5 truques para nunca mais errar na preparação dos alimentos

Veja como fazer a preparação dos alimentos da forma correta todos os dias

Alguns truques para a preparação dos alimentos podem ser muito úteis para garantir refeições mais saborosas, nutritivas e seguras. Afinal, o dia a dia de uma cozinha torna o preparo tão automático que alguns erros acontecem e podem se tornar recorrentes.

Você pode, por exemplo, perceber que seu fogão de 4 bocas está sujo somente minutos antes de começar a cozinhar. E não ter tempo para limpá-lo, o que te obrigaria a cozinhar por cima da sujeira, piorando a situação. Porém, existem medidas simples que você pode usar para proteger seu fogão de 4 bocas e evitar que isso aconteça.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com 5 dicas simples, mas que vão fazer com que você nunca mais erre na preparação dos alimentos. Então, leia até o final e não perca nadinha!

1. Saiba como identificar ovos podres

Os ovos são ingredientes muito usados em receitas doces e salgadas. Assim sendo, identificar ovos podres é muito importante para evitar surpresas desagradáveis na cozinha. Para fazer isso, você pode usar algumas práticas, como:

  • Data de validade: verifique a data na caixinha do ovo. Quanto mais fresco, melhor;
  • Teste da água: mergulhe o ovo em um copo. Se ele afundar, está fresco. Se ficar inclinado, está envelhecendo. Por fim, se flutuar, provavelmente está velho e estragado;
  • Cheiro: ao quebrar o ovo, preste atenção ao cheiro. Isso porque um ovo podre terá odor forte e desagradável. Então, se sentir algo estranho, prefira não o usar;
  • Luz: ligue a lanterna do celular e ilumine a base do ovo. Se ele “acender”, está fresco. Se ficar apagado, está podre. Além da lanterna do seu celular, você pode usar a lâmpada da geladeira ou do seu fogão, por exemplo, para iluminar o ovo e checar se ele está bom ou não.

2. Proteja seu fogão de 4 bocas

Como dissemos antes, ver que o fogão está sujo logo antes de começar a cozinhar pode ser um problema. Se você estiver com pressa, pode ter que cozinhar por cima da sujeira, o que prejudica o eletrodoméstico e pode dar cheiro ruim nos alimentos.

Um bom truque para não errar na preparação de alimentos é cobrir o fogão com papel alumínio antes de preparar as refeições. Assim, os respingos não caem diretamente nele, e você pode retirar o papel assim que terminar de cozinhar, deixando o fogão limpinho para a próxima.

3. Aprenda a lidar com ingredientes quentes no liquidificador

Quando você adiciona ingredientes quentes no liquidificador, eles podem respingar e acabar te queimando. Por isso, o ideal é esperar esfriar um pouco ou, então, se isso não for possível, estender um pano sobre a tampa do eletrodoméstico para que nada respingue, principalmente se você precisar despejar com ele ligado. 

4. Meça ingredientes com precisão

Muita gente gosta de cozinhar seguindo seu “feeling”, ou seja, adicionando os ingredientes conforme sua percepção da receita. No entanto, as proporções são muito importantes para o resultado.

Sendo assim, procure seguir as quantidades especificadas na receita, usando medidores específicos para garantir que a matemática da gastronomia seja respeitada.

5. Mantenha a cozinha organizada

A organização da cozinha é mais do que uma questão de estética visual. Quando cada coisa está em seu lugar, você encontra os utensílios e produtos mais facilmente. Assim, fica mais fácil fazer os processos da forma correta, o que aumenta a chance da receita ficar boa.

Veja algumas medidas simples, mas muito eficientes que você pode tomar para deixar sua cozinha organizada e otimizar a preparação dos alimentos:

  • Categorize os itens: separe panelas, talheres, louças e alimentos por categorias para facilitar o acesso;
  • Divida a cozinha em setores: organize áreas de preparação, cozimento e armazenamento e não deixe que uma coisa invada o espaço das outras;
  • Utensílios à mão: deixe os utensílios mais usados sempre à vista e de fácil acesso;
  • Organizadores de gaveta e prateleiras: use separadores para evitar bagunça e economizar espaço;
  • Prateleiras de canto: aproveite áreas antes subutilizadas;
  • Pendure ganchos na parede: para utensílios como colheres e conchas;
  • Armazene itens menos usados em lugares altos: use prateleiras superiores para itens sazonais ou menos frequentes;
  • Atenção à despensa: mantenha alimentos organizados e visíveis;
  • Cuidado com os espaços abertos: evite acumular itens desnecessários.

Gostou dos truques para nunca mais errar na preparação dos alimentos? Agora, coloque essas dicas em prática e garanta receitas perfeitas!