A modalidade vem ganhando cada vez mais destaque no mundo esportivo e no cotidiano das pessoas. Descubra quais são os benefícios que acompanham o exercício
Uma das mais comuns lembranças de férias ou fins de semana é passar o dia no parque com família, ou amigos. Alugar uma bicicleta e andar o percurso diversas vezes, com direito a acessórios para bike, como pisca alerta, capacete e velocímetro.
No entanto, muitas pessoas revivem esse momento nostálgico frequentemente. O ciclismo é uma atividade bastante procurada por pessoas que tem vontade de praticar algum esporte e conhecer novas pessoas apaixonadas por bicicletas. Sendo assim, grupos de ciclismo e mountain bike crescem cada vez mais, tornando-se mais que um passatempo.
Por mais difícil que pareça, você pode inserir aos poucos na sua rotina, utilizando a bicicleta para ir em algum lugar de curta distância ou indo até o trabalho com ela. Pode também andar uma certa distância durante alguns dias da semana e aumentar a frequência. Além da nostalgia, andar de bicicleta pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Confira quais são.
Melhora o equilíbrio
Aprender a andar não é uma tarefa fácil, mas com o tempo pegamos o jeito e o equilíbrio. No entanto, é preciso um grau a mais de equilíbrio para andar de bicicleta. A prática pode trazer esse controle, evitando acidentes. Além disso, pode ajudar no seu equilíbrio do dia a dia.
Cria conexões
Cada vez mais, as pessoas se sentem sozinhas no mundo. Isso se dá pelo aumento das doenças mentais, como ansiedade, depressão, além do isolamento social vivenciado devido à pandemia de Covid-19.
Apesar de ser um esporte solitário, o Mountain Bike pode ser um esporte em grupo, juntando diversos atletas para pedalar juntos, formando uma rede de apoio, com pessoas que compartilham da mesma paixão e compreendem um ao outro. Isso se torna um chamativo para as pessoas participarem do esporte.
Reduz o estresse
Com a correria e os problemas do dia a dia, torna-se fácil se estressar com situações no trabalho, na família ou até com a gente mesmo com uma atividade que não sai como o esperado.
Muitas pessoas usam a atividade física para reduzir o estresse gerado durante o dia. Isso porque a atividade física libera endorfina, dando uma sensação de bem-estar no cérebro, melhorando seu humor e reduzindo o estresse. Com isso, você pode melhorar a qualidade do seu sono também, tendo uma noite tranquila, descansando seus músculos e cérebro para o dia seguinte.
Aumenta a massa muscular
Assim como outras atividades físicas, pedalar exige esforço muscular. Logo, aumenta seu metabolismo, queimando calorias de forma mais rápida. Isso resulta na redução da gordura no seu organismo. E seguindo algumas dicas, você pode ganhar massa muscular, torneando suas pernas.
Para isso, é recomendado que você pedale pelo menos três vezes na semana, alternando seu percurso com subidas e descidas, além de alternar a velocidade em que o percorre. No entanto, cuidado, não exagere, pois, o esforço demasiado pode causar uma lesão.
Fortalece as articulações
Pedalar não é só um exercício de pernas. A posição da sua coluna, ombros, braços e abdômen são muito importantes para a realização correta do exercício. Fazendo o exercício de forma correta, esses músculos também são estimulados.
Além disso, outras partes do corpo também são ativadas, como as articulações do tornozelo, do joelho e do quadril. Essa ativação ajuda na manutenção dos ossos, além de prevenir doenças como a osteoporose e a recuperação de outras, como artrite e possíveis lesões no osso. Pedalar também é considerado um exercício aeróbico, ajudando na respiração e no ritmo cardiovascular, fortalecendo o coração.