Como aparecer no Google em primeiro lugar

Cada empresa que faz marketing online deseja estar na primeira página do Google, e por um bom motivo. Mas, para sites de pequenas empresas e novos, alcançar esses resultados por meio de uma estratégia pode parecer impossível. 

Empresas líderes já se estabeleceram e ganharam controle sobre as palavras-chave mais populares, o que deixa pouca esperança para qualquer site que queira desafiar essas organizações.

Mas, isso não significa que você deve simplesmente parar agora e esquecer de tentar. Mesmo que as empresas estabelecidas tendem a dominar o país, todos nós vimos um site genérico desafiando as principais empresas para a primeira posição em algumas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).

Definitivamente, é possível que seu site tenha uma classificação mais elevada, mesmo que o site de sua pequena empresa não consiga intimidá-lo para chegar às primeiras posições com uma pontuação de autoridade que você possui. A chave é aprender o jogo de SEO e desenvolver uma estratégia que permita obter boas classificações com relativa rapidez.

Uma empresa profissional de SEO, é especializada em ajudar clientes a chegar à primeira página de resultados do Google para termos relevantes. Elas passam a maior parte ajudando empresas a desenvolver uma estratégia de SEO sólida, de modo que sua equipe tenha experiência em primeira mão, fazendo com que sites de pequeno e médio porte alcancem classificações mais altas.

Neste artigo, mostraremos a importância de chegar à primeira página do Google, discutiremos como aparecer no Google e como funcionam os mecanismos de pesquisa e forneceremos dicas para obter classificações mais altas para o site da sua empresa.

Visão geral: como o Google e outros mecanismos de pesquisa funcionam

como aparecer na primeira página do google

De acordo com o Google, cerca de 63% de todas as compras começam online, então mais da metade das pessoas que compram produtos contam com a internet para pesquisar antes de escolher a melhor opção.

Além disso, 47% das compras globais são realmente concluídas online, portanto, em breve, a Internet será o maior mercado do mundo.

Isso colocou o Google e outros mecanismos de pesquisa em uma posição única. Os consumidores contam com esse mecanismo de pesquisa e plataformas semelhantes para ajudá-los com os melhores produtos e serviços.

As empresas, por outro lado, também contam com os motores de busca, mas seu objetivo é promover seus serviços e se conectar com os usuários que procuram essas soluções.

Os mecanismos de pesquisa se tornaram as ferramentas favoritas dos consumidores porque visam fornecer os resultados mais precisos em ordem de qualidade.

Se você deseja promover sua empresa no Google e tirar proveito de sua capacidade de se conectar com clientes em potencial, você precisará saber sobre os diferentes fatores que afetam sua classificação e a forma como os consumidores procuram produtos.

Neste artigo, examinaremos uma ampla variedade de definições e conceitos que afetam suas classificações de uma forma ou de outra.

Para começar, examinaremos três dos conceitos mais básicos que você deve dominar.

Palavras-chave

primeiro lugar do google

Se você é novo no mundo da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), deve se acostumar a ouvir sobre palavras-chave.

Simplificando, palavras-chave são os termos e frases que as pessoas usam para realizar pesquisas online.

As empresas que desejam entrar na primeira página do Google precisam identificar as palavras-chave mais relevantes e desenvolver materiais que incluam esses termos.

Essa prática ajudará o mecanismo de pesquisa a categorizar suas páginas da web de maneira adequada, além de aumentar suas chances de obter classificações mais altas quando esses termos forem pesquisados.

Existem dois tipos principais de palavras-chave, que são palavras-chave de cauda curta e palavras-chave de cauda longa.

Veremos tudo o que você precisa saber sobre esses dois mais tarde, mas por enquanto você deve apenas saber que palavras-chave de cauda curta são gerais e consistem apenas em uma palavra.

Além disso, SERPs são personalizados de acordo com seu histórico de pesquisa, de modo que os resultados que você vê não são necessariamente os mesmos que seus clientes obterão.

Com isso em mente, os proprietários de negócios e profissionais de marketing podem aprender uma quantidade significativa de informações analisando esses resultados.

Após cada pesquisa, as empresas são classificadas de cima para baixo, começando na primeira posição.

As empresas podem ver quem são os principais concorrentes, quais páginas estão classificadas para cada termo e outros detalhes da campanha, como a estrutura do URL ou metatags em uso.

Mas, para obter uma imagem precisa das SERPs que a maioria dos consumidores vê, você deve usar ferramentas especializadas que permitem visualizar SERPs não personalizadas.

