A melhor preparação precisa de um bom planejamento e deve incluir cuidados alimentares.
Participar de uma competição esportiva é, sem dúvidas, um desafio que mexe com a cabeça de muita gente. Esse é o cenário perfeito para você testar os seus limites e dar o máximo de si — quem sabe, até obter uma boa colocação e receber prêmios! Não é por menos que quem participa desses eventos treina o seu corpo ao longo de meses, aprimora sua técnica e já deixa separado o seu melhor tênis para corrida.
Contudo, para quem vai participar de uma competição ou prova pela primeira vez ou não tem muita experiência em provas, é normal ter dúvidas sobre como fazer essa preparação. Se esse é o seu caso, não tem problema: o texto abaixo destaca algumas dicas e estratégias que você pode adotar para ter uma preparação de qualidade.
Planejamento
Para conseguir obter o seu melhor desempenho em uma competição, você deve estar preparado. E a preparação deve acontecer com bastante antecedência, permitindo que você possa treinar o seu corpo e adequá-lo para enfrentar os desafios da competição.
Afinal, pense: como você irá correr uma prova de 5 km, por exemplo, se não treinar o seu corpo para correr? Acostumar o organismo para que ele possa responder às exigências físicas de uma prova como essa é fundamental, e não será algo que você irá conseguir aprimorar faltando poucos dias para a prova.
Então, é hora de pensar em um planejamento para a competição que pretende participar. Geralmente, as datas das competições são anunciadas com meses de antecedência. A partir dessa divulgação, estabeleça uma rotina de treinos, definindo os dias em que irá treinar. Esse planejamento será peça-chave para treinar o seu corpo, além de servir como motivação para você não desanimar. Afinal, saber os dias e horários em que irá treinar na semana permite que você organize melhor o seu dia a dia.
Treinos de força e técnica
Obviamente, competições de modalidades distintas vão proporcionar um treino diferente em cada caso. Quem está se preparando para uma prova de corrida vai focar em características distintas de quem for participar de uma competição de ciclismo, natação ou tênis, por exemplo.
Entretanto, em qualquer cenário, é interessante incluir alguns dias da semana dedicados para treinos de força, como musculação. Isso permite aprimorar as forças dos músculos no geral, sobretudo se eles incluírem exercícios para as diferentes partes do corpo. A longo prazo, a musculação ajuda a aumentar a potência do seu organismo, assim como a resistência como um todo, diminuindo o risco de lesões e melhorando o seu fôlego.
Mas você não deve focar apenas nos treinos de força. O planejamento também precisa separar dias voltados para treinos de técnica do esporte que você pratica. Isso ajudará bastante a aprimorar suas habilidades e a executar os movimentos corretos durante a competição, melhorando sua performance como um todo.
Alimentação
Certo, você já sabe quando irá treinar, quantas vezes na semana e o que irá treinar em cada dia. Isso basta? Ainda não. Além do esforço físico dos treinos, a preparação também deve incluir cuidados com a alimentação. Uma alimentação ruim atrapalha o desenvolvimento do corpo e impede a melhor performance, tanto nos treinos quanto na competição.
Uma alimentação equilibrada é importante porque os alimentos dão a energia para o corpo. É interessante incluir na dieta alimentos ricos em carboidratos, que são grandes fontes de energia e ajudam a diminuir a fadiga, além de impedir a perda de força muscular. Já aqueles que possuem muitas proteínas também são bem-vindos, já que elas são responsáveis pela recuperação muscular, além de atuarem no sistema nervoso e imunológico.
As vitaminas e os minerais não devem faltar de forma alguma! Esses nutrientes são responsáveis por regularem os hormônios que fazem a manutenção do ritmo cardíaco, equilíbrio do organismo, funcionamento cerebral e da contração muscular. Por fim, não se esqueça dos alimentos com fibras, que auxiliam a regular o nível de açúcar no sangue e reduzem o colesterol, além de prevenir doenças cardiovasculares.
Descanso
Por fim, permita que o seu corpo descanse! A preparação não é apenas sobre treinar frequentemente e superar os seus limites. É vital que você respeite o tempo para o seu corpo descansar e recuperar as forças, sobretudo se a competição em vista for uma prova de resistência.
Quando a competição estiver mais próxima, procure fazer treinos mais leves e de menor intensidade — isso não irá atrapalhar a sua performance, acredite. Essa atitude evita lesões em cima de hora, permitindo que você dê o seu máximo no dia da prova.