Saiba como utilizar esse móvel clássico de forma atual
A cristaleira é um móvel clássico que traz elegância e praticidade para o ambiente. Sua principal função é servir como uma espécie de armário envidraçado, no qual ficam expostas taças, copos e jogos de jantar.
Com o passar dos anos, surgiram modelos mais modernos de cristaleiras e sua função foi ampliada para além dos objetos de cristal. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse móvel, suas utilidades e como torná-lo parte da decoração do ambiente.
O que é e o que guardar na minha cristaleira?
As cristaleiras, como citado anteriormente, assemelham-se a um armário. A principal diferença entre os dois móveis é que a cristaleira possui um revestimento frontal em vidro, o que permite que o conteúdo do móvel fique aparente.
Tendo esse fator em mente, é importante pensar com cuidado quais itens serão expostos na cristaleira, afinal, eles serão vistos por todos os que entrarem no ambiente.
A princípio, as cristaleiras, como o próprio nome já indica, eram móveis destinados a guardar taças e louças em cristal. Com o passar dos anos, o móvel se adaptou a novas realidades e passou a ser usado para armazenar taças, copos, pratos, xícaras e outros itens comuns nas casas brasileiras.
Você pode guardar os objetos mais utilizados na cozinha dentro da sua cristaleira. Caso haja gavetas no móvel, é possível armazenar até mesmo os talheres, facilitando o acesso durante as refeições.
Modelos de cristaleira
Atualmente existem no mercado modelos de cristaleira para todos os públicos. Horizontais ou verticais, com porta única ou múltiplas portas, com ou sem gavetas… a escolha vai depender do gosto de cada comprador e, é claro, da funcionalidade esperada.
Antes de investir em uma cristaleira, a dica é escolher em que ambiente ela vai ficar, tirando todas as medidas necessárias. Dessa forma, é possível descartar os móveis que não são compatíveis.
Como decorar uma cristaleira?
As cristaleiras já possuem um design capaz de agregar a decoração do ambiente. Agora, se você deseja contribuir ainda mais para essa decoração, é possível recorrer a algumas alternativas, como exemplificado abaixo.
A primeira opção está baseada na escolha adequada de louças. Nossa dica é dar preferência às peças que possuem um design sofisticado, combinando-as com o resto do ambiente.
Plantas e vasos também podem estar presentes na decoração de uma cristaleira. Na hora de escolher uma planta, é necessário ter cuidado e optar por modelos que resistam ao ambiente interno e que não cresçam além do tamanho do móvel.
Por fim, é possível incrementar a decoração com quadros, bibelôs e outros objetos decorativos, seguindo sempre o estilo projetado pelo ambiente onde fica localizada a cristaleira.
Onde colocar a cristaleira?
A recomendação é posicionar a cristaleira próximo à mesa de jantar, seja ela localizada na cozinha ou em um ambiente específico. Dessa maneira, além de agregar na decoração, ela facilitará o acesso aos itens básicos na hora de montar a mesa para refeições.
O cuidado com a localização do móvel também deve ser redobrado por conta do revestimento em vidro. É importante posicionar a cristaleira em um espaço de baixo fluxo e com uma distância segura de outros móveis.
Manutenção e cuidados com as cristaleiras
As cristaleiras demandam cuidados específicos para sua manutenção. Abaixo, listamos os principais deles.
- Na hora de limpar o vidro, utilizar produtos específicos para essa superfície;
- Tenha cuidado com a distribuição das louças para não causar acidentes, louças empilhadas tendem a cair;
- Tire o pó com frequência para manter a higiene das louças e sua cristaleira em bom estado;
- Respeite os cuidados necessários com a madeira do móvel para não desgastá-la de forma precoce.