Lembre-se de que a chave para atrair mais usuários é se destacar de forma positiva. Existem diferentes técnicas que você pode implementar para melhorar a aparência do resultado da pesquisa.

Isso permite que você adicione classificações, horários de funcionamento e forneça aos clientes mais informações sobre seus serviços, o que, por sua vez, ajuda a atrair usuários mais engajados.

Esses rastreadores têm a tarefa de analisar e categorizar seu site, informações que são enviadas para o mecanismo de pesquisa.

Para convidar os rastreadores a analisar o seu site, você deve adicionar um pequeno trecho de código ou ativar a opção que sinaliza ao Google e pede ao mecanismo de busca para indexar o seu site.

Não deve demorar muito para os rastreadores indexarem seu site depois disso e voila! Suas páginas agora devem estar no Google e disponíveis para usuários na web.

Lembre-se de que estar no índice deste mecanismo de pesquisa não significa nada, a menos que você esteja na primeira página.

Permitir que os mecanismos de pesquisa indexem suas páginas é o primeiro passo, mas você ainda terá que desenvolver um plano de marketing do Google para a primeira página de SEO que o ajude a chegar às primeiras posições.

A primeira página do Google realmente produz ótimos resultados?

trafego organico

Agora que você sabe como aparecer no Google, vamos aproveitar a oportunidade para discutir a importância de chegar na primeira página.

O tráfego adquirido de terceiros, por outro lado, geralmente consiste em usuários que foram pagos para visualizar sua página da web, portanto, desencorajamos fortemente essa prática antiética.

Dinheiro de marketing desperdiçado

Independentemente de quanto dinheiro você investe em marketing, a maior parte dele será desperdiçada se você não tiver um plano para chegar à primeira página. Um site de negócios que possui as posições mais altas geralmente é atualizado regularmente e muitas vezes tem uma equipe dedicada que trabalha para manter o conteúdo atualizado.

Isso garante que o site seja otimizado pensando no futuro, protegendo o investimento de longo prazo.

Simplesmente jogar dinheiro em suas campanhas de marketing sem um esboço claro pode aumentar seus ganhos por um curto período, mas não é uma estratégia adequada de longo prazo.

SEO é uma estratégia sólida porque inclui a criação de objetivos, bem como de marcos que ajudam a garantir que os objetivos sejam alcançados no prazo certo.

Até agora, cobrimos a importância de colocar seu site na primeira página do Google e os benefícios que isso pode trazer.

Agora, as coisas boas, vamos ver como colocar seu site no topo do Google.

Como aparecer no Google em primeiro lugar?

Colocar seu site na primeira posição do Google pode dar ao seu negócio um grande impulso em termos de vendas e reconhecimento de marca.

No entanto, lembre-se de que o SEO não é um conjunto definido de etapas, mas sim uma abordagem dinâmica que você precisa para se adaptar às necessidades da sua empresa.

Agora a rede de anúncios mais popular que existe, o Google desenvolveu uma plataforma de publicidade que dá às empresas amplo controle sobre seus investimentos de marketing por meio de uma lista de recursos robustos.

Um dos motivos pelos quais o Google Ads se tornou uma opção popular para anunciantes em todo o mundo são seus recursos de segmentação.

Em vez de explodir a base de usuários global do Google, o Ads permite que você filtre os usuários por localização geográfica, bem como por outras variantes. Você pode escolher configurações de segmentação que ajudem a exibir seus anúncios para usuários nas áreas em que você atende ou em locais com uma taxa de conversão mais alta.

Isso limita a exposição de seus anúncios a um grupo de usuários com maior probabilidade de ter interesse em seu produto.

Você também pode acompanhar os resultados da sua campanha em tempo real ou analisar o histórico de desempenho para identificar diferentes padrões.

Ao analisar o desempenho diário por horários do dia, você pode descobrir a melhor programação e exibir seus anúncios nos horários em que seu público está mais receptivo. E você também pode identificar quais anúncios estão fornecendo o melhor desempenho, bem como aqueles que precisam de melhorias.

Além disso, alguns dos benefícios de veicular uma campanha do Google Ads incluem vantagens como:

Resultados Imediatos

O SEO é um processo gradual, o Google e outros mecanismos de pesquisa garantem isso.

Mesmo que você use técnicas de blackhat para alcançar as primeiras classificações, há uma grande chance do Google perceber e, eventualmente, tirar você de sua página inicial. E, possivelmente, banir totalmente o seu site do mecanismo de pesquisa.

No entanto, o Google Ads permite que você exiba seus anúncios acima dos resultados de pesquisa orgânica imediatamente.

Lembre-se de que também não estamos dizendo que você deve ir a fundo.

