de água;
- após passar um pano mais úmido, passe um pano seco para secar o chão e evitar manchas;
- pisos antiderrapantes podem ser varridos com vassouras de cerdas duras ou, até mesmo, podem ser limpos com lavadoras de alta pressão;
- pisos de cerâmica no banheiro podem ser limpos com água sanitária. Principalmente para remover bolor e mofo.