Aprenda formas práticas e seguras de descongelamento.
O congelamento da carne (seja ela de boi, porco, peixe ou ave) é a maneira ideal de preservar a qualidade do alimento e evitar a proliferação de bactérias. O armazenamento seguro, porém, pode dar dor de cabeça se você não fizer o planejamento do preparo da refeição.
Isso porque para descongelar da forma correta, você deve separar a peça com pelo menos 24h de antecedência e colocá-la na parte inferior da geladeira. Assim, o descongelamento ocorre de forma lenta e uniforme.
Se você não se precaveu e está com a carne ainda congelada, não entre em desespero. Existem métodos de descongelamento rápido e que oferecem segurança, para que a qualidade do alimento não seja comprometida. Um deles é o uso do aparelho de micro-ondas. Veja, a seguir, as formas seguras, práticas e rápidas de descongelar carnes.
Descongelamento em água fria
Uma forma de otimizar o descongelamento de carnes é o uso de água fria. A água utilizada nesse processo nunca deve ser morna ou quente. Mantenha a peça na embalagem e coloque-a submersa em um recipiente com água fria. Faça trocas de água a cada meia hora. Outra opção é deixá-la sob água corrente.
O tempo de descongelamento nesse procedimento pode variar: um pacote de 500g de carne moída pode levar uma hora para descongelar completamente, mas peças de 1,5 kg ou 2 kg podem demorar de duas a três horas.
Descongelamento no micro-ondas
O programa de degelo do micro-ondas é uma maneira bastante ágil, segura e eficaz de descongelar a carne. Há modelos que possuem diversas opções de configuração para descongelar diferentes tipos de alimento, alterando potência e tempo, de acordo também com a quantidade a ser descongelada.
Dessa forma, é sempre bom consultar o manual de instruções do aparelho e saber a melhor maneira de realizar o procedimento. Se o seu micro-ondas não tem a opção de descongelamento, ainda é possível utilizá-lo para o processo de degelo.
Para isso, selecione o nível de potência equivalente a 30%. Já o tempo deve variar de acordo com a quantidade de carne. Experimente colocar de minuto a minuto. Durante o procedimento, pause e retire a carne para averiguar como está o descongelamento, virar e separar os pedaços. Quando a peça estiver completamente descongelada, pode desligar.
Experimentando com frequência, você saberá o tempo necessário para descongelar cada tipo de alimento. Uma dica é retirar o alimento da embalagem antes de descongelar, colocando a peça em um prato antes de levar ao forno micro-ondas. Esta é a forma mais segura.
Caso você use este método de degelo, cozinhe a carne imediatamente. A carne, ao ser descongelada no micro-ondas, é exposta a uma temperatura muito alta que pode propiciar a propagação de bactérias. O cozimento do alimento deve ser, portanto, imediato, para evitar qualquer contaminação alimentar.
Descongelamento na panela ou forno
Você pode levar o alimento diretamente à panela ou ao forno se quiser descongelá-lo. Mas você deve saber que o tempo de cozimento aumenta cerca de 50% em comparação ao preparo com a carne já descongelada.
Outra coisa importante de se saber é que certos métodos de cozimento funcionam melhor que outros para o descongelamento. O forno é uma das opções mais seguras. Isso porque o exterior da peça esquenta primeiro e, por esse método ter um tempo de cozimento mais prolongado, há a garantia de que o interior também atinja a temperatura correta. Fritar em submersão ou colocar na grelha não são boas opções quando se trata de carne congelada.
O que não fazer
Muitas pessoas descongelam a carne em temperatura ambiente ou expondo a peça ao sol, mas esses métodos não são seguros, podendo haver proliferação de bactérias e, assim, a contaminação do alimento.