Você deve criar uma campanha que permita competir com palavras relevantes que não tenham tanto volume, o que significa que não terão muita concorrência nem um preço alto.

Além de obter mais tráfego, os usuários se acostumarão a ver seu nome no topo do ranking.

Assim, uma de suas estratégias de SEO entra em ação, você pode reduzir gradualmente seu orçamento de PPC e fazer a transição da dependência de alguns leads pagos para a operação de uma máquina totalmente orgânica.

Coloque os anúncios no topo das classificações orgânicas do Google

Colocar seu site no topo da classificação orgânica do Google nem sempre significa que sua página será a primeira coisa que os usuários verão.

Se um termo tem intenção informativa, você pode ver seu site surgindo primeiro, ou você também pode ver um painel de conhecimento ou outro elemento que não apresenta necessariamente um snippet do site principal.

E, se uma palavra-chave tiver intenção comercial, você provavelmente verá vários anúncios, bem como um mapa acima da dobra.

Nesses casos, os usuários precisam rolar proativamente para baixo para encontrar os resultados orgânicos.

Portanto, embora seja o auge da visibilidade orgânica, o primeiro lugar nos resultados de pesquisa do Google não significa, na verdade, o primeiro lugar.

O Google Ads, por outro lado, permite que você coloque um anúncio logo abaixo da barra de pesquisa.

Nesses casos, a primeira coisa que a grande maioria dos usuários vê ao obter os resultados é esse anúncio e, se for relevante, também pode atrair a maior parte do tráfego.

Opções de otimização abrangentes

Como todos os outros tipos de campanha digital, seus anúncios PPC precisam ser revisados ​​e otimizados regularmente.

Felizmente, o Google oferece um conjunto completo de ferramentas de otimização que permitem criar versões melhores de seus anúncios.

O kit de ferramentas de otimização do mecanismo de busca começa com o Google Analytics, que é o sistema de rastreamento gratuito, porém robusto da empresa.

O Google Analytics permite que você veja uma grande variedade de métricas que dão uma boa ideia do desempenho de seu anúncio. Você pode ver as estatísticas de desempenho dos últimos dias, semanas, meses ou anos, dependendo de quanto tempo sua campanha está em execução.

E você pode integrá-lo a outras ferramentas ou aproveitar as vantagens das poderosas capacidades de relatório da plataforma.

Plataformas como o Google esperam que os sites sigam uma estrutura organizada que permite aos rastreadores ler e navegar facilmente no site.

Se a estrutura não estiver correta, não importa o quão atraente seja o seu site ou quanto conteúdo você tem nele, você nunca chegará às primeiras posições do Google.

Lembre-se de que também há mudanças adicionais no local e fora dele que você precisa para aumentar sua classificação.

No site se refere a elementos que estão em seu site, o que significa que você tem controle direto sobre eles. Elementos externos, como backlinks, não estão sob seu controle direto, mas você ainda pode influenciar quais sites vinculam de volta ao seu site se adotar a abordagem correta.

Algumas das variantes que afetam o SEO e podem ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada incluem:

Qualidade de Conteúdo

artigo otimizado para seo

A frase “o conteúdo é rei” pode ser reproduzida, mas foi usada em demasia por um motivo.

Não podemos enfatizar o suficiente a importância de um ótimo conteúdo.

Mesmo que o objetivo principal do SEO seja obter melhores classificações, você está tentando obter negócios de usuários reais, que reservarão um tempo de sua programação para ler seu conteúdo. E, se não for à altura, eles não entrarão em contato com sua empresa.

Ao mesmo tempo, o Google vem trabalhando há décadas para criar melhores protocolos de avaliação de conteúdo.

Nos primeiros dias do SEO, o enchimento de palavras-chave, a compra de backlinks e outras técnicas duvidosas eram suficientes para enganar o Google e fazê-lo fornecer os melhores resultados.

E, se você começar a trabalhar em SEO ao mesmo tempo, provavelmente terá uma reputação melhor quando seu site aparecer na primeira página, de modo que gradualmente será capaz de se afastar totalmente do PPC.

Elabore um plano de marketing que o ajude a chegar na primeira página do Google hoje

Aprender como colocar sua página da web no topo do Google pode exigir muito tempo e prática, mas pode ajudá-lo a melhorar o desempenho de seu investimento em marketing e obter o melhor retorno de seu investimento.

Esperamos que o artigo acima ajude você a compreender a importância de se classificar nas primeiras posições sempre que houver uma pesquisa relevante para seus produtos e / ou serviços.

Veja mais no vídeo: