O que é açafrão-da-terra?
O açafrão-da-terra ou curcuma vem de uma planta que cresce no sul do continente asiático, mais precisamente na Índia, no Sri Lanka, no Bangladesh e no Mianmar.
Ao cozinhar, o rizoma (a parte subterrânea da planta) é seco e depois moído em pó para formar uma especiaria. Mas hoje em dia é comum encontrar o açafrão-da-terra como suplemento dietético.
Anteriormente consumido exclusivamente como uma simples especiaria ou corante alimentar, o açafrão-da-terra tem encontrado há vários anos o seu lugar entre os suplementos alimentares mais consumidos no mundo. É apenas uma moda ou é realmente eficaz?
Os múltiplos estudos realizados sobre o assunto mostraram que o açafrão-da-terra tem muitos efeitos reais sobre o organismo. Desde que você escolha um produto de qualidade que seja notavelmente titulado em curcumina, seu principal ingrediente ativo.
Os componentes naturais do curcuma
O curcuma destaca-se como uma das plantas antioxidantes mais poderosas do mundo. Esta propriedade deve-se principalmente à presença de curcumina e curcuminóides na sua composição. A curcumina é o principal ingrediente activo do curcuma, geralmente reduzido a um estado de especiaria após a colheita.
Mas a composição excepcional do açafrão-da-terra é ainda mais rica do que isso. Contém óleos essenciais (3 a 5%) como turmeronas (um poderoso antioxidante), curcumens, mas também zingiberenes e gingiberenes (estes dois últimos também são encontrados no gengibre). Estas moléculas fazem dela uma planta medicinal poderosa. Além disso, o curcuma contém vitaminas, incluindo a vitamina B6 em grandes quantidades, mas também muitos minerais.
Os benefícios do açafrão-da-terra
O açafrão-da-terra é um poderoso antioxidante
A curcumina e os curcuminóides são antioxidantes altamente poderosos. Ambos estão envolvidos na eliminação dos radicais livres armazenados no nosso corpo. Ao actuar contra estas substâncias nocivas, os princípios activos do açafrão-da-terra ajudam a limitar o envelhecimento das células.
Os radicais livres são promovidos por factores internos e externos, como o stress, a poluição ou o consumo de tabaco e álcool. Os ingredientes ativos do açafrão-da-terra ajudam o organismo a se desintoxicar e proteger das agressões externas, mas também internas (acidez das refeições, stress, etc.).
Um anti-inflamatório eficaz
O açafrão-da-terra é utilizado na medicina tradicional há muito tempo, sobretudo devido às suas propriedades anti-inflamatórias. A raiz da planta é capaz de aliviar a dor causada pela inflamação crônica como tendinites, lumbago, osteoartrose e reumatismo. O curcuma é tão eficaz na prevenção como no alívio da dor causada pela artrite reumatóide.
Estudos científicos têm demonstrado as propriedades regeneradoras do açafrão-da-terra e os benefícios da sua utilização em caso de tendinite ou após um acidente ou lesão desportiva. O curcuma e sua curcumina aumentam a capacidade de recuperação e reduzem as dores musculares e articulares. Também se diz que estas substâncias melhoram a circulação sanguínea.
O curcuma apoia o sistema digestivo
Cientistas têm demonstrado os benefícios para o sistema digestivo. Em particular, a planta ajuda a combater os cálculos biliares, doenças hepáticas e outras doenças relacionadas com a função hepática. A raiz da planta ajuda a promover a digestão, aumentando as secreções biliares. O açafrão-da-terra oferece um certo conforto intestinal diariamente e pode ser perfeitamente combinado com o consumo de suco de aloe vera, a fim de otimizar seus efeitos.
Além disso, a planta também é capaz de agir contra os efeitos de intoxicações medicamentosas ou alimentares. Os seus efeitos também são benéficos no combate à obstipação, inflamação do intestino, gastroenterite, dor digestiva ou diarreia infecciosa. O açafrão-da-terra faz frequentemente parte de programas de reequilíbrio alimentar, devido à sua capacidade de participar na destockagem de gorduras através do fígado e de reequilibrar a flora intestinal.