Fornecer a você táticas e estratégias comprovadas que o ajudarão a aumentar suas vendas online é o objetivo deste artigo.
Hoje, qualquer pessoa pode criar e iniciar um site de comércio eletrônico e oferecer produtos ou serviços à venda. A coisa fica mais complicada quando, uma vez que a euforia do lançamento se dissipou, a realidade salta para você: as vendas são raras.
Para estimular as vendas de um site de comércio eletrônico, é necessário trabalhar os seguintes dois pontos: o tráfego no site e a apresentação dos produtos ou serviços.
A otimização desses dois elementos requer levar em consideração diversos parâmetros, técnicos e de marketing, que terão um papel importante no sucesso do seu site de comércio eletrônico. Veja nosso artigo para quem quer começar bem no E-commerce.
O que é bom vender na internet?
Quando podemos dizer que um site de comércio eletrônico funciona? Uma loja ou página de destino de sucesso já é um site que gera mais dinheiro do que custa. Simples, você me diz? Nem tanto. Para ter certeza de que um site é lucrativo, é melhor levar em consideração os custos envolvidos em sua execução … todos os custos, incluindo aqueles para os quais você não recebeu uma fatura.
Quanto custa um site de comércio eletrônico?
Entre os fatores que influenciam o preço de custo de um site de vendas, destacamos:
- A técnica: desenvolvimento de sites, manutenção, atualizações, gráficos (logo), hospedagem, soluções de pagamento…
- O produto: o preço de compra, custos de transporte.
- Trabalho: a publicação de artigos, a criação de fichas de produtos por um redator, gerenciamento de estoque, atendimento ao cliente, o custo de uma plataforma de revisão verificada, etc.
- Marketing: publicidade, publicações em mídias sociais, criação de white papers, organização de webinars…
Um site de comércio eletrônico lucrativo é, portanto, um site cujas vendas cobrem os custos mencionados acima, incluindo as horas de trabalho fornecidas pelo proprietário do site.
Uma vez atingido esse ponto de equilíbrio, é aconselhável maximizar a lucratividade do site. A ideia? Crie um máximo de rotatividade com um mínimo de ações a serem realizadas. Para isso, trabalharemos para aumentar a cesta média, a reputação do site, a margem do produto, etc.
Os principais problemas e conselhos no E-commerce?
Aumentar o faturamento de um site de comércio eletrônico exige muita reflexão, mas acima de todos os testes. A primeira versão do seu site ou a primeira estratégia de marketing que você implementou pode não ser a mais eficaz.
Ao testar diferentes formas de apresentar e promover seus produtos, você descobrirá quais fazem mais sucesso com seus clientes ou clientes em potencial, portanto, quais geram mais receita.
Os e-comerciantes frequentemente encontram os mesmos problemas quando estão começando. Consulte nossos artigos sobre dicas para começar no comércio eletrônico.
Quais parâmetros técnicos devem ser otimizados em seu site de comércio eletrônico?
Execute testes A / B e aumente a taxa de conversão
Como você pode ter certeza de que sua página de vendas é eficaz se não a confronta com outra versão dela mesma? Mesmo que você esteja satisfeito com a receita que ele gera, é provável que outra versão traga melhores resultados.
A criação de uma série de testes A / B permitirá que você defina que será a versão mais eficiente de uma página da web. Para fazer isso, coloque versões diferentes de sua página de vendas online nas mesmas condições e analise seus resultados: volume de negócios, taxa de rejeição, tempo gasto na página, solicitações de contato, etc.
Existem muitas maneiras de aumentar a taxa de conversão de um site de comércio eletrônico. e é assim que o site especializado em sapatos masculinos esta se destacando no Google.
Multiplique os meios de pagamento
Embora o pagamento por cartão de crédito seja muito comum, algumas pessoas ainda hesitam em comprar um produto com cartão de crédito em um site que não estão familiarizados. Daí a importância de oferecer diferentes soluções de pagamento para além da possibilidade de pagar as compras com cartão de crédito: PayPal, Stripe, HiPay, etc.
Otimize o conteúdo do seu site
Sem visitas, sem vendas. Otimizar o conteúdo do seu site é, portanto, importante para atrair tráfego para a sua loja e ter esperança de vender seus produtos na internet. Faça uma análise de palavras-chave (Google Keyword Planner, Yooda, SEMRush…), escolha a mais relevante para o seu site de e-commerce e otimize todas as suas páginas, inclusive as fichas de produtos. Também é necessário seguir os indicadores de desempenho (KPIs) de SEO corretos para medir os resultados de suas ações de SEO e a qualidade do tráfego online.
Automatize as respostas aos clientes
Confirmar a compra imediatamente, enviando um e-mail automático, tranquiliza o comprador. Certifique-se de que sua solução de e-commerce oferece este serviço, caso contrário seu site pode levantar suspeitas.