A primeira refeição do dia aumenta a produtividade, a disposição e a concentração durante a execução das tarefas
O seu dia pode ser mais proveitoso ao ingerir nutrientes necessários para começar as obrigações corriqueiras. É por meio do café da manhã reforçado que você vai garanti-los, desenvolvendo uma saúde ótima e um desempenho pleno ao longo do dia. Logo, não permita que sua rotina corrida atrapalhe o seu desjejum.
Para que tenha resultados satisfatórios no seu corpo, essa refeição precisa ser rica em nutrientes. Dessa forma, os alimentos que contêm fibras, vitaminas, cálcio e proteínas vão assegurar que você se sinta saciado por mais horas. Além disso, traz benefícios como aumento de concentração durante as tarefas do dia.
Dito isso, nada de pular o café da manhã, certo? Aproveite a sua máquina de café, prepare uns ovos mexidos, coma uma fruta, acrescente um iogurte natural para ter mais energia e foco ao longo do dia e pronto! Seu dia já pode começar.
Os benefícios de um café da manhã reforçado para sua saúde
Naturalmente, as pessoas já iniciam o dia com bastante tarefas para executar. Muitas vezes, devido à correria, algumas delas preferem não se alimentar corretamente ao acordar. No entanto, mal sabem que esse hábito pode trazer sérios problemas para o sistema cognitivo e metabólico.
Assim, quando alguém toma um café pouco nutritivo ou pula a primeira refeição matinal estará a longo prazo prejudicando a própria saúde sem saber. Apesar de muitos bodybuilders afirmarem que treinar em jejum traz resultados satisfatórios para o corpo, a ciência explica que para quem irá desempenhar as atividades de trabalho ou estudo, o café da manhã pode ajudar a melhorar a concentração.
Imagine que quando estamos dormindo, o nosso metabolismo está trabalhando e queimando toda a energia consumida mesmo com o corpo em repouso. Assim, após uma noite de jejum, o nosso organismo precisa de combustível para ter um bom funcionamento.
Portanto, a energia necessária para que nosso cérebro execute as funções dele corretamente provém de alimentos ricos em carboidratos, como pães integrais e aveia, excelentes para proporcionar clareza mental, atuando na capacidade de concentração durante o dia.
Para quem deseja controlar ou perder peso, ter uma alimentação equilibrada, sem pular refeições, contribui para um metabolismo regularizado, já que o corpo começa desde cedo a queimar calorias. Então, quando repomos, estamos o forçando a trabalhar. Mas para isso, a sua dieta precisa ser à base de proteínas magras, ovos, iogurte e gorduras saudáveis encontradas em abacates e nozes.
Por isso, alguns estudos apontam que um café da manhã balanceado proporciona mais disposição para a realização das tarefas diárias. Logo, inclua no seu cardápio o hábito de consumir frutas, como banana e maçãs, pois elas fornecem as vitaminas e fibras necessárias, enquanto os laticínios adicionam o cálcio e a proteína para que seu corpo obtenha a energia para se manter ativo com o passar das horas.
A importância da refeição matinal
Quando acordamos, os níveis de glicose no sangue estão baixos, o que pode afetar o funcionamento da nossa capacidade cognitiva, já que esse carboidrato é a principal fonte de energia. Portanto, ao pular o café da manhã ou tomar um café pobre em nutrientes, podemos sentir dificuldades de concentração e foco.
Melhora da função cognitiva
Pesquisas indicam que uma alimentação balanceada, tanto para crianças quanto para adultos, assegura a melhoria na função cognitiva deles. Assim, constata-se que pessoas que tomam café da manhã regularmente conseguiram ter melhoras na memória, na atenção e na capacidade de resolução de problemas.
Metabolismo regulado
Nunca devemos pular a primeira refeição do dia, pois esse hábito pode prejudicar o processo metabólico. Isso significa que, com o tempo, este vai perdendo a eficiência, tornando-se preguiçoso e desregulado, tardando a queimar as calorias, que geram o aumento de peso e, consequentemente, o aparecimento da diabetes tipo 2.
Controle do apetite
O controle do apetite acontece com uma alimentação equilibrada pela manhã. Assim, os alimentos com proteínas e fibras prolongam a sensação de saciedade, fazendo com que os indivíduos sintam menos fome, evitando que comam em excesso na refeição seguinte.
Risco de doenças crônicas reduzido
Alguns estudos comprovaram que a probabilidade de desenvolver doenças crônicas, como cardíacas, hipertensão e diabetes tipo 2, podem ser reduzidas drasticamente quando paramos de pular a refeição matinal. Isso acontece porque o nosso corpo está pronto para receber todos os nutrientes necessários que vão deixá-lo mais enérgico e ativo até a próxima refeição. Dessa maneira, nas primeiras horas da manhã, priorize um desjejum equilibrado e nutritivo, com gorduras saudáveis, fibras e vitaminas, para não desenvolver essas condições.