Atualmente, com o constante aumento da criminalidade, a população tem buscado inúmeras formas para se proteger, dessa forma, coisas que estamos acostumados a ver apenas nos filmes de cinema, estão presentes no nosso dia a dia mais do que imaginamos. Um caso desses é a blindagem arquitetônica.
A blindagem de arquitetônica é feita apenas após imóvel passar por uma avaliação que será capaz de dizer qual o tipo de estrutura será implementada para suportar o peso desse tipo de equipamento sem que possa ocorrer abalos futuros (como rachaduras, fissuras e etc). Os produtos utilizados para fazer a blindagem são pesados e por isso é necessário um reforço na estrutura física para receber essa proteção.
Apenas por curiosidade, a blindagem em veículos se faz necessário desmontar o carro inteiro, fazer a instalação e depois montar novamente o automóvel obedecendo equipamentos que foram instalados, a mão de obra costuma ser bem cara e, em muitos casos, chega a ser mais dispendiosa que o veículo em si.
Blindagem nível III – proteção sem exagero
Apesar do nível de blindagem nível IIIA mais usado, a blindagem nível 3 pode ser uma boa opção se você não viver perto de zonas perigosas e de risco, ou se não costuma frequentar locais que possam ser atacados por bandidos usando submetralhadoras Uzi.
O nível III oferece proteção contra os seguintes calibres:
- 22;
- 38;
- Ataque com pedras;
- Ataque com pedaços de ferro;
- Magnum .357 (soft point);
- Pistolas 9mm;
- Fuzil M16;
- Fuzil AK-47;
- Fuzil AR-15;
- Fuzil FAL;
- Fuzil G36;
- Fuzil G3.
Perceba que o nível III protege contra a maioria das munições que são utilizadas por criminosos comuns e também para fuzis, que geralmente são mais usados pelo crime organizado, sendo assim é uma boa opção para proprietários de lotéricas, bancos e centro de exposições de bens de altos valores.
É importante ressaltar que no caso de vidros blindados, é necessário se certificar sobre a procedência da empresa que faz a comercialização e instalação. A empresa responsável deve ter aval do exército brasileiro e mostrar todos os laudos de teste dos produtos.
Abaixo do nível III, existem os níveis I e IIA que protegem respectivamente contra:
- I – calibres 22, 38 e ataques com pedras e pedaços de ferro;
- IIA – Todos os calibres do nível I e ainda Magnum .357 (soft point) e pistolas 9 mm;
Acima do nível III, temos os níveis IIIA (que é o mais solicitado pela população civil), nível IV e V, este último sendo permitido apenas para as Forças Armadas, presidentes e chefes de Estado, e em algumas poucas exceções para magnatas empresários. Esses níveis protegem dos seguintes calibres:
- IIIA – Todos os calibres dos níveis anteriores e ainda Magnum .44 e submetralhadoras Uzi;
- IV – todos os calibres dos níveis anteriores e ainda balas perfurante como .30-06 e .338 e também granadas. Maior nível disponível para população civil. É preciso justificar seu uso para obter autorização para instalar essa proteção;
- V – Todos os calibres dos níveis anteriores e balas 12,7 x 99 mm NATO e ataques aéreos de mísseis Tomahawk e Stinger.
Repare que a diferença entre os níveis III e IIIA é pequena, o IIIA tendo a mais apenas a proteção contra a Magnum .44 e submetralhadoras Uzi, armas mais difíceis de serem usadas por bandidos em assaltos em semáforos, por exemplo.