Monitorar preços, fazer uma lista de desejos e se atentar ao valor do frete estão entre as dicas
A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil. Todos os anos, na última sexta-feira de novembro, surgem grandes promoções nos maiores varejos do país. Por isso, muitas pessoas se planejam antecipadamente para fazer compras e aproveitar os descontos.
Mas será que você sabe como encontrar as melhores ofertas da Black Friday? Para te ajudar a economizar ainda mais, separamos algumas dicas para colocar em prática antes e durante as compras. Confira abaixo:
Faça uma lista de produtos desejados
O primeiro passo para identificar boas ofertas, é fazer uma lista dos produtos que você quer garantir nessa BF. O ideal é que ela seja o mais detalhada possível. Por exemplo, se você busca um celular, é importante delimitar o modelo, a marca e até mesmo a cor desejada. Essa etapa é fundamental para se fazer uma pesquisa assertiva.
Na hora de construir a sua lista de compras, você ainda pode dividir os produtos em categorias de acordo com a sua prioridade. Assim, fica mais fácil identificar quais precisam ser comprados, quais serão definidos pelo nível de desconto e quais produtos são um desejo que pode ficar para uma próxima oportunidade. Essa organização ajuda a evitar compras exageradas e desnecessárias que impactem o orçamento.
Comece a monitorar os preços alguns dias antes da BF
A partir da lista de compras, é possível ter um direcionamento para começar as suas pesquisas de preço. O mais indicado é que elas sejam iniciadas alguns dias ou semanas antes da Black Friday. Com mais tempo, você consegue observar as oscilações de preço e evitar aquelas promoções que parecem imperdíveis, mas não são.
Para fazer esse monitoramento, você pode buscar manualmente os preços nas lojas escolhidas ou ativar a função “alerta de preço”, presente nos principais sites de compras. O importante é marcar as oscilações e ter uma noção do preço médio fora da data.
Acesse suas lojas de confiança e comparadores de preço
Você já tem a sua lista de produtos, a pesquisa de preço em mãos e chegou o grande dia. E agora? O ideal é abrir diferentes abas no seu computador e checar as suas lojas de confiança favoritas e os principais comparadores de preço. Basta buscar pelo nome do produto com especificações e conferir se tem alguma promoção disponível.
Encontrou uma sinalização de oferta? Então, é hora de ver se o preço realmente baixou. Compare o valor na Black Friday com a média que você encontrou nas suas pesquisas de preço. Com esse comparativo, fica a seu critério decidir se a promoção é mesmo imperdível ou não.
Fique de olho no frete e nas formas de pagamento
O preço do produto não é o único ponto a ser checado para ver se uma promoção vale mesmo a pena. Além dele, o valor do frete pode encarecer a compra ou o desconto pode ser aplicado apenas em determinadas formas de pagamento, como crédito à vista, boleto ou PIX.
Na hora da compra, a dica é simular o valor do frete do produto e somar para saber quanto de fato deverá ser pago. O mesmo funciona para os diferentes modos de pagamento, observe se há juros ou perda de desconto e some o valor no preço final do item. Assim, você terá visão de todos os gastos e da porcentagem de desconto final da promoção.
O uso de cupons pode aumentar a economia
Além das promoções tradicionais que acontecem na Black Friday, alguns sites e lojas de compras podem oferecer cupons de desconto. Quando aplicados, eles abaixam ainda mais o preço, tornando a promoção mais atrativa. Antes de fechar a conta, cheque se essa possibilidade existe.