Verão: dicas para proteger os animais de estimação das altas temperaturas

Preste atenção a esses cuidados e garanta ao seu pet um verão mais confortável

Os animais, sobretudo os que possuem pelos, podem sofrer muito com o calor, principalmente por seus corpos já serem mais quentes. Nesses casos, a desidratação pode ocorrer e usar ração úmida, banhos e tosa no dia a dia pode ser a alternativa ideal.

Aqui no Brasil, há muitas espécies de pets que foram trazidas de outras partes do mundo, como o husky siberiano. Nesses casos, a atenção deve ser ainda maior, pois as necessidades desses animais em relação ao calor aumentam.

Acostumados com climas frios e temperaturas abaixo de zero, um país tropical pode fazer com que a adaptação da espécie seja mais difícil. Por isso, é preciso sempre buscar o auxílio de um veterinário para saber como lidar.

Porém, não são só as espécies não nativas que sofrem. Assim, reunimos cuidados básicos que você já pode colocar em ação, afinal, em poucas semanas, poderemos cantar “Já chegou o verão, calor no coração” e seu pet não quer sofrer.

cuidados, pets, saúde canina

Hidratação

Água limpa, filtrada e fresca sempre. 

Usar bebedouros interativos, que permitam água corrente, é muito interessante, principalmente para gatos, que naturalmente consomem menos água. Eles estimulam que o animal se hidrate.

Espalhe alguns recipientes com água pela casa e deixe sempre ao alcance do animal. Se quiser, coloque cubos de gelo, para preservar uma temperatura mais fresca, até que a água seja consumida pelo pet.

Outra forma de manter os bichinhos hidratados é usar ventiladores que espalham gotículas de água, refrescando o animal, sobretudo através da pele. Fique atento se ele não reagir de forma positiva. Caso aconteça, suspenda essa tentativa.

Alimentação

Algumas espécies, como os gatos, têm maior dificuldade em se hidratar, devido à sua ancestralidade. Nesse caso, comidas molhadas e com mais proteínas são mais indicadas, já que eles retiram a água das proteínas.

Para os cães, existem opções de sorvetes que você pode fazer em casa para ajudá-lo a se refrescar, além de nutri-lo.

Com uma porção de frutas, como melancia, melão ou manga, e uma medida de água, você pode fazer deliciosos picolés, sem afetar a dieta do seu cachorro. Vegetais crus, como cenoura, também são uma alternativa.

cuidados, cachorro, amigo

Banho

Aumentar a frequência de banhos pode ser uma saída para reduzir o calor. Prefira água morna ou fria. Lembre-se de usar os produtos adequados, caso o banho seja dado na residência.

Os banhos também são indicados para proteger o animal de insetos e parasitas, como pulgas e carrapatos, cuja proliferação aumenta durante o calor.

Observe mais de perto a pele e os hábitos de seu animal para garantir que ele não esteja sofrendo com esse tipo de ameaça.

Tosa

Se o seu pet for muito peludo, a tosa, principalmente higiênica, pode evitar que ele sofra com o calor excessivo.

Sabemos que o pelo é proteção para seu bichinho, mas, no verão, isso pode acabar atrapalhando.

Você não precisa necessariamente deixá-lo pelado, às vezes aparar os pelos já resolve o problema.

E por falar em tosa, nesse período de altas temperaturas, o ideal é evitar roupinhas, pois elas podem incomodar e evitar que o pet se refresque.

Horário de passeio

Assim como para os humanos,  o mesmo vale para os animais de estimação: não é recomendado sair em horários do dia em que o sol esteja mais forte.

Evite colocar o animal em atividades físicas que exijam maior esforço nessas faixas de horário, principalmente se for ao ar livre. A exposição ao sol aumenta a desidratação e a indisposição.

Proteja as patas dos animais com meias próprias para andar em superfícies quentes, pois esse contato pode causar queimaduras.

Fique atento aos sinais dados, como caminhar lento, respiração ofegante ou demais indícios de cansaço. Não force o animal a seguir andando, pois isso causará estresse. Faça pausas, de preferência embaixo de sombras.

Ande sempre com uma garrafinha de água com o suporte adequado para que ele possa beber água ao longo do trajeto.