Assim como os demais setores da carreira, a área de urgência e emergência em enfermagem requer muita dedicação e trabalho.
Atuar na área de urgência e emergência requer comprometimento e acima de tudo alguns conhecimentos sobre momentos críticos que podem ocorrer em um hospital.
O profissional habilitado no ramo de enfermagem em emergência e urgência, precisa ter consciência da importância do seu papel, pois ele é decisivo para salvar a vida de uma pessoa.
A especialização em enfermagem em urgência e emergência é um curso que complementa a formação dos enfermeiros, sua pós graduação tem duração de dois anos com conteúdos teóricos e práticos.
A capacitação necessária para atuar nas unidades de emergências é fundamental para o profissional, pois eles estão lidando com pessoas com risco de morte.
Sua competência é fundamental para discernir e restringir a atuação de enfermeiros não especializados em unidades de emergência, uma vez que, a realidade vivenciada.
No ambiente hospitalar, o primeiro contato entre enfermeiro e paciente se dá através da classificação de risco, seja ela feita na sala de triagem ou na sala de estabilização, onde o enfermeiro analisa a queixa principal do paciente e através do protocolo é capaz de determinar o tempo mínimo para que este paciente receba atendimento médico necessário.
O enfermeiro se faz presente em todo o atendimento, prestando cuidados diretos ao paciente, em procedimentos como a punção arterial, aspiração de vias aéreas além da cateterização vesical e gástrica.
Quanto mais grave for o estado do paciente, mais importantes se tornam as funções do enfermeiro.
Esse enfermeiro habilitado assume a liderança da equipe de enfermagem e desenvolve ações mais complexas, sem desrespeitar os aspectos éticos da profissão.
Na maioria das vezes, um enfermeiro de urgência e emergência também é responsável pela checagem de equipamentos e a verificação do bom funcionamento de desfibriladores e laringoscópicos.
Qual a diferença urgência e emergência?
Urgência
A urgência é caracterizada como um evento grave, que deve ser resolvido o mais rápido possível, sem a necessidade de ser naquele exato momento, que não há risco de morte.
Mas que precisa ser tratada para evitar complicações, como por exemplo: fraturas, luxações e febre insistente de mais de 38 graus.
Emergência
A emergência é uma situação gravíssima que deve ser tratada imediatamente, pois há risco do paciente vir a óbito ou apresentar sequelas.
Alguns exemplos: cortes profundos, acidentes elétricos, picada ou mordida de animais venenosos, queimaduras, infartos e afogamentos.
A enfermagem participa de todo os processos, seja na urgência ou emergência, e são vários locais que o profissional de enfermagem pode atuar:
- Unidade de saúde 24 horas
- Pronto socorro
- Unidade de terapia intensiva
- E até em unidades de internação
Cuidados e conhecimentos que todo profissional em urgência e emergência em enfermagem deve saber
Todo profissional que atua em emergência e urgência deve saber 5 pontos indispensáveis na enfermagem.
1. Acolhimento e classificação de risco
O acolhimento ao paciente e a família é algo muito importante, pois se torna um atendimento mais humanizado. A classificação de risco tem como função verificar a gravidade do ferimento e prestar socorro o mais rápido possível.
2. Suporte Básico e Avançado de vida
O suporte Básico de Vida tem como fundamento uma sequência de manobras não invasivas em pacientes com risco de morte. Já o suporte Avançado de Vida requer procedimentos invasivos e de suporte circulatório e ventilatório.
3. Atendimento a vítima de trauma
Acidentes de trânsito estão entre os maiores causadores de mortes, por isso é importante que os enfermeiros estejam preparados para socorrer vítimas de traumas, e esse profissional deverá estar habilitado a agir conforme os protocolos de urgência e emergência.
4. Assistência ao infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico
O enfermeiro profissional precisa estar capacitado para realizar avaliação clínica e identificar o tipo de atendimento e prevenir complicações.
5. Assistência às emergências Obstétricas
Uma das principais mortes de gestantes são hemorragias e hipertensão. Diante disso, o enfermeiro precisa saber identificar precocemente a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia.
Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. Conheça também a drinteligente.com.br que faz nootropicos brasil a muitos anos, e feito história na cidade de Goiânia.