Boas práticas para uso de ferramentas em casa

A importância de saber como montar uma caixa de utilitários para reparos domésticos 

Não é difícil encontrar um pequeno estoque de ferramentas na casa dos brasileiros. A maioria gosta de se sentir preparado para caso haja necessidade como um quadro que caiu da parede porque o prego está frouxo, a cadeira nova que precisa ser montada com a utilização de parafusos, entre pequenos reparos, como a utilização de cola quente ou gel isolante para controlar uma infiltração, dramas domésticos que fazem parte do dia a dia. 

Para quem está indo morar sozinho ou está pensando se é melhor comprar uma caixa de ferramentas pronta que conta com variados tipos de utilitários como furadeira e parafusadeira ou se monta a própria caixa de ferramentas escolhendo o modelo e a marca que mais agrada. Tudo isso depende do quanto se está disposto a pagar e também do nível de conhecimento dessas ferramentas.

Se você não tem um nível de conhecimento muito avançado ou não tem um orçamento mais restrito, então, a compra de uma caixa de ferramentas completa pode ser a melhor opção. Agora, se você já tem experiência e conhecimento, além de um orçamento mais flexível, então pode comprar as peças separadamente. Nos tópicos abaixo vamos falar mais sobre isso e também como ter o melhor proveito das ferramentas em casa.

Reparos rápidos

https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-plana-de-ferramentas-manuais-1029243/

A importância de uma caixa de ferramentas se dá quando você está disposto a fazer pequenos reparos. Isso se resume desde colar uma peça até montar um móvel, tudo depende do nível de complexidade que algumas vezes vai exigir a presença de um profissional como um vazamento ou grande infiltração que está mofando o teto ou a tintura da parede. 

Para esses reparos simples e rápidos, são necessárias ferramentas domésticas como chave de fenda, cola quente ou cola para materiais específicos como madeira e plástico, tesoura para materiais resistentes, canivete, pois tem melhor desempenho do que facas para algumas superfícies ou até tesouras, que são mais rápidas do que canivetes e facas. Tudo isso precisa ser bem armazenado, o que implica estar fora do alcance de crianças, pois são materiais que oferecem riscos.  

Segurança  

https://www.pexels.com/pt-br/foto/conjunto-de-ferramentas-na-prancha-175039/

Como abordado no tópico anterior, as ferramentas precisam estar fora do alcance de crianças, principalmente se na caixa de ferramentas há materiais cortantes como facas, canivetes e tesouras. Além disso, também é necessário que esteja fora do alcance do fogo, então, não é recomendável que uma caixa de ferramentas que contém material inflamável como cola e outros ativos químicos fiquem próximas da cozinha e do fogão. 

Usar cadeado ou travas para a caixa de ferramentas ajudam a evitar acidentes caso uma criança tenha acesso, além também de ajudar a evitar furtos, então dê preferência para caixas que têm segredos, senhas ou cadeados. No caso dos cadeados, as chaves precisam estar em um local de sua confiança, além de também não ser de fácil acesso às crianças. 

Acidentes   

Em casos em que o acidente já ocorreu, como um corte feito por um canivete, é necessário fazer pressão no lugar que está sangrando e ir imediatamente para o pronto-socorro. Em caso da perda de um membro, como o dedo, é preciso que esteja resguardado no gelo e que também seja levado para o pronto-socorro para a avaliação do médico. 

Acidentes com materiais inflamáveis são recomendados que sejam levados com água abundante e também ir de prontidão ao pronto-socorro. Os acidentes, quando não evitados, podem ser menos letais caso haja um procedimento rápido de levar a vítima para o atendimento médico mais próximo e rápido possível. Em caso de você ser a vítima, é importante ligar para uma pessoa de confiança para que esteja consciente da situação, além de ligar para a ambulância ou até para os bombeiros caso seja necessário.