Conheça o sistema de identificação de cores que é utilizado como padrão em todo o mundo por designers de todos os segmentos do mercado
Pantone é uma escala que organiza as cores a partir de um sistema de códigos que classifica cada tonalidade usando uma combinação específica de letras e números. Desenvolvida pela marca com o mesmo nome há 59 anos, é utilizada desde sua criação como referência por todos os profissionais que trabalham de alguma forma com cores.
Localizada em Nova Jersey, nos EUA, a Pantone é uma empresa do segmento de cores fundada em 1963 por Lawrence Herbert, um renomado especialista em cores, reconhecido em todo o mundo, que identificou e encontrou soluções para problemas comuns nas artes gráficas.
Se você adora criar looks para realizar atividades físicas explorando cores e está morrendo de vontade de usar seu cupom de desconto C&A, saiba que a gigante do varejo de modas está com uma coleção de roupas fitness criada em parceria com a Pantone explorando os tons que estão em alta.
Continue a leitura, conheça melhor a marca e saiba como funciona seu sistema de cores.
Pantone: a origem
Com o intuito de sanar os problemas de incompatibilidade na comunidade de artes gráficas na hora de reproduzir cores em tintas, papéis, tecidos e outros, Laurence Herbert desenvolveu um sistema inovador para identificação, combinação e comunicação de tonalidades.
Em 1963, o especialista em cores teve a percepção de que o espectro de cores é interpretado distintamente por cada pessoa. A partir disso, ele criou o PMS — Pantone Matching System, um manual de padrão de cores que utiliza números e letras para identificar cada uma delas.
Desde então, a Pantone segue desenvolvendo e aprimorando seu conceito de sistemas de cores, adaptando-os para todos os segmentos industriais e de design que atuam diretamente com as cores. Assim, é possível que profissionais de diferentes áreas (têxtil, plástica, moda, arquitetura, etc.) reproduzam tons com fidelidade.
Como funciona o sistema de cores Pantone?
O PMS é uma ferramenta utilizada para gerar e combinar cores, permitindo a criação de diferentes tons, com efeitos, como fluorescentes e metálicos, por exemplo. O sistema também abrange as tonalidades do CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), um padrão de cores utilizado pela grande maioria dos profissionais.
Para que isso seja possível, o sistema cria códigos que servem como identidade para as cores. Esses códigos geralmente são constituídos com 6 números. Em alguns casos, a combinação numérica é acompanhada de uma letra, C ou U.
A letra “C” representa Coated, o que indica que a cor identificada será impressa em uma superfície que possui algum tipo específico de revestimento. Já o “U”, que se refere a Uncoated, representa as cores que serão utilizadas em superfícies sem nenhum revestimento.
Apesar de parecer indiferente, para os resultados dos desenvolvimentos gráficos serem fiéis ao que foi desenvolvido pelo designer, essas letrinhas são super importantes.
A cor do ano pela Pantone
Desde 1999, todos os anos a Pantone define a cor oficial do período. Um bom exemplo foi o Cerulean (15-4020) em 2000, um tom de azul que fez muito sucesso representando tranquilidade e paz para o novo milênio.
Devido aos resultados muito positivos da ação, a marca passou então a pesquisar anualmente qual a cor se encaixa nas características do ano que está por vir e lançar a tendência. Veja quais foram as Cores do Ano Pantone nos últimos 10 anos:
- 2022 – 17-3938 Very Peri;
- 2021 – União das cores 17-5104 Ultimate Gray + 13-0647 Illuminating;
- 2020 – 19-4052 Classic Blue;
- 2019 – 16-1546 Living Coral;
- 2018 – 18-3838 Ultra Violet;
- 2017 – 15-0343 Greenery;
- 2016 – União das cores – 13-1520 Rose Quartz + 15-3919 Serenity;
- 2015 – 18-1438 Marsala;
- 2014 – 18-3224 Radiant Orchid;
- 2013 – 17-5641 Emerald;
- 2012 – 17-1463 Tangerine Tango.
A cor escolhida para 2022, a Very Peri, foi pensada na recuperação do mundo após a pandemia, pois carrega uma presença corajosa que estimula a criatividade e inventividade das pessoas, características essenciais para superar os momentos tão intensos dos anos anteriores.
Então, gostou de conhecer a Pantone e como ela é importante para o mundo das cores? Agora você sabe o que usar como referência na hora de combinar os tons que fazem parte da sua vida.